Projeto - Automação Casa by Reginaldo

Bom dia...
Sou Reginaldo de Curitiba e estou gostando muito do que li sobre o Arduino, tenho um pouco de experiencia em CLP, Programação e dou umas maretadas em eletrônica e elétrica.
Estou iniciando o projeto de construção de minha casa e estou pretendendo gastar uns R$ 2k somente em hardware para automação.
O que pretendo....
Dimmer ou Fader em lampadas.
Acionamento por foto-sensor de lampadas.
Acionamento aleatório de lampadas (simulação de gente em casa vazia).
Acionamento de lampadas com hora marcada.
Controle de temperatura, acionamento de um exaustor/ventilador, conforme a temperatura interna e externa da casa.
Detector de queda de energia elétrica "vindo da rua"
E outra sugestões são bem vindas....

Idéia inicial era comprar uns módulos da LOGO da Siemens mas .... depois do que li pretendo comprar os Arduínos, como vou precisar de bastante I/O penso que será mais útil 2 Arduino 2009 que um Arduíno MEGA..... Opiniões ?

Comprar ou fazer as placas para relê 10 A ?
Placa para dimmer, ou fader PWM onde conseguir projeto ou placa 10 A?
Detalhe tudo 220 Volts apesar de estar em CTBA :smiley:

Alguém já fez ou testou ?

Olá amigo,

Se você vai precisar de bastante I/O sugiro usar o Arduino Mega, afinal as 16 entradas analógicas tambem podem ser usadas como I/O digitais, o que totalizam 70 entradas e saídas. Dá pra ligar bastante coisa :slight_smile:

Se tiver querendo economizar, liga ao Arduino registradores de deslocamento (74HC165 / 74HC595)... A programação vai complicar um pouco, mas você poderá ligar quantas I/Os quiser usando no max 3 pinos para saídas, e mais 3 para entradas (precisa ser diferente entrada e saída).

O link correto do dimmer
Alguem já testou ?

Vinicius Senger

Olá Rgnazar eu fiz e funcionou perfeitamente. Inclusive estava querendo fazer uma placa com uns 8 reles para automação mesmo.
E ainda estou aprendendo/ tentando fazer o controle liga/desliga usando um controle IR da sony.
O esquema da global cCode funcionou bem com o arduino.
Vamos compartilhando informações.
Abraços

Bom Webert vamos lá "intão"
Comprei um arduino 2009 e e fiz os teste basicos como todo mundo heheheh, sensor de temperatura, lcd fotosensor.... etc...

Próximo passo meu será adquirir uma placa dessas:
http://www.iorobotics.com/8_reles_direta.html
É mais fácil para mim comprar pronto que fazer....

Como você ligou os pontos te tem x1, x2 xn no esquema do dimmer ? Não consegui entender aquilo...

Dimmer para mim é 50 % do projeto sem ele não poderei fazer nada.... vou usar nos quartos e na sala.

Acessei novamente o blog Elétron Livre: arduino brasileirino program-me dimmer domótica e percebi que autor alterou o esquema para um mais fácil de ler... vamos as compras sábado para achar os componentes .... hehehehehe

Entáo ese do dimer eu náo fiz , fiz os dos reles vou tentar montar esse aqui se achar os componetes.
Dai vemos as possibilidades.
Abraco

Se realmente precisa de um arduino mega, aconselho comprar antes um seeeduino mega, mais barato e melhor.

Resolvi abrir um topico só para comentar sobre o dimmer.... segue:
http://arduino.cc/forum/index.php/topic,52227.0.html

Nao e mais facil usar (X10) :slight_smile:

Também estou trabalhando em algo parecido.
compre os reles e monte numa placa furada eu fiz isso,

http://rafaelgimenes.net/2011/04/10/simula-gente/
bem melhor!