Go Down

Topic: Entrada analógica arduino (Read 2353 times) previous topic - next topic

luisandrade

Aug 17, 2012, 03:52 am Last Edit: Aug 17, 2012, 04:54 am by luisandrade Reason: 1
Olá pessoal.
Estou desenvolvendo um sistema de pesagem usando arduino, pelo fato das antradas analógicas do arduino terem somente 10 bits optei por usar um conversor A/D externo MCP3304 com 13bits, funciona bem só que não consigo repetibilidade, sempre que faço a leitura do conversor recebo um valor diferente, não mantendo a constancia de medição.
Eu lí alguma coisa na net a respeito de reconfigurar as entradas analógicas do arduino para 12bits, alguém saberia me informar se realmente é possível e como poderia ser feito essa reconfiguração, ou alguma sugestão para estabilizar a leitura usando conversor A/D externo.
Estou usando esse código http://arduino.cc/playground/Code/MCP3208.

Att

Luis andrade

Se bem me lembro, a reconfiguração da entrada analógica do arduino teria a ver com a mudança das referências de tensão. Não é um processo muito directo e, para te ser sincero, nada te garante que a medição seria melhor do que a que tens agora.

Antes de ires por essa estrada, como fizeste a ligação do AD à célula de carga?
Estás a fazer alguma filtragem do sinal? Normalmente, é sempre bom fazer uma filtragem do sinal e usar várias medições por causa disso, estás a fazer algo semelhante?

Como se comporta o A/D se colocares um divisor de tensão na entrada? Também flutua?

O importante é perceberes exactamente de onde vem a flutuação, eu imagino que o problema venha da célula de carga e não do AD, mas só metendo umas resistências no AD é que dará para ver o que se está a passar lá.

Mais outra coisa, dá-me a tua definição de repetibilidade e se possível os valores que vês balançar no AD. :)
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

luisandrade

Então eu estou utilizando um conversor da ultra slinpak G408. http://www.partsguy.com/cgi-bin/PartsGuy/G408-0001.html
Quanto a ruido na saída eu verifiquei com osciloscópio e não encontrei nenhum, eu liguei 5v direto na entrada do A/D mesmo assim a variação permaneceu.
Hoje a tarde eu posto os dados lidos do A/D.

HugoPT

Aug 17, 2012, 09:38 am Last Edit: Aug 17, 2012, 09:41 am by HugoPT Reason: 1
Porque necessitas de 13 bits no ADC?
Com 13 bits a voltagem minima para fazer o adc mexer é de 610microVolts (2^13 = 8192-1 = 8191/5Vref = 0.000610)      o que o minimo ruido e interferencia certamente ira fazer ele mexer dando um valor diferente.
Usa cabos com isolamento e o mais curto possivel da entrada do ADC.
Nao quer dizer que nao possa ser utilizado mas ao ver a imagem do isolador de ruido que postaste fiquei com a idea que tas a usar isso em ambiente industrial( pelo preço do conversor e por ser rubusto) é verdade ?
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

luisandrade

Aug 17, 2012, 09:52 am Last Edit: Aug 17, 2012, 10:00 am by luisandrade Reason: 1
Na verdade não, eu estou utilizando esse conversor porque foi o único que encontrei que seja capaz de amplificar 4 celulas de carga ao mesmo tempo, pois meu dispositivo de pesagem necessita, e o mesmo possui saída de 0-5 volts.
Quanto a resolução tem que ser boa pra esse sistema, pois tenho que detectar variações de 25 gramas.

HugoPT

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

luisandrade

Andei pesquisando e encontrei o tal filtro iir, alguém conhece esse filtro, funciona bem pra correção de variação?

Go Up