Go Down

Topic: [Ajuda] Problema ao ligar arduino no carro com bateria 12v, LCD 16x2 fica maluco (Read 9 times) previous topic - next topic

asgomes

Boa noite Galera,

Montei um projeto no arduino para implantar no meu carro um Fiat Premio 1.3 ano 87.
É um projeto que lê o sensor de combustivel e exibe esta informação em um display LCD  16 x 2 com led Azul, resumindo fiz todos os testes na bancada deu tudo certinho, inclusive montei um conversor para converter os 12v do carro para 5v para poder alimentar o arduino, depois de todos os testes na bancada montei o projeto em uma placa e instalei no carro. De primeira funcionou tudo legalzinho (Segui o tutorial do Renato Aloi para montar o arduino na placa http://www.seriallink.com.br/lab/Arduino/Protuino_Bootloader_Seriallink.html), com o carro só com a chave ligada funciona perfeitamente mas quando eu dou partida no carro o display fica maluco, aparecendo varios caracteres diferentes um do outro e isso só ocorre quando eu estou com o carro ligado, só com a chave ligada ele funciona tranquilamente.

Alguem já passou por isto, pode me ajudar?

bubulindo

Quando tens o sistema apenas alimentado pela bateria do carro, não há problema... até que ligas o carro, o alternador comeca a funcionar e o que era verdade para a bateria de 12V deixa de o ser.

Como fizeste o teu conversor de tensão de 12 para 5?

Desliga a placa, liga um multímetro à saída do teu conversor e vê a tensão que lá está. Tenta também ver o máximo e mínimo. Se tiveres um osciloscópio talvez fosse interessante ligar lá para ver se existem algumas frequências estranhas na tensão.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

asgomes

Bom dia Amigo,

Obrigado pelo retorno.

Então eu fiz as medições com o carro ligado e somente com a chave ligada varia entre 12v e 14 v, eu fiz de duas formas para estabilizar para 5v para energizar o arduino, primeiro utilizei o conversor conforme o link que passei no post do "Renato Aloi", depois tentei utilizando uma fonte que tenho para alimentar o GPS que converte de 12v para 5.5v não deu diferença nenhuma ambos os conversores apresentaram de 5.04v a 5.5v na saida e essa alimentação é constante não varia para mais ou para menos. Infelizmente não tenho osciloscópio amigo.

asgomes

mmoscz

Bom, várias vezes me aconteceu isso, e para o Display voltar a funcionar, precisei desligar "TUDO", tirar todas as conexões. Acho que pode estar faltando algum sinal de inicialização ou como pode haver alguma variação da tensão quando você liga o carro, o LCD reinicializar várias vezes...
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Go Up