Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Transmissor de pressão 4-20mA  (Read 2036 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Brasil
Sr. Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá a todos,
Já tentei de várias maneiras, mas não obtive sucesso.
Adquiri um Transmissor de pressão 4-20mA 0-20bar, para monitorar remotamente a pressão em um compressor, verifiquei todas as fontes possíveis sobre isso,
e todas mostram a leitura dos equipamentos 4-20mA, usando um resistor de 250R, tentei utiliza-lo, mas a "tensão" que cai no transmissor de pressão é sempre a mesma, variando sempre entre 2.48 e 2.66 volts, como estou alimentando com 12V, na pressão mais baixa possível deveria ficar perto de 9V e na mais alta, chegar a 2V.
Entrei em contato com o fornecedor, e a única coisa que ele me disse era testar com um amperímetro e verificar se está fazendo as leituras normalmente.
Quando coloquei o multímetro em modo amperímetro com escala de 20mA, realmente as leituras estão corretas, sendo 10mA = 2bar e 16mA em 15bar, que seriam as leituras em miliamperes e convertidas para 4-20mA.
Dentro desse Transmissor de pressão, há mais que um sensor pizoelétrico, há todo um circuito dentro dele, então, não há como "ler" a resistência dele.
Então se alguém souber de alguma forma de eu criar um amperímetro com arduino para que eu possa "ler" a corrente nesse Transmissor de Pressão eu agradeço.

PS.
1. Não há datasheet desse Transmissor de pressão, pois ele é como diriam "plug and play" se eu estivesse usando um equipamento adequado.
2. Há a opção desse tipo de equipamento fornecendo 0-5V, mas no regime e local onde ele será usado essa possibilidade é inviável.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Já experimentaste com um amplificardor operacional em vez da resistência?

não deixa de ser estranho que a queda de tensão na resistência não varie com a corrente. :S

« Last Edit: June 12, 2012, 06:41:38 pm by bubulindo » Logged

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brasil
Sr. Member
View Profile

Sim, é muito estranho. Mas por ter uma alimentação variavel de 10 a 30V acho que o circuito tenta compensar a queda de tensão no resistor e mantêm a mesma leitura, na verdade colocando a resistência, a leitura no multímetro mA cai uns 5mA.
Por isso estou pensando em medir a amperagem diretamente.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Portugal
Edison Member
*
Tomorrow I will know a BIT more than yesterday
View Profile

Bom confirma o seguinte.A lei de ohm nao deve falhar
Na saida do sensor de pressao se ligares o amperimetro como disseste devera aparecer la a corrente certa.
Agora arranca o amperimetro e em vez dele coloca a resistencia de 250 ohms.
Coloca o multimetro em modo voltimetro e coloca nos terminais da resistencia.Devera ter de aparecer tensoes entre 1V e 5V para a escala de 4mA a 20mA.
Se os valores de tensao no voltimetro aparecerem tambem correctos entao depois avança para o arduino na porta analogica.
Tenta usar fontes separadas no teu teste.
Alimenta o sensor de pressao com uma fonte e usa o multimetro com pilha.
Podes estar a ter problemas de referencia terra quando usas uma fonte de alimentaçao comum.
Posta o resultado

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

0
Jr. Member
**
Desenvolvimento de Projeto Eletronico
View Profile

Geralmente os transmissores de campo são alimentados com 24 Volts e não 12 Volts.
A diferença que posso imaginar no seu relato é que o miliamperímetro tem uma resistência muito menor que 250R, sugiro que repita seus testes com
uma resistência de 1R por exemplo e veja a corrente que circula por ela através de um multímetro.

Edson

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Geralmente os transmissores de campo são alimentados com 24 Volts e não 12 Volts.

Geralmente têm uma gama de valores de alimentação. Pode ou não ser 24V. Já vi de 10 a 30, mas diria que os mais usuais têm uma gama de alimentação muito apertada e centrada nos 24. 
Se for num ambiente explosivo, provavelmente será alimentado com cerca de 8V e funciona... claro que o preço condiz com a função. :\

A diferença que posso imaginar no seu relato é que o miliamperímetro tem uma resistência muito menor que 250R
O problema é que a medir tensão, a resistência do multimetro será quase infinita... não provocando esse efeito que falas. O amperimetro, terá uma resistência menor (espero eu, pelo menos) mas como vai estar em série com a resistência não importa.

Já colocaste o amperimetro entre o sensor e a resistência? Medes entre 4 a 20 mA na mesma?

Só por curiosidade, já mediste a tensão nos terminais do sensor de pressão quando tens a resistência ligada?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brasil
Sr. Member
View Profile

Bom confirma o seguinte.A lei de ohm nao deve falhar
Na saida do sensor de pressao se ligares o amperimetro como disseste devera aparecer la a corrente certa.
Agora arranca o amperimetro e em vez dele coloca a resistencia de 250 ohms.
Coloca o multimetro em modo voltimetro e coloca nos terminais da resistencia.Devera ter de aparecer tensoes entre 1V e 5V para a escala de 4mA a 20mA.
Se os valores de tensao no voltimetro aparecerem tambem correctos entao depois avança para o arduino na porta analogica.
Tenta usar fontes separadas no teu teste.
Alimenta o sensor de pressao com uma fonte e usa o multimetro com pilha.
Podes estar a ter problemas de referencia terra quando usas uma fonte de alimentaçao comum.
Posta o resultado
A lei de ohm se aplicaria se fosse um dispositivo passivo, mas parece que como ele funciona de 10v a 30V ele deve fazer a compensação internamente.
Já fiz o teste, quando coloco o amperimetro entre o resistor e o transmissor, onde estáva mostrando 12mA passa a mostrar 9mA,
Olhando um shield para arduino especifico para 4-20mA há três tipos de transmissores 1, 2 e 3 estou tentando determinar qual é esse tipo que estou usando.
É isso que me dá esperança, vou tentar usar um circuido com Oamp e ver se dá resultado.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

I = U/R... I2 = U/(R + 250)
I > I2

Isso explica a diferenca que estás a ver. Colocaste o Arduino a medir isso?

O circuito com o opamp parece-me uma boa aposta devido à resistência que tem, mas ainda assim, isso devia funcionar com a resistência de carga. :\

Brasil
Sr. Member
View Profile

I = U/R... I2 = U/(R + 250)
I > I2

Isso explica a diferenca que estás a ver. Colocaste o Arduino a medir isso?

O circuito com o opamp parece-me uma boa aposta devido à resistência que tem, mas ainda assim, isso devia funcionar com a resistência de carga. :\
Para mim isso é um mistério,

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Lei de Ohm...

Quando mediste a corrente com o multímetro, a corrente que passava no circuito era U/R (qualquer que seja essa resistência). Ao colocares a resistência de 250Ohmem série com o circuito, o que o multímetro irá medir agora é U(R + 250). O que implica que a corrente será menor, porque a resistência é maior.

A impedância dum op amp é muito grande, pelo que usando um, não vais ver o efeito que eu mostrei da diminuicão de corrente no circuito.

Portugal
Edison Member
*
Tomorrow I will know a BIT more than yesterday
View Profile

Sim concordo se usares um amp op em modo buffer iras conseguir isolar de modo que nao altere a corrente que estas a medir.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Pages: [1]   Go Up
Jump to: