ajuda para iniciante

boa noite pessoal do forum, estou terminando um curso de mecatronica e tenho que apresentar um projeto de fim de curso, meu projeto consiste e um estacionamento que indica o caminho das vagas vazias e mostra se a vaga esta em uso ou nao, tenho bom senso logico, algum conhecimento na linguagem C, entao qualquer ajuda e bem vinda... voces sabem me dizer se aqueles sensores de ré automotivos ( de 2 fios ) conseguem se comunicar legal com as portas digitais do arduino??? ( so quero valores 0 ou 1 ), no caso dos sensores nao funcionarem como eu quero comprei algumas chaves de contato (podem ser NO ou NC depende de como eu as conecto) posso usar elas pra acionar portas digitais ( para entrada ) e acionar leds em outras portas sem uso de resistores??? (ja fiz testes com o programa basico BLINK onde eu conecto 4 leds pequenos na proto board e "jogo" o GND digital e o 5V do pin13 e os 4 funcionam normalmente( nao sei porque mas usando o 5V e o GND das portas analogicas queimo os leds... ))

vlw pela ajuda ae galera, ja é o 3ª forum que eu vo e nao tenho resposta :frowning:

Cara, meu palpite de que você não consegue ajuda é porque você não pergunta direito o que quer. Mas vou tentar ajudar:

  • Não conheço sensores de estacionamento, mas provavelmente eles não retornam 0 ou 1, até porque eles respondem diferente de acordo com a distância, correto?

  • As portas digitais de entrada / saída funcionam independente, você que define (via código) como vão funcionar (ao apertar botão 1, acender leds 1 e 2, ao apertar botão 2, acender leds 1 e 3, etc. A imaginação é o limite);

  • Acender leds sem resistores você até pode, porque as saídas do Arduino Uno tem corrente limitada. Mas o mais recomendado para trabalhar com leds é sempre utilizar resistores.

Depois explica melhor o que você quer.

o problema de eu nao conseguir respostas e a inatividade do forum, mas valeu pelo contato, um professor meu disse que sensores analogicos funcionam nas portas digitais (digamos que 0 com 0v e 1 com 5v depois de aplicar um resistor anulando qualquer tensao maior que isso) POREM deve se saber a tensao que ele trabalha para saber se nao é muito alta, no caso pra nao queimar a porta digital do arduino...

minha duvida central era saber se os sensores de ré usados para carros podem ser usados no arduino... no cabo do sensor vem dizendo que ele trabalha a 2V (comprei um kit desses pra usar só o sensor, dispensando o resto todo)

Então só testando, cara. Liga em uma porta analógica e vê a saída primeiro, para ter uma noção de como funciona. Mas se você já viu que ele funciona em 2v (não seria 12v, a voltagem do carro?), então alimente com essa voltagem.

fiz o teste aqui, nao sei como mas o sensor funciono como uma chave NO(que so fechava com a palma da minha mao... logo acho que o sensor estava fechando os contatos com a minha mao nao sei como) nas portas digitais, nas portas analogicas ele nao deu sinal de vida, mesmo assim vlw pelas dicas

Você não deve ligar "coisas" que consomem mais de 20ma em uma porta do arduino, correndo risco de queimar a porta.

As portas do arduino fornecem 5v, mas baixa corrente, por isso não queima o led de imediato, mas lembre-se que o led não fornece resistência, por isso é indicado o uso de um resistor.

Led trabalham com tensão menor que 5v e ainda é necessário saber a corrente que consomem:

A primeira coisa que você deve fazer quando tem um componente em mão é procurar o datasheet, lá terás informações das características e de como ele trabalha :wink:

A ideia do sensor é saber se existe um carro na vaga?

Se pegares apenas o sensor do ultrassônico igual e esse não serás capaz de usá-lo apenas ligando-o numa porta do arduino, será necessário um cricuito para enviar e receber a onda para o calculo da distância, veja no link a seguir que existe um circuito na placa com os dois sensores ultrassônicos, creio que um desses é mais indicado http://blog.repeatdomiau.com.br/miadas/arduino-com-ultrassom-hcsr04

vlw pela ajuda camarada, esse lance de sensor eu vou ter que esquecer mesmo, eu tenho os sensores, a placa deles esta acoplada no circuinto do visor do kit, vou fazer com botoes no "chao" mesmo.

vlw mesmo pela ajuda

O botão resolve, o ruim é se o carro parar ao lado dele kkk

Você até pode arriscar fazer um sonar bem simples com esses ultrassônicos, eu vi esse, mas como nada sei sobre eletrônica, não saberia dizer a eficiência ou se há riscos rs A Cheap Ultrasonic Range Finder

Mortis:
O botão resolve, o ruim é se o carro parar ao lado dele kkk

Você até pode arriscar fazer um sonar bem simples com esses ultrassônicos, eu vi esse, mas como nada sei sobre eletrônica, não saberia dizer a eficiência ou se há riscos rs A Cheap Ultrasonic Range Finder

bem manero essa parada que voce encontrou, mas eu to em cima do tempo, entao vou ter que fazer de botao mesmo... e o carro vai parar certinho porque... porque eu quero :smiley: e maquete mesmo kkkkk

vlw mesmo pela ajuda , agora so tenho que programar essa treca toda

Estamos aqui! Boa sorte!

Inatividade do forum???

Para ligar esses sensores talvez precises mesmo de 12V. Já pensaste em tentar com algo reflectivo? Ou com uma mangueira e sensor de pressão?

São ideias estapafúrdias mas poden dar um jeito. A ideia do sonar será mesmo a mais simples.

Nos meus tempos de escola fiz uma casa inteligente e para detectar presença nos compartimentos da casa comprei uns lasers nos chineses e depois colocava-os estrategicamente em pontos de passagem a apontar para uma LDR, quando algo passava em frente da barreira laser entao sabia que algo la gerou movimento.Desta forma ninguem ve sensores e nao precisas de encostar o carro a nada ... Passou detectas e tratas ou marcas o lugar ocupado.

nossa vlw mesmo pelos posts galera, mas eu to muito em cima da hora pra correr atras de sensores... to com duvidas na programaçao agora... eu nao to sabendo "conversar" com o arduino direito... vo dizer o que eu quero, se voce puderem me dizer apenas o comando a ser utilizado ja ajuda muito, tenho uma certa experiencia com programaçao... vejam bem... o que eu quero é o seguinte...

quando o gatilho 1 for acionado(que esta em uma porta digital)
um led liga e fica ligado ate que um outro gatilho seja ativado(o led vai estar em outra porta digital assim como esse outro gatilho)
quando esse outro gatilho for acionado, o led que o primeiro gatilho ligou sera desligado e um outro led vai ficar ligado ate que o gatilho seja desativado

no meu projeto tenho 4 gatilhos... 1 pra iniciar o programa e outros 3 que desligariam o led que o primeiro ligou
se puderem me dizer os comandos e a logica a ser usada ja vai ajudar bastante

Em linhas gerais, somente para ter uma ideia:

bool ledOn;
bool ledOn;

void setup()
{
  ledOn = false;
}

void loop()
{
  if (digitalRead(button1))
  {
    ledOn = true;
  }
  
  if (digitalRead(button2))
  {
    ledOn = false;
  }

  digitalWrite(led1,ledOn);
  digitalWrite(led2,digitalRead(button2));

}

Não sei se o código vai funcionar, pois não sei como é o funcionamento do sistema, mas essa é uma forma de fazer o que você descreveu.

Kisos,

Considerando o que já foi postado, o led deve indicar a vaga do estacionamento livre? Ou seja, se o botão esta pressionado, a vaga esta ocupada, se esta aberto a vaga esta livre? Ou será apenas um sinal, como um click?

Para reconhecer o botão (código do Legend) eu só indico o uso de uma variável "Valor antigo", pois o loop pode ocorrer mais e uma vez enquanto o botão esta pressionado, e você deve ativar o pullup interno da porta ou fazer um externo (pullup ou pulldown) por causa da flutuação do sinal da porta. veja a parte do botão deste tópico:Voltímetro com Arduíno UNO - HELP - #8 by Mortis - Português - Arduino Forum

edit:
Correção do link ^^

Ah sim, e se usar o pullup interno a lógica do botão deve ser invertida :wink: