Go Down

Topic: duvida sobre compilação (Read 902 times) previous topic - next topic

rafa_mazali

pessoal devido alto custo dos atmegas estou querendo fazer a programação no arduino e posteriormente utilizar em PIC

alguem sabe como converter o programa feito para atmega para usar em PIC?

bubulindo

Hmmm...

Os atmega são muito mais caros uqe as PIC para o mesmo tipo de chip (IO, RAM, ROM, Hz)? Aqui na europa isso não é um grande problema, os chips são talvez um pouco mais baratos. No entanto as PIC não têm um compilador de C como os AVR.

Que compilador de C usas para os PIC? Eu não conheço nenhum que seja de borla como o AVR-GCC.

Mas se houver um compilador desses, creio que tens de pegar nos ficheiros do Arduino e adaptar os registos. Em princípio os periféricos são muito parecidos e é possível de adaptar, mas não será fácil. Por outro lado, acho que será mais simples nem sequer usar código do Arduino. Se vais ter de abrir os ficheiros e trocar os registos, mais vale pegar no código que te interessa (tipo pegar nas funções básicas e deixar objectos e isso de fora) e criar a tua própria framework para trabalhar com os PIC.
Isso tem benefícios em termos de código e funcionalidade porque sabes exactamente o que o código está a fazer (ao contrário de muitas classes no Arduino), o código é menor e muito mais rápido de correr.

Existe aqui uma discussão sobre isso (mas é a mesma coisa que Canon x Nikon, Mac x PC, VHS x Beta...)

http://lusorobotica.com/index.php?topic=1230.0

Ou então o pinguino

http://hackinglab.org/
http://www.pinguino.cc/

Mas eu nunca usei nada disto, logo apenas estou a referir o que encontrei na net.

Importas-te de dar uma comparação de PICs mais baratas que atmega? (claro que isto é dependente do país, mas fiquei curioso).
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

HugoPT

Quando utilizo pics recorro ao MikroC.No entanto devo dizer que inicialmente o meu primeiro contacto com microntroladores foi com os pics, mas agora conhecendo melhor os AVR gosto mais deles pelo facto de em relaçao ao preço acho muito parecido e com mais potencial de hardware.A comunidade penso que tambem adere mais ao AVR do que ao pic na minha opiniao,mas tambem concordo com o colega bubulindo, é preferivel começares o codigo de raiz retirando as ideas do outro e aplicares no novo projecto.È o que eu faria
Testa o mikroC a ver se gostas
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

rafa_mazali

só para ter uma ideia aqui na minha cidade nem encontro atmegas à venda, só consigo comprando pela net a um custo de mais ou menos 30 reais aproximadamente 12 euros, e um pic com hw parecido eu pago em torno de 7 reais, algo em torno de 3 euros e encontro fácil

Go Up