Ajuda Bluetooth JY-MCU

Alguém já usou esse módulo JY-MCU? Estou tentando criar uma conexão do pc com arduino, porém de maneira alguma funciona, já reconfigurei a baudrate, o pc recohece o dispositivo, aparece duas portas seriais, porém com nenhuma delas eu consigo efetuar a transferencia de dados. O que pode estar errado?
Segue as imagens.

imagem.bmp (2.99 MB)

Sim tambem tenho um desses modulos.Funcionam bem. No entanto existem varios modelos entre eles despositivos master e slaves.
Tens de indicar qual o teu modelo deve estar serigrafado na placa para alem do JY-MCU
So tens de ter um bluetooth instalado no pc fazer a procura e emparelhar.Depois basta abrir a porta serie e comunicar
Aqui tens o datasheet do fabricante onde podes consultar o que o teu modelo faz, se é slave ou master...

HC-Serial-Bluetooth-Products-201104.pdf (938 KB)

Bom, você colocou o pino TX do JY-MCU no RX e o RX do JY-MCU no TX do arduino??? Ou está usando softserial???

HugoPT:
Sim tambem tenho um desses modulos.Funcionam bem. No entanto existem varios modelos entre eles despositivos master e slaves.
Tens de indicar qual o teu modelo deve estar serigrafado na placa para alem do JY-MCU
So tens de ter um bluetooth instalado no pc fazer a procura e emparelhar.Depois basta abrir a porta serie e comunicar
Aqui tens o datasheet do fabricante onde podes consultar o que o teu modelo faz, se é slave ou master...

Então no modulo não tem nada gravado além do JY-MCU, hoje finalmente consegui comunicar dois pcs através do hiper terminal do windows só que no editor do arduino a porta correta não aparece.

mmoscz:
Bom, você colocou o pino TX do JY-MCU no RX e o RX do JY-MCU no TX do arduino??? Ou está usando softserial???

Efetuei vários testes, hoje consegui efetuar a comunicação usando a interface serial do arduino sem o atmega. Só que no editor do arduino não aparece a porta correta.

Efetuei vários testes, hoje consegui efetuar a comunicação usando a interface serial do arduino sem o atmega. Só que no editor do arduino não aparece a porta correta.

Estou baralhado, dizes que conseguiste obter comunicaçao com o hiperterminal usando a interface do arduino, ou seja usaste o FTDI que virtualiza uma porta Serie.Até aqui tudo bem nao entendo depois esta:

só que no editor do arduino não aparece a porta correta

Que porta querias que aparecesse?
Visto que só tens o arduino ligado, mas só usando a parte do FTDI como dizes que outra porta esperas ter?

Amigo, descreva o que está fazendo, tipo. o JY-MCU está ligado no arduino, mas tu tens uma interface Bluetooth

HugoPT:

Efetuei vários testes, hoje consegui efetuar a comunicação usando a interface serial do arduino sem o atmega. Só que no editor do arduino não aparece a porta correta.

Estou baralhado, dizes que conseguiste obter comunicaçao com o hiperterminal usando a interface do arduino, ou seja usaste o FTDI que virtualiza uma porta Serie.Até aqui tudo bem nao entendo depois esta:

só que no editor do arduino não aparece a porta correta

Que porta querias que aparecesse?
Visto que só tens o arduino ligado, mas só usando a parte do FTDI como dizes que outra porta esperas ter?

Ah sim, estou o ftdi do arduino para a conversão usb/serial, quando utilizo o hiperterminal eu seleciono a porta 7, funciona normal;.
Porém na ide do arduino não aparece a porta 7 que é a porta serial do modulo bluetoth.

mmoscz:
Amigo, descreva o que está fazendo, tipo. o JY-MCU está ligado no arduino, mas tu tens uma interface Bluetooth

desculpe ficou meio confuso.

Ah sim, estou utilizando o ftdi do arduino para efetuar a conversão usb/serial para o modulo bluetooth JY-MCU. Estou utilizando o bluetooth do meu notebook para me comunicar. Efetuo o pareamento do dispositivo é ativada a porta com7, como disse utilizando o hiperterminal eu seleciono a porta 7 funciona normal eu consigo enviar e receber dados.
Mas na ide do arduino não aparece a porta 7.

Desculpe, mas o problema não está no modulo bluetooth, o problema é que na IDE não reconhece o modulo bluetooth do seu computador, é isso???
http://garagelab.com/profiles/blogs/tutorial-bluetooth-and-arduino
Neste link eles se referem a IDE do arduino no linux, mas podemos fazer a analogia para o windows, essa parte

Obs: If you are using linux, you have to simlink your bluetooth's virtual serial port to /dev/ttyUSBXX, where XX is any available number. Do this typing "ln -sf /dev/rfcomm0 /dev/ttyUSB123" (replace 123 by any available port number). We have to do this because the Arduino IDE doesn't show ports that aren't named with ttyUSB. (you have to create this link every time you reconnect your module).

Ele diz que a IDE não reconhece portas que não estejam como ttyUSB, talvez esteja ocorrendo o mesmo no seu computador.

o problema é que na IDE não reconhece o modulo bluetooth do seu computador, é isso???

Mas para que é que queres que te apareça a interface do bluetooth na IDE?
Queres enviar o programa por lá?
Nao é possivel.
Prentendes comunicar com arduino sem fios nao necessitando do cabo USB?
Isto é possivel porem nao para fazer upload de programas para lá, devido a nao teres um pino extra para fazer o reset necessario ao bootloader ( que eu tenha conhecimento).

mmoscz:
Desculpe, mas o problema não está no modulo bluetooth, o problema é que na IDE não reconhece o modulo bluetooth do seu computador, é isso???
http://garagelab.com/profiles/blogs/tutorial-bluetooth-and-arduino
Neste link eles se referem a IDE do arduino no linux, mas podemos fazer a analogia para o windows, essa parte

Obs: If you are using linux, you have to simlink your bluetooth's virtual serial port to /dev/ttyUSBXX, where XX is any available number. Do this typing "ln -sf /dev/rfcomm0 /dev/ttyUSB123" (replace 123 by any available port number). We have to do this because the Arduino IDE doesn't show ports that aren't named with ttyUSB. (you have to create this link every time you reconnect your module).

Ele diz que a IDE não reconhece portas que não estejam como ttyUSB, talvez esteja ocorrendo o mesmo no seu computador.

Isso mesmo, a minha intensão era usar o modulo bluetooth para enviar sketchs. Mas como o nosso amigo HugoPT disse não é possível. Vou fazer mais algumas experiencias e qualquer novidade eu posto novamente, muito obrigado pela atenção.

HugoPT:

o problema é que na IDE não reconhece o modulo bluetooth do seu computador, é isso???

Mas para que é que queres que te apareça a interface do bluetooth na IDE?
Queres enviar o programa por lá?
Nao é possivel.
Prentendes comunicar com arduino sem fios nao necessitando do cabo USB?
Isto é possivel porem nao para fazer upload de programas para lá, devido a nao teres um pino extra para fazer o reset necessario ao bootloader ( que eu tenha conhecimento).

Isso mesmo Hugo a intensão era esta, bom depois de pesquisar bastante realmente constatei que não é possível, quanto ao funcionamento do modulo bluetooth o funcionamento agora está normalizado. Agradeço sua atenção.

Se foi um que tem na DealExtreme, qual o SKU dele ?
(pergunto pois existem 2 modelos lá, um que é apenas slave e outro que pode ser master ou slave)