Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Duemilanove + Wifi + touchscreen + print  (Read 1097 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa tarde galera!
Sou novo aqui e novo com arduino. Apareceu um projeto para eu fazer e comecei a pesquisar agora...achei muita coisa interessante, mas em nenhum eu tive a certeza de que tais peças necessárias são compatíveis com o duemilanove.

Eu preciso fazer um simples protótipo que:
a pessoa utilize o touchscreen (http://www.circuit-ed.com/128x64-BLWH-TOUCHSCREEN-GLCD--P146C8.aspx), selecione algumas opções que vai consultar um webservice ou via gprs (http://www.seeedstudio.com/depot/gprs-shield-p-779.html?cPath=132_134) ou via wifi(http://www.seeedstudio.com/depot/wifi-bee-p-823.html?cPath=139_141) e depois disso saia na impressora (http://www.sparkfun.com/products/10438)

Eu consegui achar bastante coisa na internet já, mas a questão é que em nenhum datasheet ou links falam se todas as peças necessárias são compatíveis com o Duemilanove. Vocês podem me dar essa ajuda?

Obrigado!

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Já compraste o Duemilanove?

O motivo pelo qual estou a perguntar é que me parece que não consigas meter todo o código para fazer um interface com estes dispositivos num duemilanove. :\

Para usar a lib de wi-fi, se for baseada numa lib dos AsyncLabs que vi em tempos, vais logo perder 10k de memória de programa (ou seja, 1/3).
Depois o LCD gráfico, suspeito que necessite de código algo extenso para o utilzar. Nunca usei um, logo posso estar completamente enganado.
Sair na impressora em princípio não ocupa muita memória de programa.

Depois em termos de memória de dados, ias precisar de vários buffers para strings, para o conteúdo que ias colocar no display, para a ligacão web, etc... um dos problemas do Arduino é que a gestão de memória é fraca devido ao C++. Ao criar objectos, ocupa-se sempre mais memória (de programa e dados) que não seria necessário fazer se fosse tudo programado em C ou assembly.

Outro pormenor é que esses dispositivos usam quase todos portas série e o Duemilanove só tem uma de harware, apesar de poderes usar outra de software. Não sei se dará para fazer mais de software, mas suspeito que seja complicado.

Se calhar um Mega seria uma opcão melhor, mas aí, provavelmente estes shields poderão não ser compatíveis.

Importas-te de especificar melhor o que pretendes fazer?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

obrigado amigo!!

o projeto seria algo semelhante (bem de longe) à aquelas máquinas da verifone:

o indivíduo seleciona um menu, que consome um webservice e retorna um código..esse código vai ser impresso na impressora térmica!

etapa 1: menu com o touch lcd
etapa 2: verificar se tem net pego wifi, senão é via gprs
etapa 3: consumir o webservice
etapa 4: imprimir o código.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Eu não sei o que é a Verifone. smiley-razz

Não estou a dizer que não se faca, apenas que o código pode não caber e depois tens de comprar um com mais capacidade de código.
Uma maneira seria, tendo as librarias para todos os componentes instaladas, criar uma versão do teu programa, compilar e ver o tamanho que ocupa para teres uma ideia se um Arduino normal chega para o que pretendes.

Porque é que o LCD tem de ser touch?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

olá amigo, muito obrigado!!

não precisa ser, pode ser keypad! Estou pensando só em questão de inovação, até pq a caixa iria ficar menor!

me diz uma coisa (sou bem leigo com arduino, já programei, pouco também, para PICs), você falou para eu pegar as libs e criar o programa. Tem algum aplicativo que simula o programa? Como o J2ME tem um emulador de celular.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Talvez o AVR Studio traga isso. Eu sei que o MPLab para PIC traz um simulador, mas para AVR nunca usei nenhum. :\

A melhor aposta será mesmo o AVR Studio.

O problema de ser touch e gráfico é no processamento que tens de fazer. Se apenas tiveres um botão, só tens de ver o estado do pino. Se tiveres de desenhar o botão e ver se o toque foi dado dentro da área do botão tens muito mais código para criar e correr.

EDIT:

Instalei o AVR Studio no meu XP e aquilo traz um simulador. Não usei, nem tão pouco fiz um programinha, mas vale a pena investigar.
« Last Edit: April 08, 2012, 04:25:55 am by bubulindo » Logged

Pages: [1]   Go Up
Jump to: