Go Down

Topic: Projeto de Forno para controle de temperatura  (Read 372 times) previous topic - next topic

viniciusogs

Boa tarde a todos!

Sou iniciante na área de Arduíno. porém, fiz um curso básico então tenho alguma noção.

Estou desenvolvendo um projeto:

Um forno que usa para esquentar ferramentas antes de irem para a produção. Só que, ao atingir a temperatura correta que deve estar a ferramenta, o Arduíno deve desligar o forno, e acionar um sinalizador visual e se possível sonoro também, como se fosse um alarme.

Ou seja, eu seleciono o código da peça que irá aparecer no display, e dou OK e ele inicia o processo.

São quatro partes o forno, então eu teria que ter um botão representando cada parte do forno, dois botoes de seleção (esquerda e direita) para selecionar a ferramenta (porque cada ferramenta precisa de certa temperatura para ficar pronta para uso)e um botão de "OK".

Gostaria de saber, que componentes eu precisaria para realizar esse projeto?

já fiz pequenos projetos ligando Leds, botoes e buzzers numa protoboard e no arduino UNO, mas projetos com componentes mais potentes como o citado acima, não tenho ideia de que  usar para funcionar tudo.

Agradeço desde já!

binhop

Boa tarde amigo,
Falando por alto, os componentes que você teria que usar são:
Quatro botões: os botões você pode escolhe algum de sua preferência. Existem botões de vários jeitos diferentes, mas a essência é a mesma, você aperta e ele fecha o contato. Só evite comprar aqueles que selam o contato, pois não parece ser o que você quer.

Sensor de temperatura: não da pra saber direito qual você deve usar, pois não conheço a faixa de temperatura que você vai trabalhar, mas se for abaixo de 150ºC da pra usar o LM35 que é um sensor fácil de comprar aqui no Brasil. Se você for trabalhar numa faixa maior, basta procurar algum sensor na internet e olhar um que a faixa de temperatura atenda seu projeto.

Em relação ao próprio forno, você pode usar uma resistência para esquentar as peças, tipo uma de chuveiro mesmo.

O sinalizador visual pode ser tanto um LED quanto um display. Se for um display, recomendo o LCD16x2 que é pra aplicações simples iguais a essa.

E o sinalizador sonoro pode ser um buzzer ou um alto falante.

Boa sorte e qualquer dúvida pode perguntar.

viniciusogs

Bom dia!

Obrigado pela resposta!

é uma temperatura bem alta, do qual vou me informar com o pessoal da produção mais pra frente.

Os botões, vou usar esse mesmo que citou, só que maiores e resistentes pro pessoal da produção usar.

O LCD de 16x2 já parece estar de bom tamanho.

Outra duvida: como eu só fiz projetos pequenos, eu gostaria de saber se tem algum adaptador, ou algo desse tipo que faz 1 termopar, 1 solenoide e 2 eletrodos de ignição se conectarem em um arduíno. Sei que tem, mas não sei qual é. Isso serve também para os sinalizadores sonoros e visuais (pode ser aquelas luzes giratórias).

E outra, pela pesquisa que fiz por cima aqui... vou precisar de mais de 14 portas digitais. Qual placa Arduíno que possui mais portas?
Ou , se tem algum jeito de expandir as portas.

binhop

Boa noite,

Já que é uma aplicação industrial com altas temperaturas, o ideal é usar um termopar e, juntamente com ele, um modulo ou uma placa para traduzir essas leituras para o Arduino. O módulo seria justamente o "adaptador" para o termopar que você mencionou. Se quiser dar uma olhada, achei dois exemplos: https://www.embarcados.com.br/medicao-de-temperatura-aplicacao-de-termopares-com-max31855/
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847187496-sensor-temperatura-termopar-k-800c-max31855-arduinopic-_JM?source=gps (esse vem com um termopar junto)

Pra ligar a solenoide você tem que usar um relé e possivelmente o relé consumirá mais corrente do que o pino do Arduino consegue fornecer, então você vai ter que alimentar o relé com um transistor. Só toma cuidado que o pino 5v do Arduino também tem limite de corrente. Aqui tem um exemplo da ligação: http://3.bp.blogspot.com/-xgZuhPLZ1lI/UNXJUxeDfzI/AAAAAAAAAMo/832NH8dZ7ow/s1600/arduinorele.jpg

Os dois eletrodos de ignição provavelmente vão seguir a mesma ideia da ligação da solenoide.

O sinalizador visual você pode usar uma luz giratória industrial mesmo, que é mais ideal pro seu caso, e pra ligar elas também vai ser o mesmo esquema da solenoide.

Pro sinalizador sonoro é melhor usar uma sirene industrial e, de novo, a ligação dela vai ser parecida com a solenoide.

Em relação as portas, o UNO tem 14 digitais (0 a 13) além das analógicas (A0 ao A5), que podem atuar como saídas digitais. Mas se você não quiser economizar, tem o Arduino Mega 2560 que possui 54 portas digitais (sem contar as analógicas). Da pra expandir as portas usando um CI, mas é mais simples usar o Arduino Mega, a não ser que você queira minimizar ao máximo o custo do projeto.

Att,
Fábio

viniciusogs

Fabio, boa tarde!

Muito obrigado pela atenção, sanou minhas duvidas por enquanto. Já da pra ter uma ideia de que materiais usar e de como montar. A programação eu me viro.

Qualquer coisa eu retorno aqui nesse tópico.

Forte abraço!

binhop

Boa noite,

Por nada. Qualquer dúvida pode perguntar que eu vou ter o prazer de responder.

Abraço.

Go Up