Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Novo ATMEGA328 para ATMEGA danificado da placa UNO  (Read 1015 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Brasil
Sr. Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Algumas semanas atrás, o ATMEGA da única placa ARDUINO UNO que possuo, parou de aceitar scretch´s, então comprei um ATMEGA328 supostamente com bootloader de UNO, e comprei mais 4 ATMEGA328 em branco.
Com os ATMEGA328 eu ressucitei um DUEMILANOVE que estava parado a uns dias, mas com o ATMEGA328 UNO, o led do pino 13 fica piscando 3 vezes seguidas e para e pisca 3 vezes novamente, pensei que poderia ser apenas que o BOOTLOADER, está avisando que está em branco, mas quando tento enviar o scretch, da o AVRDUDE 500, a dúvida é o seguinte.
Qual a diferença do BOOTLOADER do UNO para o DUEMILANOVE?
Sei que as placas são diferentes uma tem o ATMEGA no lugar do chip FTDI, mas para o bootloader há diferença?

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Entre iterações houve alterações no bootloader tipo velocidades, etc. Pode ser algo assim que está a acontecer?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brasil
Sr. Member
View Profile

Não entendi bubulindo

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Curioso sempre pensei o o bootloader fosse igual smiley-neutral
« Last Edit: August 02, 2012, 05:08:51 pm by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Entre versões do 2009, houve alterações do bootloader. Uma delas foi a velocidade de upload, que antigamente era 9600 ou 19200 e agora é 57600.

Entretanto, houveram vários bugs como um com as strings que tinham aspas ou uma das barras.

Eventualmente, creio que o westfw (ou algo assim) fez outra versão do bootloader que, julgo eu, é a usada.

Mas se tens vários arduinos a funcionar, podes re-gravar o bootloader actual no que não está a funcionar. Eu sei que é chato teres pago por algo que não estás a usufruir, mas é melhor que andar a tentar contactar o vendedor, etc.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Outra alternativa caso nao consigas carregar lhe o bootloader é passares a usar um programador ISP e programas directo.Se procurares no ebay encontras o USBtiny ISP barato e dá sempre jeito ter a mao para tambem poderes tentar outros compiladores que nao a IDE do arduino.
Claro esta que é um romendo mas ve do lado positivo alargas os teus conhecimentos com o avrdude e passas a conhecer outras formas de programares o avr.Gosto muito do IDE do arduino mas gosto inda mais perceber o que esta por detras da IDE.
Outra vantagem em ignorares o bootloader é quando o avr recebe a alimentaçao esta logo a correr o programa que la gravaste nao havendo um delay inicial que se nota com o bootloader.
Bubulindo obrigado por essa info defacto nao sabia disso smiley-mr-green

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Brasil
Sr. Member
View Profile

Hoje consegui mandar o bootloader e o scretch blink usando um arduino Duemilanove como ArduinoSPI, mas através da USB continua dando o AVR 500.
Acho que o que pifou foi o ATMEGA que faz o papel de conversor USB no UNO.
Quando tento mandar o scretch pela usb, apenas o pino RX acende, o TX não faz nada, será que há maneira de recuperar o ATMEGA?

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Ja tentaste carregar novamente o firmware nesse atmega?
Ve este post http://arduino.cc/forum/index.php?topic=92148.0

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Pages: [1]   Go Up
Jump to: