Go Down

Topic: Ligar em Horário Programado (Read 1 time) previous topic - next topic

erico

boa noite,

Tenho aquecimento solar em minha residência. Quando o tempo fica nublado ou chovendo por muitos dias, tenho que ligar um disjuntor que liga uma resistência elétrica instalada no boiler (tanque) para esquentar a água.

Conversando com um colega, este disse que com estas placas Arduino eu posso programar a hira que eu quero que a resistencia ligue.

qual placa vocês indicam? Numca programei em C.

grato!

HugoPT

Aug 03, 2012, 08:43 pm Last Edit: Aug 03, 2012, 08:50 pm by HugoPT Reason: 1
Sim isso sera possivel mas é certo que queres ligar isso todos os dias á mesma hora?
Se assim for basta comprar um RTC(real time clock) para ligar no arduino (qualquer modelo da) atraves do interface SPI para que deste modo ele possa saber as horas.
Depois existe uma livraria time que podes dizer para setar uma saida digital a uma determinada hora do dia e desliga-la,Essa saida digital por sua vez excita um transistor que excita um rele que por sua vez pode ligar logo a resistencia ou atracar um contactor para o andar de potencia.
Em todo o caso o mais seguro sera usares foto-acopladores entre o arduino e o andar de potencia para que possas ter um isolamento eletrico.
Isto bem programado ira ligar a hora x e desligar a hora y mas todos os dias!!!
O que podes fazer e pensar em algo que possas sensoriar para que tal nao aconteca esperando condiçoes para o timer funcionar.exemplo Se o sensor de chuva tiver muita humidade superior a xxx condiçao ok, Se temperatura abaixo de xxºC condicao ok

RTC link http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_trksid=p5197.m570.l1313&_nkw=arduino+rtc&_sacat=0
Exemplo de sensor http://www.ebay.co.uk/itm/Humidity-Temperature-Sensor-DHT11-for-Arduino-PIC-/130734325592?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item1e705f7f58
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Viva...

Acho que confundiste um pouco o que era pretendido HugoPT. :\

Para fazer isso de monitorizar uma caldeira, ou esquentador, deves acima de tudo ter cuidado com a protecção da caldeira (e das pessoas), então antes de mais deves arranjar um termostato de corte para garantir que se o Arduino tiver problemas a caldeira não fica eternamente a aquecer. Isto é a parte mais importante.

Depois quanto ao Arduino, como o Hugo, disse podes usar um sensor de temperatura. Eu aconselho dois (no caso de um der o berro) e de preferência submersos na água para teres uma medição correcta. Nesse caso, em tempos usei uns duma empresa chamada Epcos que eram muito bons. Imagino que sejam caros, mas podes sempre pedir amostras. O guia de selecção está aqui:

http://www.epcos.com/web/generator/Web/Sections/ProductCatalog/Sensors/TemperatureMeasurement/PDF/PDF__SelectorGuide,property=Data__en.pdf;/PDF_SelectorGuide.pdf

Aconselho uns que sejam submersíveis, mas terás de adaptar a caldeira.

Depois disso, podes monitorizar a caldeira com os sensores e actuar a resistência apenas se a temperatura não estiver acima do desejado após certa hora do dia. Para isso vais precisar do RTC. Se viveres, num sítio sem estações (tipo Singapura), podes usar um sensor de luz para o sistema saber que é noite e deve aquecer a água. Isto pode ser melhor uma vez que se tiveres um dia nublado, a água estará quente antes da hora que colocaste. O lado menos bom é que gasta mais energia.

Finalmente para actuares a resistência e se não sabes muito de electricidade, aconselharia-te a usares relés de estado sólido uma vez que facilitam imenso a interligação e fazem o mesmo que o Hugo explicou. Se te quiseres aventurar a fazer um (não aconselho...), podes dar uma vista de olhos a triacs e um chip chamado MOC2032 (ou algo semelhante, a minha memória não é o que era).

No entanto, se não sabes electricidade, aconselho-te a deixares isto para quem sabe. Pelo menos a parte das ligações eléctricas porque podem ser fatais.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

HugoPT

Sim de facto interpretei mal o que o colega queria.Lendo o teu post tudo faz sentido agora :D
Fica a idea.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Go Up