Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Projeto com Arduino UNO + Motor DC + Ponte H L293D  (Read 3933 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá galera.

Minha equipe da faculdade esta desenvolvendo um projeto com arduino UNO para controlar 1(um) motor DC em ambos os sentidos utilizando uma ponte H modelo L293D.

Depois de algumas dificuldades finalmente conseguimos realizar a implementação e passar os comandos para girar o motor nos dois sentidos através de um modulo bluetooh(utilizando um aplicativo no android).

Já utilizamos dois tipos de fontes externas(uma por vez): Pack de 2 pilhas(3,3v) ou 1 Bateria de 9V.
Nosso problema é que quando passamos o comando para girar um dos 2 lados, o motor não tem força para girar sozinho, sendo necessário girar a primeira vez com dedo.

Utilizando multímetro, percebemos que a bateria de 9v está passando uns 8,3v para a ponte h, porém a mesma só passa para o motor cerca de 0,50v apenas, com isso acreditamos que a ponte H esteja limitando muito a corrente, não permitindo que o motor rotacione sem ajuda e com mais velocidade.

Nossa dúvida é: Como podemos fazer que o motor receba uma corrente maior e que está não fique retida na ponte h?

Se alguma parte da nossa explicação ficou mal entendida, nos colocamos a disposição para esclarecimentos.

Agradecemos desde já.

Fontes:
-Seguimos os passos do tutorial, porem utilizando apenas 1 motor: http://makebits.net/ligar-motores-dc-com-uma-ponte-h-ao-arduino/

-A Foto do projeto está em anexo.

-Segue o código utilizando:
Code:
int motorPin1 = 11;
int motorPin2 = 10;

void setup()
{
  Serial.begin(9600);

pinMode(motorPin1, OUTPUT);
 pinMode(motorPin2, OUTPUT);

digitalWrite(motorPin1, 0); // Motor Deslig.
  digitalWrite(motorPin2, 0);
}

void loop(){
  char c = Serial.read();

if (c == '1'){
    parar();
    esquerda();
  }
  if (c == '2'){
    parar();
    direita();
  }
  if(c == '3'){
    parar();
  }
}

void esquerda(){
 digitalWrite(motorPin1, 1);   // Motor para a esquerda
 digitalWrite(motorPin2, 0);   //
}

void direita(){
 digitalWrite(motorPin1, 0);   // Motor para a direita
 digitalWrite(motorPin2, 1);   //
}

void parar(){
 digitalWrite(motorPin1, 0);   // para o motor
 digitalWrite(motorPin2, 0);   //
}

* 20120512_200259.jpg (3113.61 KB, 3264x2448 - viewed 166 times.)

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Utilizar uma fonte de alimentação em vez de pilhas resulta. smiley-wink

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Que tipo de fonte de alimentação? De quantos volts?
Pois também tentamos utilizar bateria com 9v como alimentação externa e mesmo assim a ponte h só passa metade de 1v para o motor..

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Uma fonte de alimentação daquelas de meter na parede.

Uma de 7 a 12 Volts é o ideal. De preferência uma que possa fornecer os ampéres que precisas. As de telemóvel andam na ordem do meio ampére.

A tensão que vês (esse 1V) é tão baixo porque o motor consome mais corrente que a pilha consegue fornecer e como tal a tensão baixa. Estou a assumir que é um motor relativamente grande. Outra coisa que pode estar a acontecer é o motor ser de 12 ou 24V e tu estares a alimentar com 6 e 9. Repara que o exemplo do site tem uma bateria de 12V e provavelmente com maior capacidade de corrente.

O código não é grande espingarda, mas não me parece que cause os problemas que tens.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Vou tentar testar isso durante essa semana qdo reunir com o grupo.

Nós temos 2 motores DC, acreditamos que o menor deles é de 5V e este funciona com voltagem menor que o outro.

Mas acho estranho alguns alunos da minha turma ter conseguido utilizando pilhas, no caso do outro grupo utilizou uma ponte H diferente (L298N), nós também temos uma dessas mas não deu certo o tutorial que seguimos.

Procuramos na internet e vimos que a ponte H mais comum de ser utilizada é esta L293D mesmo. Inclusive seguimos o código deste blog e vimos no vídeo que funcionou com bateria de 9V. (http://www.mmaciel.com.br/2011/02/27/controlando-motor-dc-ponte-h-l293d-arduinoporta-serial/)

Newbie
*
View Profile

Espero que ajude.
http://makebits.net/ligar-motores-dc-com-uma-ponte-h-ao-arduino/

Newbie
*
View Profile

Amigo, este link eu mesmo postei assim que abri o tópico, foi um dos sites que seguimos para realizar o projeto.

Jr. Member
**
View Profile

Se ligares o motor directamente à pilha e ele rodar bem, então tens um problema nas ligações do circuito ou no L293D.

Newbie
*
View Profile

danielgmrs

Vc conseguiu resolver o problema?
Estou com um problema muito similar, a corrente e voltagem qdo passam pela ponte H l298 o motor fica sem força.

Já coloquei outra ponte H mas o problema persiste, quando ligo o motor diretamente na bateria funciona perfeitamente.

O motor dc 7,2v e a bateria também.

Agradeço desde já.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

E tens um esquema?

*Tens um bocado de código se estiveres a ligar o teu sistema ao arduino para controlar velocidade?

Pages: [1]   Go Up
Jump to: