Go Down

Topic: Reset automático arduino (Read 1 time) previous topic - next topic

luisandrade

Alguém saberia me informar se é possível efetuar o reset do arduino via instrução, se sim como seria?

Att
Luisandrade

HugoPT

uhmm assim a primeira coisa que me lembro é usares o whatchdog do microcontrolador.
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

bubulindo

Ligares um pino do microcontrolador ao Reset, é outra.
This... is a hobby.

HugoPT

Code: [Select]
Nao deves usar esta soluçao. E referido no datasheet que se deve evitar esta situaçao pois no processo de reset tem ser assegurado algum tempo que o pino desce para que seja garantido o reset.Apesar de isso poder funcionar na pratica, deves garantir que respeitas o tempo do reset necessario caso contrario podes ter comportamentos indesejados no programa ao fim de arrancar apos esse reset(partes da RAM podem conter inda dados).Imagina o seguinte mandas um pino I/O que esta ligado no reset resetar,logo de seguida o cpu arranca no proximo ciclo de clock do cpu. Nao e garantido o tempo que o reset deve tar a baixo!!!!
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

bubulindo

Code: [Select]
Nao deves usar esta soluçao. E referido no datasheet que se deve evitar esta situaçao pois no processo de reset tem ser assegurado algum tempo que o pino desce para que seja garantido o reset.Apesar de isso poder funcionar na pratica, deves garantir que respeitas o tempo do reset necessario caso contrario podes ter comportamentos indesejados no programa ao fim de arrancar apos esse reset(partes da RAM podem conter inda dados).Imagina o seguinte mandas um pino I/O que esta ligado no reset resetar,logo de seguida o cpu arranca no proximo ciclo de clock do cpu. Nao e garantido o tempo que o reset deve tar a baixo!!!!

Nada que um chip externo não resolva...
This... is a hobby.

thomasesteves

Bom dia, é o seguinte eu tenho uma placa de 8 reles de 5v para o arduino, e eu queria saber se o arduino consegue alimentar 4 placas dessas? eu precisava mesmo de ajuda é que estou a fazer um PAP e pretendia ter uma boa nota para poder prosseguir com o meu futuro..

HugoPT

Mar 06, 2015, 01:26 pm Last Edit: Mar 06, 2015, 01:28 pm by HugoPT
eu precisava mesmo de ajuda é que estou a fazer um PAP e pretendia ter uma boa nota para poder prosseguir com o meu futuro..
Boas amigo. Pegando nas tuas palavras se entao estas a terminar o teu curso nao devias ja ter o conhecimento necessario para calculares o consumo das tuas placas e chegares à conclusao que o teu arduino nao tem capacidade de fornecer corrente para tudo isso?
Era esperado que nessa fase dos teus estudos conseguisses isso ...
Nao me leves a mal, mas podes estar a tentar enganar te a ti proprio.
Vejamos porque digo isto, obteres a tua resposta é muito simples:
ALimentas a tua placa de reles com o amperimetro em serie e activas um rele.No amperimetro vais obter a corrente que 1 rele consome quando activado,com base nesse valor multiplicas por o numero de reles da tua placa e obtens a corrente maxima que a placa consome.
Depois procuras no esquema do teu arduino o regulador de tensao que "cria " os 5V e vais consultar o datasheet do componente para obteres a corrente maxima que o regulador consegue lidar.
Com base nisso a pergunta final é?
Ora somando todas as correntes maximas das minhas placas de rele e visto o meu regulador de tensao me fornecer no maximo X amperes vai funcionar quando tiver todos os reles ligados?

Bons estudos

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Go Up