Pages: 1 [2] 3 4 5   Go Down
Author Topic: Montando um carrinho (L298N)  (Read 16453 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
God Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Fala ai Jo,

Então, como você ligou a as baterias de Li-on no GND da placa do L298N você pode fazer uma conexão dessa GND com a GND do arduíno. Pelo menos foi assim que me orientaram e que percebo por ai ^^

Se eu estiver errado, que nossos colegas me corrijam.

Uma coisa que aprendi é a não confirmar em tudo que falam por ai. rs

Um exemplo é o terrorismo que fazem em relação a essas baterias de Lithium. Ok que elas são perigosas, mas sendo cuidadoso os riscos são mínimos. ^^

Abraço,

Newbie
*
View Profile

Verdade... andei lendo algumas coisas sobre estas baterias tb.... fique bastante preocupado em tê-las em casa.... mas tb acho que com cuidado não deve ser tão perigosa senão as pessoas não as teriam. Por enquanto eu comprei só um carregador baratinho http://www.imaxrc.com/B3-Compact.html... agora tô pesquisando qual bateria..... elas são bem caras!!!!

Valeu!
Abraço!

God Member
View Profile

Sim, parece que os caras tentam assustar. Mas se fossem tão perigosas não estariam em celulares, notebooks e outros eletrônicos. Mas é certo que deve-se ter cuidado com a "sobre carga", "sobre descarga", em não "puxar" mais do que a bateria pode oferecer, não curto-circuitar e monitorar a temperatura. Por isso além de carregadores confiáveis é interessante ter baterias protegidas (elas tem um circuito interno que corta a corrente para proteger a bateria em situações especificas ou temperaturas altas).

Porque estou fazendo esses comentarios em um topico sobre carrinho? Motores costumam puxar bastante corrente, se essa corrente for superior à capacidade da bateria, pode ser perigoso. Se a bateria não tiver proteção e ela for totalmente descarregada, a bateria morre.

Se eu disse alguma besteira, meus colegas, me corrijam! ^^

Abraços

Newbie
*
View Profile

Cara, qual bateria vc tá usando... pesquisei um pouco e achei estar marcas, vc conheçe alguma delas: "TIGER Power", "KINGMAX" e "ZIPPY"
Estou procurando com 11.1V, 2200mAh e 20C (ou 25, 30, 35). Se alguém tiver uma dica!!!

Outra coisa, vi que vc falou da corrente dos motores.... como faço para saber a dos meus motores? Como faço pra medir isso?

Agradeço a ajuda!!!
Jo

God Member
View Profile

Poxa, Jo, desta vez não posso ajudá-lo, não conheço marcas de baterias de Lion.  smiley-sad

Eu uso uma bateria de Li-on de 7.4 800 mah de um velho celular sansung (possui um carregador externo ^^) para alimentar o arduíno.

Para motores, etc eu uso pilhas AA de Ni-Cad ou umas 18650 da sony extraídas de baterias de notebook (eu uso um cricuito de proteção igual a esse http://dx.com/p/charge-discharge-protective-circuit-board-for-rechargeable-li-ion-batteries-17-4mm-1-9mm-26112?item=6)

Apesar de usar as células (18650) que eram de baterias de notebook, uso por minha conta e risco smiley-wink

Eu sou sucateiro total rs, pra vocês terem noção, meu robo usa sensores IR daqueles mouses de bolinha (antes de existirem os mouses óticos) para seguir a linha, rs

Sobre o quanto os motores consomem, seria necessário obter as especificações do fabricante. Para saber o quanto o teu carrinho inteiro consome, acredito que seria necessário calcular o quanto cada componente (motor, sensores, etc) consome. Não sei se existe outro caminho.

Espero que algum dos outros colegas possam te ajudar em relação à bateria e deterinação de consumo, ficarei de olho também.

Abraço,

Newbie
*
View Profile

Prezados boa tarde. Meu primeiro post.

Também adquiri o kit do amigo e sou totalmente leigo no assunto. ainda estou preso na parte da montagem. gostaria de contar com a ajuda dos amigos para montá-lo. Alguém possui links de passo a passo? Agradeço desde já.

Um agrande abraço

Newbie
*
View Profile

Fala jpricaro, apesar de não ser dono de nada aqui te desejo boas vindas. Um manual de como montar passo a passo este  kit eu não achei. Como disse no início do tópico tb naum manjo nada... me basei como ligar o carrinho desta forma: http://www.geekonfire.com/wiki/index.php?title=Dual_H-Bridge_Motor_Driver, outro bom exemplo é este htttp://www.funnyrobotics.com/2011/03/arduino-with-l298n-based-dual-motor.html  que nosso amigo Mortis citou...

No resto o que vc não souber posta aqui que eu (e acredito que nossos colegas de forum) te ajudarão.
Boa diversão!!

Abraço!!!

Newbie
*
View Profile

Obrigado pela resposta jojorge01. Eu ainda estou quebrando a cabeça na montagem do carro. Você já o montou? Não estou entendendo como monta aquele servo (acho que é para o sensor de distância) da frente, as peças não encaixam.

Abraço

God Member
View Profile

Fala jpricaro, apesar de não ser dono de nada aqui te desejo boas vindas.

Você é dono do post! rs

Não estou entendendo como monta aquele servo (acho que é para o sensor de distância) da frente, as peças não encaixam.

jpricaro, bem vindo! ^^

Pelo que é possível ver na imagem do dx.com (http://dx.com/p/arduino-compatible-bluetooth-controlled-robot-car-kits-146418?item=35) o servo é usado no sensor, pela imagem e olhando as peças você não consegue montar? Será que os chineses mandaram peças erradas ou fatando alguma?

