Go Down

Topic: Melhor Solução para Energia (Read 863 times) previous topic - next topic

beandj

Então, estou desenvolvendo um sistema de automação residencial.

Tenho um Arduino Mega2560

Tenho N sensores, lcd's, coolers, relés... atualmente para testes uso na breadboard
mas para colocar em uso em casa... não sei se a melhor solução é o uso da mesma.

como não sou dá área... não sei como posso fazer o suprimento de todos os equipamentos.

Alguem para ajudar ?!

HugoPT

Aug 02, 2012, 09:31 pm Last Edit: Aug 02, 2012, 09:36 pm by HugoPT Reason: 1
Bom se queres interligar isso tudo na casa penso que deves investigar o RS485 pois vais precisar dele.Na breadboard tudo funciona porque as distancias sao cm, mas quando passares para a realidade teras varios metros.
Outra coisa que teras de prever é as ligaçoes que tens em breadboard nao as vais poder fazer na aplicaçao pratica, logo vais ter de desenvolver placas de processamento local a comunicarem no dito barramento rs485 entre os restantes despositivos.
Recentemente estive a trabalhar num projecto parecido ao que tas a tentar fazer, no meu caso apenas sensores de temperatura sobre um barramento rs485.Em cada local coloquei um atmega328 para processamento local que manda informaçao para o BUS quando alguem o interroga.
Teras de tentar fazer o mesmo na minha opiniao.
Colocas um master com o arduino e varios slaves(reles,sensores...)
Quando queres ligar o portao da garagem por exemplo o master invoca o slave com id XX para ativar o respectivo rele na placa dele.Os restantes slaves manteem-se calados pois a pergunta nao foi para eles...
Espero que te dê uma visao de como possas fazer isso mas investiga mais pois podem haver melhores soluçoes do que a te apresento
Bons estudos
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Hmmm, esse projecto é interessante... em tempos pensei em algo parecido mas acabou por ficar na gaveta por falta de tempo que era projectar umas plaquinhas para serem usadas como slaves.

Por exemplo, assim por alto diria que os teus slaves poderiam ser realizados com um ATmega mais pequenote... então tinha pensado em fazer umas plaquinhas simplinhas que depois permitiriam a ligação de várias outras placas mais específicas. Basicamente, seria um Arduino em miniatura. Algo como comunicação com a XBee, RS-485, entradas digitais e analógicas (sendo que as digitais podiam ser usadas como clocks também).

Como tenho um apartamento de 37m2, não me parece que fosse necessitar de coisas assim e la engavetei isso. Talvez quando tiver uma quinta volte a pensar nisso. LOL

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

beandj

Obrigado pela respostas, estou pesquisando sobre o RS485.

Como tambem moro em apartamento, o principal seria controlar as luzes, porta principal... e alguns sensores (principalmente de temperatura/humidade, LDR para a varanda e de movimento para o corredor)

Tenho um board de 8 relés, esse a conexão é simples... os relés ficaram do lado do arduino, iria refazer a ligação toda eletrica do apartamento passando
tudo pelos arduino... iria aproveitar a reforma.

O controle seria por web/android e um terminal com lcd e com alguns botões. (esse terminal ficaria na mesma caixa do arduino)

Já os sensores... vão ficar em pontos separados... esse parte precisa de uma atenção melhor...

Esse projeto ficaria dentro da caixa de luz do apartamento...

HugoPT

Quando concluires o projecto me avisa estou curioso para ver o que conseguiste fazer. Parece ser um bom projecto em termos de desafio tecnico :)

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

beandj

Um bom desafio, tenho pouco conhecimento em eletronica... o meu maior medo é queimar alguma coisa, não pelo valor
e sim porque sou do Brasil e compro tudo de fora... demorando de 1~2 meses  =(

Acabo desmotivando...

Go Up