Programa não esta respondendo

Olá a todos, sou novato aqui no fórum e tanto no arduino.
Bom estou com problema aqui, seguinte, abaixo vou colocar o código fonte e uma imagem do erro que esta acontecendo.

1º clico em verificar, blz verifica sem nenhum problema, coloco o LED o positivo na porta 13 e o menor na porta GND.

2º Ele roda pisca algumas vezes, mais o problema que esta acontecendo é, roda e no final aparece uma mensagem que já tentei de tudo, tudo quanto e pesquisa e não consigo ver qual e o problema. O LED coloquei no arduino mesmo, sem ser na protoboard.

 void setup()
{
  pinMode(13,OUTPUT);
  //digitalWrite(12, 1);
}

void loop()
{
  digitalWrite(13,HIGH); 
  delay(2000);
  digitalWrite(13,LOW);
  delay(2000); //wait two seconds
  
}

Imagem:
http://www.4shared.com/photo/uHr-qnzG/Captura_de_tela_de_2013-03-27_.html

Arduino UNO
Esta reconhecendo em serial port. /dev/ttyACM0
em programmer esta como USBtinyISP

Hugs

Para que colocas um Led na porta 13 se já existe um LED na placa ligado a esse pino?

Escolheste a placa correcta?

Em que botão carregaste para enviar o programa para a placa? Carregaste na setinha com uma seta a apontar para a direita?

Então na porta 13 da placa do UNO já existe um LED, como eu disse estou aprendendo sou novo no quesito arduino.

La em tools >> board esta arduino UNO.

Então vou testar o LED na protoboard.
Pra carregar eu cliquei em upload.

E qual é mesmo o texto que aparece?

Consegues copiar o texto que está dentro da janela preta (por baixo do código) e colocar aqui? Texto, não uma imagem que não dá para ampliar. :wink:

Binary sketch size: 1010 bytes (of a 32256 byte maximum)
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding

Ai esta.

Então ele pisca o LED mais no final aparece essa mensagem que não sei o que é.

Obrigado

Experimenta troca o programmer para Arduino as ISP. Se bem que isso não deve ter nada a ver com o erro que vês.

Só para ter a certeza, tens um Arduino UNO?

Que portas série aparecem? Quando desligas o Arduino, a porta série que referiste atrás desaparece?

Vou fazer isso, apesar que já fiz trocando e testando todas la em programmer.
Exato, tenho um arduino UNO.
serial port. /dev/ttyACM0 essa aqui, quando retiro a placa do USB ela fica cinza, desaparece.

Se o device se chama /dev/ttyACM0 presumo que estejas a usar linux.
Verifica se tens acesso de escrita ao device, no Ubuntu quando o arduino IDE arranca a 1ª vez pergunta se queres adicionar o teu user ao grupo dialout, tens de confirmar e depois fazer logout e login outra vez.

Sim estou usando linux, distribuição Ubuntu 12-04 LTS.
Então a primeira vez apareceu quando acessei o arduino IDE pediu add e ignore eu cliquei em ADD não aconteceu nada.

Será que desinstalando o arduino IDE e instalando novamente e ao conectar na USB pedir de novo e eu adicionar será que da certo.

Conectei a placa aqui novamente e sem o LED e continua aparecendo a mesma mensagem de que o programa nao esta respondendo.

Abraço

Já fizeste logout e login de novo?

Que cabo estás a usar?

E se tentares correr o arduino como root? Instalaste isso como pelo gestor de pacotes ou usando o apt-get?
Podes nao ter permisao para aceder a porta.
Abre a consola e escreve

hugo@Linux-Hugo:~$ sudo arduino

Depois tenta enviar o skeetch
Se der entao tens de dar permisao na pasta do arduino para o grupo de utilizadores que nao root.

Executei como root a IDE e continua a mesma mensagem aparecendo.

Binary sketch size: 1010 bytes (of a 32256 byte maximum)
Binary sketch size: 1010 bytes (of a 32256 byte maximum)
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding

preciso dar continuidade nos estudos, vou remover a IDE e instalar novamente.

Edit:
Troquei o cabo USB e continuava aparecer a mesma mensagem, deixei o mesmo cabo apenas apertei o cabo na entrada USB do Arduíno, meio que pressionando ele para o lado meio que de lado, segurando ele na porta do arduíno rodei o código e sumiu o erro que aparecia antes, acho que e problema com entrada USB do arduino de tanto que já foi usada, não por mim por outras pessoas desgastou, corroeu a entrada ali do cabo USB.

Executei o codigo sem o LED na placa do arduino, e executou sem aquela mensagem, isso segurando o cabo na porta USB.

Depois achei que poderia ser o cabo, segurando ele por que estaria meio solto, não é também, porque falo que não é, coloquei o LED o positivo que e o maior na porta 13 e menor na GND e executei de novo e veja o que apareceu, a mesma coisa, sera que e bom fazer os testes so na protoboard ou seja, iso seria um erro comum.

Binary sketch size: 1010 bytes (of a 32256 byte maximum)
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding

Se for erro de permissão tente executar no terminal:

sudo chmod 777 /dev/ttyS0

E depois reinicie o PC.

Eu ja tive esse problema e fazendo isso resolvel, só que no meu caso nem mostrava a porta de/ttyS0 na IDE do Arduino.
Outra é que tem que rodar sudo arduino para funcionar a IDE.

Que versão da IDE esta usando ?

Vou tentar aqui Marcelo, depois posto se deu certo.

Resumindo meu device é este:

/dev/ttyACM0

o Sr. disse para executar o comando de permissão, certo, bom ao executar o

/dev/ttyS0 S ZERO tem alguma coisa haver de diferente do meu driver, ou seja, posso executar sem problemas este comando.

A versão que estou usando é 1.0 não sei se tem uma superior, apenas fui no terminal e digitei para instalar a IDE.

MarceloBoeira vou tentar aqui, muito obrigado eu já não sabia o que fazer mais, preciso dar continuidade nos estudos e isso esta atrapalhando, logo mais posto o resultado.

Att,

Roberson

Na verdade só mostrei o exemplo, dai você coloca seu device no comando...

MarceloBoeira não sei se tem nada haver mais, executei o que você sugeriu porém sem exito.

Execução feita:

sudo chmod 777 /dev/ttyACM0

e nada, não deu certo.

Depois executei a IDE como sudo e depois disso executei o código aparecia o mesmo erro.

Resolvi então trocar de porta USB, coloquei na porta 3.0 verifiquei o código, cliquei para carregar o código para a placa upload e não deu erro.
Bom na minha opinião daqui em diante na sequencia dos estudos de arduino irei fazer, seja ele teste de piscar LED fazer na propria protoboard tomara que não de erro como este, não sei se tem alguma coisa haver, antes estava na porta 2.0 e agora na porta 3.0 o que acha que pode ser isso ?
Obs: o cabo USB de impressora que uso é novo.

Abraços.

Não tem nada ver mesmo 2.0 para 3.0, pois só são velocidades de transferência diferentes e o arduino é USB 2.0 convertido pelo FTDI.
Mas pode ser sua entrada USB queimada, tentou colocar outra coisa nela para testar?

Então Marcelo eu também achei que não tinha nada haver, mais a USB 2.0 esta funcionando normalmente, conecto qualquer tipo de dispositivo na porta e funciona.

Em meu computador o nome do dispositivo esta assim:

Generic USB2.0-CRW

é nessa que conectava antes o arduino e dava aquela mensagem "este programa nao esta executando" mesmo sem conectar o LED nas portas da placa do arduino na porta 13 e GND aparecia este erro e na outra porta do mesmo jeito sem o LED também, rodei o codigo 2x e não apareceu a mensagem na caixa preta de que o programa nao esta respondendo.