Go Down

Topic: Arduino e transmissores ou receptores codelearning (Read 6775 times) previous topic - next topic

Kotch

Alguem tem algumas coisa a respeito de Arduino e transmissores ou receptores codelearning?

"virei" a internet e só acho com PIC !

Obrigado!

8)
????????????????????

Eu normalmente só falo do que sei... não faco ideia do que é codelearning... aliás, não fazia até pesquisar no google.

A ideia com que fiquei é que isto não é hardware específico, mas sim software que é programado no receptor para poderes mudar/adicionar/eliminar transmissores.

Assim sendo, o hardware poderá ser tão simples como um daqueles infra-vermelhos dos comandos de tv, ou algo mais complexo como um iButton ou algo assim.

Queres explicar um pouco mais o que pretendes para ver se eu descubro algo mais?
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

fabio_h

Code Learning seria a recepção do serial de um controle remoto e grava-lo na memoria o apaga-lo via um botao Learning contido no aparelho...
Os chips codificadores mais usados nos controles remotos de alarmes hoje
HT6P20 codigo fixo // pode ser copiado... :( aqui o codigo para decodificar http://arduino.cc/forum/index.php/topic,54788.msg707885.html#msg707885

HCS??? codigo variavel// muda o codigo a cada transmissão//o codigo para decodficar é proprietário da Microchip e se você achar manda pra mim... :)

Kotch

????????????????????

Kotch

Code Learning seria a recepção do serial de um controle remoto e grava-lo na memoria o apaga-lo via um botao Learning contido no aparelho...
HT6P20 codigo fixo // pode ser copiado... :( aqui o codigo para decodificar http://arduino.cc/forum/index.php/topic,54788.msg707885.html#msg707885

HCS??? codigo variavel// muda o codigo a cada transmissão//o codigo para decodficar é proprietário da Microchip e se você achar manda pra mim... :)

Obrigado!
8)
????????????????????

Kotch

Queres explicar um pouco mais o que pretendes para ver se eu descubro algo mais?

Quero aproveitar varios transmissores de 433mhz tipo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233004238-controle-remoto-transmissor-porto-eletrnico-rcg-freq433-_JM
usados para abrir portao eletronico ou acionar alarmes domesticos, para interagir com o arduino!
e nao tinha amenor ideia de como era este code learning, mas o fabiohbm007 postou um codigo ai, vou dar uma olhada!
Obrigado!
:D
????????????????????

brunosl

Kotch ,

acho que é mais ou menos isto que você esta procurando...

http://rudrigolima.wordpress.com/2012/01/10/rfid-arduino/

[]´s

Bruno Leite

Kotch

Kotch ,
acho que é mais ou menos isto que você esta procurando...
Bruno Leite

Obrigado, mas não é rfid, eu quero usar um transmissor destes que abre portao de garagem que sao codificados atraves de code learning e fazer o arduino receber esta radio frequencia decodificar o codigo e acionar um rele.

Obrigado!
8)
????????????????????

Kotch

Voce ja fez alguma experiencia com este codigo, funciona?
8)
????????????????????

fabio_h

Ele não está otimizado, mas funciona... A saída DATA do receptor deve ser ligado ao Pino Digital 2 (interrupt 0),  cada vez que ele recebe um codigo valido, ele imprime na serial.

Funcionamento do "CodeLearning":
Você tem um arduino que "liga uma lâmpada";
Há um botão chamado Learning ligado ao arduino;
Inicialmente não há nenhum controle remoto salvo na memoria;
Pressione o botao Learning e o arduino gravará na EEPROM o proximo codigo recebido.
Cada vez que o arduino receber um codigo, ele compara com o codigo salvo, se igual alterna o estado da lampada;
Se o botao Learning for pressionado por mais de 7 seg, o arduino apaga o codigo salvo

É usado para cadastrar/apagar controles remotos da memoria sem ter que reprogramar o microcontrolador.
No arduino é bobeira porque você já faz o programa com apenas o seu controle.

Kotch

Ele não está otimizado, mas funciona...

Vou aproveitar o feriado pra fazer uns teste, obrigado Fabio!

8)

????????????????????

Kotch

Pressione o botao Learning e o arduino gravará na EEPROM o proximo codigo recebido.
Cada vez que o arduino receber um codigo, ele compara com o codigo salvo, se igual alterna o estado da lampada;
Se o botao Learning for pressionado por mais de 7 seg, o arduino apaga o codigo salvo

Mas em qual pino vai este botao Learning no arduino

????????????????????

fabio_h

Apr 28, 2012, 02:43 pm Last Edit: Apr 28, 2012, 02:53 pm by fabiohbm007 Reason: 1

Mas em qual pino vai este botao Learning no arduino

o codigo do cara é "proof of concept", recebe sinal valido e manda pra serial eternamente... ele não implementou mais nada...
o botao learning, você vai criar uma função... pode ser qualquer pushbutton em qualquer pino livre.

aqui eu narrei a execução do sketch no arduino que simula o CodeLearning, faltou uma partezinha...

Fica eternamente comparando os codigos salvos com os codigos recebidos, se sim alterna o estado da lampada a cada codigo valido recebido.

Go Up