voltimetro amperimetro

bubulindo, porque voce não tentou clicar na imagem para ve-la em tamanho normal? aquilo é o zoom 100% do fritzing.... ou baixa o arquivo e ve nele direto com zoom 200%, ou como quiser.... na segunda parte, semana que vem, vai sair o resto do projeto no circuito impresso com trilhas grossas entre os bornes.... agora, só me explica porque alguem se magoaria com arduino....

Eu cliquei e vi a imagem no tamanho maior... aumentar o tamanho no browser para tentar perceber o que lá estava só ia piorar as coisas uma vez que aumentar o tamanho acima dos 100% ia diminuir a resolucão tornando as coisas bem piores de ler.
E mantenho a minha opinião... aquilo, mesmo a 100% não dá para perceber o que lá está. Em todos os casos, um esquema correctamente desenhado será sempre melhor que aquilo. Por algum motivo os arquitectos usam AutoCAD em vez do paint, não é?

1A de corrente a passar pelo corpo humano chega para matar. Imagina 5... Quem colocou a questão não disse o que seria a fonte de electricidade no caso dele, mas lembra-te que não é a tensão que mata... é a corrente. Logo por pouco provável que seja que a fonte dele consiga na realidade dar os 5A, nós não sabemos e como tal devemos aconselhar cuidado.

Quando digo magoar, refiro-me a alguém apanhar um choque, queimar-se ou algo pior... as pessoas cada vez mais usam o arduino em coisas com mais potência sem ter conhecimentos para tal e como digo acho que é uma questão de tempo até haver um acidente.

Para terminar, mesmo usando diferentes resistências, os multimetros não usam só um divisor de tensão... Usam outro circuito no meio... já vi até circuitos em que as resistências são alteradas no circuito de ganho do amplificador.

Mas eu só estou a avisar... não estou a criticar, apenas acho que o Arduino leva muitas pessoas a mexerem em coisas que não percebem completamente e que são perigosas. Só isso.

Como dúvida pessoal... experimentaram aquela montagem com 5A? Experimentem... 5A numa bread board, ou até num circuito soldado e depois falamos mais deste assunto.

Obrigado Italo por perceberes onde queria chegar.