Botão

Uma pergunta muito básica :grin:

Estou a ligar um botão a um input de um Attiny84 e não posso ter grandes consumos no circuito para poupar bateria.

O esquema do botão é o normal:

Acontece que quando o circuito está fechado há um consumo de ~0.35mA, a resistência que coloquei foi de 10K se não me engano, colocando uma resitência maior será que o consumo é inferior?

Porque colocaste a resistencia ai???

Nao sera a resistencia do pino para o GND menor e como tal nao estares a limitar muito por a resistencia estar em paralelo com o circuito interno do pino?

Quando maior a resistencia, menor a corrente segundo a lei de Ohm... o problema e que a resistencia nao e perfeita e como tal tem uma certa capacitancia. Nada que de muitas dores de cabeca normalmente, mas ainda assim chato.
1M, por exemplo serve para o que queres. 10M tambem, mas normalmente e complicado de encontrar essas resistencias.

Ja agora, as grandes poupancas de energia sao feitas colocando o processador a dormir.

Obrigado pela resposta.

Coloquei ali a resistência poruqe normalmente é assim que ligo os botões, e tendo em conta tb a info aqui. O Attiny já anda a dormir :slight_smile: já o coloco em modo sleep, mas reparei que havia componentes que estavam a consumir alguma coisa e daí esta pergunta :slight_smile: Vou tentar substituir a resistência por uma maior tipo 1M e ver o resultado.

Obg.

O consumo tem várias explicações...

Como tens os outros pinos?
Como tens o watchdog?
Tens o brown out detector activo?

Relativamente ao Attiny e em SleepMode, com um multimetro normal na escala de 20mA ele não consome nada (0.00mA) presumo que esteja a consumir algo na ordem nos uA, ou seja, está correcto.

Fiz mais umas medições e cheguei à conclusão que o que me está a consumir ~9mA é um módulo MP3 que estou a usar: WTV020SD

é estranho porque do módulo tenho apenas os pinos de Reset, Clock, Data e Busy ligados ao Attiny, a alimentação do módulo está OFF, apenas ligo o módulo MP3 quando o Attiny acorda e com um transistor. Pensava que o MP3 tendo o pino VCC e GND desligados que não fazia consumos.. mas parece que não é bem assim :sob:

Testei e se desligar no Attiny por exemplo o fio de Clock do MP3, este já deixa de consumir.. e fico com o sistema todo quase desligado. Agora não sei como solucionar isto.. tenho de ver uma alternativa, quero usar este módulo MP3 e para ser controlado pelo Attiny..

P.S.: Quanto ao botão do 1º post: solucionado com uma resistência de 1.3M :slight_smile: consumo=zero.

Os pinos consomem se estiverem a flutuar.

Como tens esse pino de clock? Ja pensaste em colocar um pull up?

bubulindo:
Os pinos consomem se estiverem a flutuar.

Como tens esse pino de clock? Ja pensaste em colocar um pull up?

Neste caso então está mesmo a flutuar.. nem passou isso pela cabeça, sorry! De colocar uma resistência (1K talvez) do Clock ao Vcc. Parece que tinha a ideia que podia trazer problemas para qdo o Attiny estivesse a usar esse pino.. tenho de testar :slight_smile:

Boa sorte. :slight_smile:

Eu cheguei a ver na net quem tenha testado várias opções para reduzir o consumo nos AVRs.

Um deles foi o autor dos JeeNodes. Ele tinha bastante informação sobre consumos.