Go Down

Topic: Arduino e transmissores ou receptores codelearning (Read 8246 times) previous topic - next topic

Kotch

Alguem tem algumas coisa a respeito de Arduino e transmissores ou receptores codelearning?

"virei" a internet e só acho com PIC !

Obrigado!

8)
????????????????????

Kotch

????????????????????

bubulindo

Eu normalmente só falo do que sei... não faco ideia do que é codelearning... aliás, não fazia até pesquisar no google.

A ideia com que fiquei é que isto não é hardware específico, mas sim software que é programado no receptor para poderes mudar/adicionar/eliminar transmissores.

Assim sendo, o hardware poderá ser tão simples como um daqueles infra-vermelhos dos comandos de tv, ou algo mais complexo como um iButton ou algo assim.

Queres explicar um pouco mais o que pretendes para ver se eu descubro algo mais?
This... is a hobby.

fabio_h

Code Learning seria a recepção do serial de um controle remoto e grava-lo na memoria o apaga-lo via um botao Learning contido no aparelho...
Os chips codificadores mais usados nos controles remotos de alarmes hoje
HT6P20 codigo fixo // pode ser copiado... :( aqui o codigo para decodificar http://arduino.cc/forum/index.php/topic,54788.msg707885.html#msg707885

HCS??? codigo variavel// muda o codigo a cada transmissão//o codigo para decodficar é proprietário da Microchip e se você achar manda pra mim... :)

Kotch

????????????????????

Kotch

Code Learning seria a recepção do serial de um controle remoto e grava-lo na memoria o apaga-lo via um botao Learning contido no aparelho...
HT6P20 codigo fixo // pode ser copiado... :( aqui o codigo para decodificar http://arduino.cc/forum/index.php/topic,54788.msg707885.html#msg707885

HCS??? codigo variavel// muda o codigo a cada transmissão//o codigo para decodficar é proprietário da Microchip e se você achar manda pra mim... :)

Obrigado!
8)
????????????????????

Kotch

Queres explicar um pouco mais o que pretendes para ver se eu descubro algo mais?

Quero aproveitar varios transmissores de 433mhz tipo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233004238-controle-remoto-transmissor-porto-eletrnico-rcg-freq433-_JM
usados para abrir portao eletronico ou acionar alarmes domesticos, para interagir com o arduino!
e nao tinha amenor ideia de como era este code learning, mas o fabiohbm007 postou um codigo ai, vou dar uma olhada!
Obrigado!
:D
????????????????????

brunosl

Kotch ,

acho que é mais ou menos isto que você esta procurando...

http://rudrigolima.wordpress.com/2012/01/10/rfid-arduino/

[]´s

Bruno Leite

Kotch

Kotch ,
acho que é mais ou menos isto que você esta procurando...
Bruno Leite

Obrigado, mas não é rfid, eu quero usar um transmissor destes que abre portao de garagem que sao codificados atraves de code learning e fazer o arduino receber esta radio frequencia decodificar o codigo e acionar um rele.

Obrigado!
8)
????????????????????

Kotch

Voce ja fez alguma experiencia com este codigo, funciona?
8)
????????????????????

fabio_h

Ele não está otimizado, mas funciona... A saída DATA do receptor deve ser ligado ao Pino Digital 2 (interrupt 0),  cada vez que ele recebe um codigo valido, ele imprime na serial.

Funcionamento do "CodeLearning":
Você tem um arduino que "liga uma lâmpada";
Há um botão chamado Learning ligado ao arduino;
Inicialmente não há nenhum controle remoto salvo na memoria;
Pressione o botao Learning e o arduino gravará na EEPROM o proximo codigo recebido.
Cada vez que o arduino receber um codigo, ele compara com o codigo salvo, se igual alterna o estado da lampada;
Se o botao Learning for pressionado por mais de 7 seg, o arduino apaga o codigo salvo

É usado para cadastrar/apagar controles remotos da memoria sem ter que reprogramar o microcontrolador.
No arduino é bobeira porque você já faz o programa com apenas o seu controle.

Kotch

Ele não está otimizado, mas funciona...

Vou aproveitar o feriado pra fazer uns teste, obrigado Fabio!

8)

????????????????????

Kotch

Pressione o botao Learning e o arduino gravará na EEPROM o proximo codigo recebido.
Cada vez que o arduino receber um codigo, ele compara com o codigo salvo, se igual alterna o estado da lampada;
Se o botao Learning for pressionado por mais de 7 seg, o arduino apaga o codigo salvo

Mas em qual pino vai este botao Learning no arduino

????????????????????

fabio_h

Apr 28, 2012, 02:43 pm Last Edit: Apr 28, 2012, 02:53 pm by fabiohbm007 Reason: 1

Mas em qual pino vai este botao Learning no arduino

o codigo do cara é "proof of concept", recebe sinal valido e manda pra serial eternamente... ele não implementou mais nada...
o botao learning, você vai criar uma função... pode ser qualquer pushbutton em qualquer pino livre.

aqui eu narrei a execução do sketch no arduino que simula o CodeLearning, faltou uma partezinha...

Fica eternamente comparando os codigos salvos com os codigos recebidos, se sim alterna o estado da lampada a cada codigo valido recebido.

Go Up