Automação residencial em módulos

bubulindo, obrigado pelo post gigante, nem vou fazer quote pois o meu ficaria ainda maior, hehehe.

Então, concordo com você que a maioria das coisas são mais brinquedos do que realmente necessários, mas o que fazer, gosto dessas brincadeiras, rs.

Já pensei em fazer um sistema híbrido, mas da forma que você citou, só é possível desligar com automação, e não ligar. E depois, para ligar pelo sistema convencional, será necessário ligar primeiro pela automação, então achei melhor fazer sistema automatizado mesmo.

Acabei optando mesmo por um sistema Wireless, pois o custo não vai ser tão grande quanto em imaginava no início, é mais simples instalar tendo um sistema convencional já instalado, e se der problema na automação é simples voltar par ao sistema convencional.

Moro no Nordeste (Aracaju - SE), aqui faz calor o ano todo, monitorar temperatura faz pouco sentido, hehehe. Inclusive eu estava querendo utilizar aquecimento solar de água, mas minha esposa não aceitou, pois pode ser perigoso para crianças (a temperatura da água pode chegar a mais de 70 °C!). Então vamos ficar com o chuveiro elétrico mesmo (que não é muito utilizado).

Minha idéia da automação, além da "brincadeira" de fazer a automação, também terá a questão do conforto (ligar as luzes ao chegar em casa, desligar todas as luzes na hora de dormir, programar para desligar a TV no horário que queira que as crianças estudem, etc.) e também de segurança (monitorar movimento na casa, câmeras, simulação de presença quando estiver viajando, etc.).

Minha casa deve ficar pronta ainda esse ano. Quando tiver o esquema funcionando, posto aqui. Mas obrigado a todos pela ajuda!