Newbie
*
View Profile

Fala pessoal, cara na hora que escrevi a mensagem eu não lembrei... mas quando cheguei em casa fui fuçar nos txts zoneados com endereço de coisas que tenho aqui e achei este link http://club.dx.com/forums/Forums.dx/threadid.1197666 é do forum da própria dealextreme de um cara que montou e customizou um modelo parecido com o nosso (acho que o que ele comprou não tem bluethooth)... lá dá pra ver a solução dele.... a peça realmente não encaixa.... vc tem que cortar uma daquelas "pazinhas" que vem e "socar" ela lá dentro hehehehe e isso ai, mete o estilete nela sem dó.

Quanto a montar o carrinho eu fiz o básico.... ele andar com o fio pendurado.... parei um pouco pra pesquisar como comandar ele pelo bluethooth e acabei tomando a decisão de usar um interpretador chamado "Python" rodando em um celular Nokia N95 (na falta de um Android que seria o ideal, peguei este que tava jogado aqui em casa)... tive que dar uma pesquisada de como montar este programinha pra enviar os comandos via bluetooth do celular pro carrinho. Consegui terminar este programa hoje, o próximo passo agora é colocar o bluethooth no carrinho e comandar.... depois vou mexer com este servo.

Bom dá uma olhada no passo a passo do link... ajuda um pouco e desculpe por não ter passado antes, realmente só lembrei depois!!!

qq coisa manda mensagem ai.... vamos discutir e aprender bastante e todos juntos!!

abraço!!
Jo

God Member
View Profile

parei um pouco pra pesquisar como comandar ele pelo bluethooth e acabei tomando a decisão de usar um interpretador chamado "Python" rodando em um celular Nokia N95 (na falta de um Android que seria o ideal, peguei este que tava jogado aqui em casa)... tive que dar uma pesquisada de como montar este programinha pra enviar os comandos via bluetooth do celular pro carrinho. Consegui terminar este programa hoje, o próximo passo agora é colocar o bluethooth no carrinho e comandar

Eu uso o visual studio 2010 (vocês podem baixar a versão express) para controlar o carrinho e ou mandar comandos a partir do PC, mas não sei o quanto vocês sabem de programação e em qual linguagem. No link http://denadaiblog.wordpress.com/2010/10/06/c-e-arduino-programa-bsico/ tem um exemplo bem básico, pode ser um primeiro passo, se tiverem interesse =)

Newbie
*
View Profile

Fala jpricaro, apesar de não ser dono de nada aqui te desejo boas vindas.

Você é dono do post! rs

Não estou entendendo como monta aquele servo (acho que é para o sensor de distância) da frente, as peças não encaixam.

jpricaro, bem vindo! ^^

Pelo que é possível ver na imagem do dx.com (http://dx.com/p/arduino-compatible-bluetooth-controlled-robot-car-kits-146418?item=35) o servo é usado no sensor, pela imagem e olhando as peças você não consegue montar? Será que os chineses mandaram peças erradas ou fatando alguma?

A imagem não mostra dentro dos servos e eles simplesmente não encaixam

Newbie
*
View Profile

Fala pessoal, cara na hora que escrevi a mensagem eu não lembrei... mas quando cheguei em casa fui fuçar nos txts zoneados com endereço de coisas que tenho aqui e achei este link http://club.dx.com/forums/Forums.dx/threadid.1197666 é do forum da própria dealextreme de um cara que montou e customizou um modelo parecido com o nosso (acho que o que ele comprou não tem bluethooth)... lá dá pra ver a solução dele.... a peça realmente não encaixa.... vc tem que cortar uma daquelas "pazinhas" que vem e "socar" ela lá dentro hehehehe e isso ai, mete o estilete nela sem dó.

Quanto a montar o carrinho eu fiz o básico.... ele andar com o fio pendurado.... parei um pouco pra pesquisar como comandar ele pelo bluethooth e acabei tomando a decisão de usar um interpretador chamado "Python" rodando em um celular Nokia N95 (na falta de um Android que seria o ideal, peguei este que tava jogado aqui em casa)... tive que dar uma pesquisada de como montar este programinha pra enviar os comandos via bluetooth do celular pro carrinho. Consegui terminar este programa hoje, o próximo passo agora é colocar o bluethooth no carrinho e comandar.... depois vou mexer com este servo.

Bom dá uma olhada no passo a passo do link... ajuda um pouco e desculpe por não ter passado antes, realmente só lembrei depois!!!

qq coisa manda mensagem ai.... vamos discutir e aprender bastante e todos juntos!!

abraço!!
Jo

show, já estava imaginando que teria de cortar, o problema era onde cortar. Acho que agora vai.

Vlw mesmo

God Member
View Profile

A imagem não mostra dentro dos servos e eles simplesmente não encaixam

Coisas do DX =S

show, já estava imaginando que teria de cortar, o problema era onde cortar. Acho que agora vai.

Estamos aguardando os resultados rs

Newbie
*
View Profile

Bom pessoal, com as dicas consegui montar o servo e terminar a parte estrutural do kit. Realmente tive de cortar e afinar o suporte do servo.

Agora estou partindo para a parte elétrica, já li todos links postados neste tópico, mas o receio de queimar uma placa é grande.

jojorge01, será que poderia me falar quais fios você ligou e onde? Também gostaria de saber se alterou algum jumper.

Agradeço desde já.

João Paulo

Pages: 1 [2] 3 4 5   Go Up
Jump to: