Go Down

Topic: Fonte externa: alimentar circuito e arduino Duemilanove (Read 1 time) previous topic - next topic

icarop

Jun 27, 2012, 04:51 am Last Edit: Jun 27, 2012, 05:07 am by icarop Reason: 1
Galera,

Eu montei 3 leds de 7 segmentos usando registrador de deslocamento: o 74HC595.

Tinha montado 1 só e consegui fazer funcionar sem problema, depois resolvi aumentar...
Só que recordei que o Arduino poderia não aguentar o consumo.

Afinal são 3 leds de 7 segmentos anodos e 3 74HC595 e com o Arduino ligado na USB.
Ah, eu utilizei resistores de 330R para ligar os displays de led.

Então, dei uma ligadinha de leve e vi que o led do arduino já ficou mais fraco e nem arrisquei testar para não queimar nada.

Como faço para alimentar esse circuito?
Eu posso alimentar só o Arduino na USB e utilizar pilhas ou outra fonte para alimentar o circuito?
Se eu utiliza-se uma voltagem menor 3v para alimentar o circuito teria problema?
Como devo fazer?

Sou leigo em eletrônica.

Agradeço toda e qualquer ajuda.

Grato.

Uma outra foto:

HugoPT

Se eu utiliza-se uma voltagem menor 3v para alimentar o circuito teria problema

Sim teras o arduino tem um regulador de tensao na propria placa o que espera receber uma tensao no minimo 7V.Recomendo alimentares com 9V para nao aquecer demasiado.
Podes usar um transformador de 9V DC e depois ligares em ambos arduinos atravez da entrada que ele pussiu
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

icarop

Sim, a alimentação do arduino eu já imaginava isso.

Porém eu me referi a alimentar o circuito de fora do arduino (o da foto) com 3v (leds de 7 segmentos e o 74HC595).
Como eu faço isso?

Pelo que tinha lido por ai eu uso uma alimentação externa ligando o GND da fonte externa no GND do arduino e o VCC e GND no circuito, é isso mesmo?

A pergunta seria:
Como faço para alimentar o circuito individualmente (outra fonte): o arduino na usb e o circuito por pilhas ou fonte?

HugoPT

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

icarop

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal.

Quanto ao circuito que havia montado acima, ele na verdade não estava consumindo muito não. Em torno de 60mA no pico.

O problema foi que tinha colocado um dos 74HC595 do lado errado. Resultado: queimei duas saídas do 74HC595. Que bom que ele é até baratinho. =)

E as portas digitais do arduino que estão ligadas aos 74HC595 não sei exatamente o consumo delas.
Uma delas é para saída serial de dados, a outra para o clock e a outra é latch. Imaginei que era só troca de informações mesmo...

Só fiquei com uma coisa na cabeça:
Tentei medir com o voltimetro o consumo das portas digitais, não passa de 20mA (mais quase não dá para medir devido a variação), mas fiquei incucado, pois se desligo a alimentação do circuito, os display ainda acendem de vez em quando, alguém sabe porque?

Go Up