Me ajudem por favor?

Bom, eu sou iniciante e não entendo nada rsrs. Então, eu queria saber se eu dando um upload com um novo programa irei perder o outro programa na memória do Arduino (se é assim que funciona), o meu irmão ja fez alguns projetos com o Arduino e estou com medo de perde-los.

Valeu.

Boas

Sim é assim k funciona :slight_smile: se fizeres um Upload de um programa vai substituir a programação que estiver no "Arduino" ... no entanto ao fazer os programas se deve guardar no comp ... com certeza que o seu irmao o fez ... mesmo que se nao o fez ... para tirar a programação que está no Atmega nao vai ser facil.
Confirma isso com o seu irmao e avança :slight_smile:

Daniel,

Não é possível recuperar um código de um programa gravado no arduino, o teu irmão deve ter os códigos guardados para fazer upload novamente quando ele desejar. Se ele não tiver o sketch (arquivo .ino ou .pde), e/ou não quiser perder a funcionalidade gravada no chip, você não deve gravar um novo sketch. Se você fizer um novo upload, esse upload sobreporá o anterior.

Aproveitando a dúvida do colega, também tenho uma: Após gravar o código no microcontrolador, eu posso retirar o cabo USB? O programa fica gravado nele? Se eu retirar o USB, tenho que alimentar o Arduino por uma fonte externa de energia, correto?

Essa dúvida é porque pretendo comunicar o Arduino com um dispositivo FPGA.

Sim para todas as questões.