Go Down

Topic: Dúvidas sobre o Arduino (Read 642 times) previous topic - next topic

FilipeBS

Olá pessoal!

Estou tentando iniciar com o Arduino, achei o projeto muito interessante mas estou com algumas dúvidas com relação a viabilidade técnica para o meu projeto apesar de procurar muito no google.

Meu projeto necessita de conexão com a internet e controlar alguns sensores e motores. Vi que existe o shield Ethernet e que ele se encaixa no arduino e ai vem minha dúvida: o shield vai ocupar todas as saídas da placa? Eu ainda posso utilizar os sensores e motores?

bubulindo

O shield de ethernet vai ocupar os pinos MOSI, MISO, SCK e um para o CS. Ou seja, 4 no mínimo. Existem uns shields que tem um pino para o microcontrolador fazer o reset e existe também a possibilidade de ligares um pino do microcontrolador a um sinal de interrupt.

Logo mu ethernet shield vai ocupar-te entre 4 a 5 pinos (mas um deles é uma interrupcão, que pode ser preciso para outra coisa). O ideal é ver o esquema do shield para confirmar isto.

No entanto, acho que devias contabilizar quantos pinos ao certo vais precisar para fazer o teu sistema e quais os pinos especiais (RX, TX, PWM, interrupcões...) antes de te preocupares com a Ethernet.

Se os pinos do Uno não chegarem para o que pretendes e decidires por um Mega, lembra-te que o shield ethernet tem de ser mega compatible, ou seja tem de ter um ligador de 3x2 pinos para baixo na placa. Senão é lixado de fazer um bom interface com o Arduino mega.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Go Up