Go Down

Topic: Módulo de comunicação wireless (Read 488 times) previous topic - next topic

carlosad1981

Boa noite galera,

Estou procurando um módulo de comunicação wireless que melhor se adapta à minha necessidade...

Desisti de vez de usar os módulos RF 433mhz. Um motivo é que o alcance deixa um pouco a desejar e outro (principal motivo) é que ele dá conflito com o PWM que preciso usar na minha aplicação.

Tava pensando então ou em módulo bluetooth ou no Transceiver NRF24L01 de 2.4GHz.

O bluetooth até seria uma boa opção, pois ele envia e recebe dados, ou seja, ele "conversa" mesmo com outro módulo, porém o alcance ainda não é o ideal, então estou seriamente pensando no nRF24L01 mesmo, mas me bateu uma dúvida...

A comunicação entre os módulos é só uma via tipo só um fala e os outros somente escutam(tipo os modulos RF 433mhz) ou eles podem realmente se comunicar enviando e recebendo dados, ou seja, enviando uma "pergunta" e recebendo uma "resposta", por exemplo, um módulo envia um comando solicitando a hora e outro responde com a hora atual??? Ou o master envia um comando pra um slave solicitando a temperatura e o slave responde com a temperatura do ambiente... Bom, acho que entendeu, né? hehehe

Muito obrigado!

luisilva

Sim, se não me engano esses módulos são bidireccionais. No entanto deve preocupar-se com a forma como é feita a comunicação. Por exemplo, se tiver 2 sensores que devem comunicar os seus valores para uma unidade central como será a comunicação? Quando os sensores tiverem os valores disponíveis comunicam? Ou a unidade central pergunta a um dos sensores e este responde, e seguidamente pergunta ao outro e este responde, e assim sucessivamente?

O primeiro caso poderia não funcionar, porque os dois sensores poderiam ter os valores disponíveis ao mesmo tempo e assim falar ao mesmo tempo, e dessa forma a unidade central não entender.

O segundo caso, pode não funcionar para modos de baixo consumo, em que os sensores estão alimentados a pilhas (ou baterias), em que se têm constantemente que estar "à escuta" e à espera que a unidade central faça uma pergunta podem consumir muita bateria e assim limitar a sua autonomia.

Possivelmente as bibliotecas que existem ara estes módulos já têm estas questões pensadas, apenas estou a chamar a atenção, para que esteja atento na altura de procurar a melhor biblioteca. No seu caso, também penso que não vai ter estes problemas, isto é, se o seu projecto for apenas acender as luzes RGB (não tenho bem a certeza, mas penso que era essa a questão que levantava no outro post).

HugoPT

Aug 25, 2014, 11:30 am Last Edit: Aug 25, 2014, 11:35 am by HugoPT Reason: 1
Por exemplo, se tiver 2 sensores que devem comunicar os seus valores para uma unidade central como será a comunicação? Quando os sensores tiverem os valores disponíveis comunicam? Ou a unidade central pergunta a um dos sensores e este responde, e seguidamente pergunta ao outro e este responde, e assim sucessivamente?

A comunicaçao com os nrf é bidirecional mas nao full-duplex.Nesse tipo de cenario o slave até podia enviar a leitura do sensor pro master visto que cada modulo nrf tem 5 pipes.Quer isto dizer que o master pode escutar 5 slaves e receber dados de 5 dispositivos em redor dele.Quando o nrf recebe algo é activado uma interrupçao interna ou externa que podes usar para te alertar que recebeste algo e entao leres os dados.Agora nao estou certo se tambem te indica qual o pipe onde recebeu os dados ...
Nota no entanto que o factor distancia tambem é critico nos nrf.Apesar de operarem nos 2.4Ghz como os acess points normais a potencia de transmissao deles nao é muito boa.Ja estudei um pouco estes modulos, funcionam mas a distancia e a penetraçao nas paredes é fraca.Comparativamente os modulos a 433Mhz contra os nrf que operam a 2.4Ghz, os de 433Mhz devem ter melhor desempenho em distancia visto que o comprimento de onda é maior e como tal conseguem atravessar melhor obstaculos que o nrf.
Nos meus nrf consegui melhorar o sinal soldando um fio na antena onboard do modulo e obtive melhores desempenhos
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

bubulindo

Quando o nrf recebe algo é activado uma interrupçao interna ou externa que podes usar para te alertar que recebeste algo e entao leres os dados.Agora nao estou certo se tambem te indica qual o pipe onde recebeu os dados ...

Tenho ideia que sim. Uma das minhas experiencias com estes bichinhos era colocar dois nos a enviar para um central e ele sabia de que pipe recebeu os dados. Na altura implementei um contador por no, ascendente num e descendente noutro, para poder comparar.

O grande problema da comunicacao duplex (dois nos falam e ouvem) e mesmo o facto que tens de garantir que um no esta a ouvir quando o outro esta a falar. Eu ainda nao me debrucei sobre isso pois a minha aplicacao nao tem muita utilidade para isso, mas foi um dos problemas que reparei nos primeiros testes que fiz.

So la para dia 4 e que vou ter acesso ao meu computador la de casa, mas nessa altura poderei colocar aqui o codigo que tenho com 3 nos.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

carlosad1981

Galera, primeiramente obrigado pelas informações e sugestões. Por isto que eu gosto bastante deste forum, pq diferente de outros que já usei, este a galera se esforça para ajudar os mais "noobs" que nem eu... Valeu mesmo!!!

Eu estou aprendendo (sozinho com ajuda de vocês) automação residencial com arduino. Minha mãe é uma senhora idosa (79 anos) e também é cadeirante. Nossa casa não é adaptada para este tipo de situação, então eu quero apenas dar um pouco mais de qualidade de vida a ela. Não temos dinheiro para contratar uma empresa para fazer este tipo de automação, então resolvi entrar neste ramo para ajudá-la automatizando algumas coisas no quarto dela.

Então estou aberto à receber idéias de novos módulos, blz?

Então, vou abrir o jogo e explicar +/- o que quero fazer...

Haverá um módulo que será responsável pela leitura do ambiente, onde este colherá, em princípio apenas informação sobre temperatura, humidade e iluminação do quarto da mãe e passará estas informações para o master. Ele fará isto de hora em hora, porém o master tmb pode pedir estas informações antes de completar o ciclo, caso haja presença humana no quarto.

Trabalhar com aparelhos que usam controle remoto infravermelho (televisão e ar condicionado só tem este aparelhos no quarto da mãe) será tarefa de outro módulo.

Interruptor inteligente será outro módulo, que receberá sinais wireless para ligar e desligar a lampada. Este módulo tmb pode responder se a lampada está ligada ou desligada conforme o Master perguntar pq este interruptor terá um botão físico na parede e terá que informar para o Master que ele foi ligado ou desligado pelo meio físico.

Em princípio, o Master será um Raspberry Pi interfaciado por um Arduino Mega.

Nossa, foi longa a descrição!!! hehehehe

Vocês poderiam me ajudar nesta automação???

Grande abraço...

HugoPT

E como pensas fazer o interface ao utilizador?
Pagina web, app IOS, Aplicaçao android..?
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

luisilva

Porque é que não é apenas o Pi? Para que é que é preciso o Mega?

bubulindo

Eu posso estar enganado... mas nao vejo necessidade de 3 modulos + um pi num unico quarto...
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

carlosad1981

Aug 25, 2014, 09:06 pm Last Edit: Aug 25, 2014, 09:08 pm by carlosad1981 Reason: 1

Porque é que não é apenas o Pi? Para que é que é preciso o Mega?

Blz luisilva??? Pq eu ainda não sei trabalhar com o PI para ligar e fazer funcionar o módulo nRF24L01. Além do mais, por enquanto eu só tenho o Arduino Mega, ainda não comprei o raspberry...

Tava até pensando em trocar o raspberry pelo ethernet shield, visto que o raspberry iria apenas armazenar os comandos dos controles remotos (TV e Ar Condicionado) e servir tmb como um servidor, para poder monitorar o quarto da minha mãe pela internet (temperatura, humidade, iluminação e presença) além de poder ligar alguma lampada, TV e/ou AR (tmb pela net). Se o mega tiver memória suficiente para armazenar os principais códigos dos 2 controles remotos (TV e AR) só um ethernet Shield será o suficiente...

Eu posso estar enganado... mas nao vejo necessidade de 3 modulos + um pi num unico quarto...

Blz bubulindo??? Sobre o PI, eu respondi acima pro luisilva... Sobre os demais módulos, um será o interruptor para a lampada (substituirá o interruptor normal e ficará embutido dentro da parede. O segundo será o módulo que monitorá o ambiente. Este tmb pode comandar os aparelhos por Infra Vermelho... O terceiro será o master que ficará no meu quarto ligado à internet... :)

carlosad1981

Então galera, minha melhor opção será o uso do transceiver nRF24L01 mesmo?

Grande abraço...

Go Up