Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Sensores/motores Impressora HP 710C  (Read 1449 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boas pessoal.

Tinha aqui por casa uma velhinha impressora HP que resolvi desmontar e ver o que continha que pudesse ser útil... mas principalmente por saber que algumas impressoras tem um sensor de temperatura passível de ser utilizado no arduino.

No fim da impressora desmontada o que retirei foi mesmo 3 tipos de motores, que nem sei se serão uteis para o arduino ou não e o sensor que pretendia nem vê-lo. Detectei apenas 2 placas, a da traseira da impressora, onde liga alimentação, cabo impressora/pc etc., e a placa que se encontra por detrás dos tinteiros.

Pergunto assim se  desta impressora que não tem o tipo de sensor pretendido para arduino e se os motores poderão servir para alguma coisa. Deixo abaixo os links para os 3 motores que refiro:

http://img804.imageshack.us/img804/4540/37372991.jpg

http://img688.imageshack.us/img688/6353/36246134.jpg

http://img834.imageshack.us/img834/2356/68162657h.jpg

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O sensor que procuras estaria, julgo eu perto da tinta? Não estou a ver outra utilidade para um sensor de temperatura numa impressora. :\

Quanto aos motores, o primeiro é um motor de passo (tipicamente unipolar, mas não tenho a certeza pela foto) e os outros são DC. Para ambos precisas de controladores e não tentes ligá-los ao Arduino ou alimentá-los pela porta USB.

Procura por L298 e L297 para veres chips que servem para ambos os tipos de motores.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

O sensor que procuras estaria, julgo eu perto da tinta? Não estou a ver outra utilidade para um sensor de temperatura numa impressora. :\

Quanto aos motores, o primeiro é um motor de passo (tipicamente unipolar, mas não tenho a certeza pela foto) e os outros são DC. Para ambos precisas de controladores e não tentes ligá-los ao Arduino ou alimentá-los pela porta USB.

Procura por L298 e L297 para veres chips que servem para ambos os tipos de motores.

Ligá-los directamente sei que não convém... mas nem sabia se teriam alguma utilidade ou não. Vou então investigar pelos chips que me indicas-te. Esta é a imagem da placa que estava atrás dos tinteiros:

http://img72.imageshack.us/img72/8894/20120506145500.jpg

Newbie
*
View Profile

Boas.

Não me sabem confirmar a situação do sensor de temperatura da existente ou não na impressora ?

E se possível também confirmar se o controlador que o bubulindo referiu tem de ser deste género:
http://www.inmotion.pt/store/Search-Results?keywords=l298&osCsid=0b4880b2b881cc01f7c0c9d048f2e03c&x=0&y=0

ou se este também funciona para o caso que tinha referido:
http://www.inmotion.pt/store/h-bridge-motor-driver-1a

Obrigado.

Newbie
*
View Profile

Boa novamente pessoal...

Ninguém me sabe esclarecer quanto a estas situações que referi ?

Gostaria de saber para poder comprar o controlador correto, não gastar dinheiro e depois a coisas não funcionarem, ou correr o risco de queimar a placa por não utilizar o mais correcto.

Agradeço desde já.
Cumprimentos.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Ambos são controladores para motores DC. O L298 pode ser usado em motores de passo, certamente que uma pesquisa no google dá resultados suficientes para ver como usar ambos. smiley

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Mas a minha duvida é se o H-Bridge Motor Driver que referi serve para o mesmo efeito ou se tem que ser mesmo com o L298.
Obrigado.

Pages: [1]   Go Up
Jump to: