Go Down

Topic: Montando um carrinho (L298N) (Read 18224 times) previous topic - next topic

jojorge01

Fala cara.... eu sou Analista de Sistemas, trabalho desenvolvendo sistemas em C#/VB .NET e conheço bem a criança (ao menos eu acho). Só não sabia que dava pra mandar os comandos do VS para arduino.... poxa legal isso pq quem tá acostumado com a IDE do VS aquela IDE do arduino é bem diferente..... blz, obrigado pela dica.... vou olhar o link e tentar por pra funcionar.

Valeu!
Jo

Fala jpricaro, apesar de não ser dono de nada aqui te desejo boas vindas.

Você é dono do post! rs

Não estou entendendo como monta aquele servo (acho que é para o sensor de distância) da frente, as peças não encaixam.

jpricaro, bem vindo! ^^

Pelo que é possível ver na imagem do dx.com (http://dx.com/p/arduino-compatible-bluetooth-controlled-robot-car-kits-146418?item=35) o servo é usado no sensor, pela imagem e olhando as peças você não consegue montar? Será que os chineses mandaram peças erradas ou fatando alguma?

A imagem não mostra dentro dos servos e eles simplesmente não encaixam

jojorge01

Bom pessoal, com as dicas consegui montar o servo e terminar a parte estrutural do kit. Realmente tive de cortar e afinar o suporte do servo.

Agora estou partindo para a parte elétrica, já li todos links postados neste tópico, mas o receio de queimar uma placa é grande.

jojorge01, será que poderia me falar quais fios você ligou e onde? Também gostaria de saber se alterou algum jumper.

Agradeço desde já.

João Paulo

Fala João... calma eu tb fiquei com medo de torrar heheheh a ainda tô... seguinte eu liguei o arduino com um conjunto de pilhas que eu já tinha e peguei aquelas pilhas que vireram e liguei no L298N, o positivo no VMS e o terra no GND... ai vc vai ver a placa acender... tem uma dica que nosso amigo Mortis deu sobre ligar os terras do L298N e do arduino juntos, isso eu ainda não fiz,tava construindo a aplicação de controle remoto pro meu N95 fazer o carrinho andar pelos comandos do celular via bluethooth, mas vou tentar nos próximos dias. Quanto aos fios que saem do arduino pro L298N isso eu não tenho aqui, mas fiz baseado no link http://www.geekonfire.com/wiki/index.php?title=Dual_H-Bridge_Motor_Driver, liguei basicamente deste jeito. Se quiser mais detalhe, manda outra mensagem ainda hoje mesmo que a noite eu tiro fotos e mostro mais detalhado ok!!!!

Obirgado a todos!!

jpricaro

Bom pessoal, com as dicas consegui montar o servo e terminar a parte estrutural do kit. Realmente tive de cortar e afinar o suporte do servo.

Agora estou partindo para a parte elétrica, já li todos links postados neste tópico, mas o receio de queimar uma placa é grande.

jojorge01, será que poderia me falar quais fios você ligou e onde? Também gostaria de saber se alterou algum jumper.

Agradeço desde já.

João Paulo

Fala João... calma eu tb fiquei com medo de torrar heheheh a ainda tô... seguinte eu liguei o arduino com um conjunto de pilhas que eu já tinha e peguei aquelas pilhas que vireram e liguei no L298N, o positivo no VMS e o terra no GND... ai vc vai ver a placa acender... tem uma dica que nosso amigo Mortis deu sobre ligar os terras do L298N e do arduino juntos, isso eu ainda não fiz,tava construindo a aplicação de controle remoto pro meu N95 fazer o carrinho andar pelos comandos do celular via bluethooth, mas vou tentar nos próximos dias. Quanto aos fios que saem do arduino pro L298N isso eu não tenho aqui, mas fiz baseado no link http://www.geekonfire.com/wiki/index.php?title=Dual_H-Bridge_Motor_Driver, liguei basicamente deste jeito. Se quiser mais detalhe, manda outra mensagem ainda hoje mesmo que a noite eu tiro fotos e mostro mais detalhado ok!!!!

Obirgado a todos!!

Pôxa meu amigo, se você puder postar fotos vou ficar muito agradecido. Meu conhecimento de programação/eletrônica é igual ao seu de Aramaico (espero que não conheça Aramaico). Rsssssss

Sou apenas um curioso e apreciador de tecnologia

jojorge01

Sep 18, 2012, 06:08 pm Last Edit: Sep 18, 2012, 06:15 pm by jojorge01 Reason: 1
Tranquilo cara, hoje a noite tiro as fotos e passo pra vc como eu liguei. Eu não coloquei ainda o servo e o bluethooth, mas pelo que vi eles já tem lugar certo na sensor shield..... bom pra fazer o bixo andar com certeza dá!!!
Abraço!

jojorge01

João, desculpe cara, não deu pra postar ontem a noite, mas tô pondo agora..

Ligação da L298N (é so seguir as cores no Arduino)

Ligação na Sensor Shield, aqui vc pode seguir as cores com a primeira foto

Obs.: Coloquei o módulo Bluethooth neste conector de 4 pinos logo ai embaixo do Shield v5.0, funcionou!!!

Ligação da parte elétrica

Aqui vc vai ter que testar não em jeito, quando for ligar os motores pode ser que cada um gire pra um lado, ai é só inverter ele de polaridade, é na tentativa e erro mesmo, não fique preocupado com isso, é assim mesmo.

Pronto pra andar

Bom aqui o carrinho tá todo conectado, inclusive com o módulo bluethooth (logo ali perto dos fios coloridos). Nesta configuração, conforme já disse antes eu tô usando um "aplicativo" em Phyton que eu escrevi rodando de um celular Nokia N95 que tava jogado na gaveta. Este aplicativo lê o direcional do celular (cima, baixo, esquerda, direita e o botão do centro pra frear) e envia os comandos via bluethooth para o módulo bluethooth do carrinho. Tá funcionando com asssim.
Pra falar bem a verdade eu não gostei de duas coisas:
1 - como ele faz a curva, está com aquele esquema de girar no próprio eixo
2 - achei que ele demora um pouco pra responder, ou seja, dou o comando no celular e o carrinho demora um pouco pra responder, mas preciso dar uma olhada com mais calma no código, pode ser que eu tenha esquecido um delay pra trás que tá fazendo isso.

Pra vc começar acho melhor usar o código deste exemplo http://www.geekonfire.com/wiki/index.php?title=Dual_H-Bridge_Motor_Driver, ele vai fazer os motores girarem para frente (ou pra trás), com isso vc vai conseguir colocar as polaridades dos motores todas de forma correta sem nenhuma frescura no código, foi assim que fiz tb. Depois vc vai incrementando seu programa com outras coisas como ler uma opção de direção, funcionar o servo e etc. Se quiser meu código completo posso te passar sem problemas, se quiser o código do aplicativo do celular tb é só pedir....

Qualquer outra dúvida estou a disposição, só espero que entenda que só posso ver isso a noite e tem dias que minha filhinha quer a atenção completa e integral do papai, ai não dá pra ver nada.

Boa diversão!
Abraço!
Jo

jpricaro

Perfeito meu amigo, vlw mesmo. Fiz todas ligações aqui, placas e luzes ok. Agora não estou conseguindo conectar o software ao Arduino. Qual que a galera utiliza? Estou usando o EZ-Robot (tentando). Minha porta é a COM10, ele reconhece mas não conecta. Aparece a seguinte mensagem:

Could not connect to the EZ-B

Estou parado nessa. Procurei bastante aqui no fórum e nada achei. Alguém pode ajudar??

Um abraço galera.

João Paulo

Mortis

Fala cara.... eu sou Analista de Sistemas, trabalho desenvolvendo sistemas em C#/VB .NET e conheço bem a criança (ao menos eu acho). Só não sabia que dava pra mandar os comandos do VS para arduino.... poxa legal isso pq quem tá acostumado com a IDE do VS aquela IDE do arduino é bem diferente..... blz, obrigado pela dica.... vou olhar o link e tentar por pra funcionar.

Fala ai Jo,

Eu me referia a fazer a aplicação para controlar o arduino no C#, usando o serialport do .net, em um primeiro momento, parece-me mais fácil, até para receber o feedback do arduino.

Aqui tem algumas coisas, mas ainda não tive tempo de ver: http://arduino.cc/playground/Main/DevelopmentTools.

A IDE do arduino é bem simples, ocular/expandir os códigos, por exemplo, seria bem legal. Mas é uma ferramenta gratuíta, e cumpre com o que propõe, não temos do que reclamar, né?

Mortis

Fala ai joão, beleza?

Cara, você deu uma olhada no site do Ez-b? http://www.ez-robot.com/Tutorials/Default.aspx?id=1

Eu sou novato nessa área de microcontroladores, nem conhecia esse ez robot, mas dei uma olhada por cima e tem algumas coisas.

Os caras possuem um fórum (http://www.ez-robot.com/community/forum/posts.aspx?threadId=1317), pode ser interessante postar lá.

Vamos ver se por aqui aparece alguém que pode te ajudar nessa parte.

jojorge01

Fala ai Jo,

Eu me referia a fazer a aplicação para controlar o arduino no C#, usando o serialport do .net, em um primeiro momento, parece-me mais fácil, até para receber o feedback do arduino.

Aqui tem algumas coisas, mas ainda não tive tempo de ver: http://arduino.cc/playground/Main/DevelopmentTools.

A IDE do arduino é bem simples, ocular/expandir os códigos, por exemplo, seria bem legal. Mas é uma ferramenta gratuíta, e cumpre com o que propõe, não temos do que reclamar, né?

Fala Mortis, cara, vi o link que vc passou e realmente lá tem código C# interagindo com o Arduino, mas dando uma pesquisada vi este site http://www.visualmicro.com/ que os caras fizeram um add-in que vc programa o código nativo do arduino no VS.... dá uma olhada... dá pra fazer as duas coisas.... e vi inclusive que os caras tão terminando um produto (acho que tá em beta ainda ) que vai permitir debugar o código arduino... já imaginou que loco....

Abração!!!
Valeu!!
Jo

jojorge01

Perfeito meu amigo, vlw mesmo. Fiz todas ligações aqui, placas e luzes ok. Agora não estou conseguindo conectar o software ao Arduino. Qual que a galera utiliza? Estou usando o EZ-Robot (tentando). Minha porta é a COM10, ele reconhece mas não conecta. Aparece a seguinte mensagem:

Estou parado nessa. Procurei bastante aqui no fórum e nada achei. Alguém pode ajudar??

Um abraço galera.

João Paulo

Fala João... achei que vc tinha o mesmo kit que o meu... manda o link doi seu kit pra gente ver quais são os componentes que tem ....ahhh uma coisa que já havia visto antes e realmente acontece.... quando vc for fazer o upload do programa do seu pc para o arduino, desconecte o módulo bluethooth (se der pra desconectar só o positivo pode ser).... pq se não dá pau de conexão mesmo.... se não me engano o módulo usa as mesas portas que o pc usa pra se comunicar com o arduino.

Qualquer coisa estamos ai!!!!

Mortis

Fala Mortis, cara, vi o link que vc passou e realmente lá tem código C# interagindo com o Arduino, mas dando uma pesquisada vi este site http://www.visualmicro.com/ que os caras fizeram um add-in que vc programa o código nativo do arduino no VS.... dá uma olhada... dá pra fazer as duas coisas.... e vi inclusive que os caras tão terminando um produto (acho que tá em beta ainda ) que vai permitir debugar o código arduino... já imaginou que loco....

Fala ai Jo,

Para emular eu uso o http://www.virtualbreadboard.com/, mas tem uma limitações e diferenças na parte do código. Mas quando estou com preguiça de juntar os componentes eu faço simulações simples usando ele.

Esse visual micro parece bacana, darei uma olhada se eu tiver um tempo no final de semana. Mas essa parte esta difícil rs

Me interessou essa parte: "Apply to be a beta tester when you register for the forum.  Contributors get a free forever license for the debugger upgrade when it is released"

É interessante vermos as regras, "free forever" é muito melhor! rs

Nesse universo tem muita coisa!!!! Bom para quem trabalha com isso, eu que sou "hobbysta" fico tentando arumar tempo =S

Abraço

Mortis

quando vc for fazer o upload do programa do seu pc para o arduino, desconecte o módulo bluethooth (se der pra desconectar só o positivo pode ser).... pq se não dá pau de conexão mesmo.... se não me engano o módulo usa as mesas portas que o pc usa pra se comunicar com o arduino.

Jo, você esta certissimo. O Uno só possui uma interface serial TX0 e RX0, que são usadas pelo arduino nativamente e pela porta, se o módulo BT estiver conectado vai dar pau (porque a porta estara em uso quando o arduino tentar parar a execução para a reprogramação).

Nem me lembrei disso, pois uso o mega que tem seriais adicionais ^^

Outra coisa que pode ser feita é manter o botão reset pressionado, ligar o cabou usb, e manter pressionado por uns 10 segundos (não lembro o tempo exato =S), pois o arduino iniciará sem rodar os códigos do programa permitindo a reprogramação sem ele ter de interromper o loop por ele mesmo.

jpricaro

Um abraço galera.

João Paulo

Fala João... achei que vc tinha o mesmo kit que o meu... manda o link doi seu kit pra gente ver quais são os componentes que tem ....ahhh uma coisa que já havia visto antes e realmente acontece.... quando vc for fazer o upload do programa do seu pc para o arduino, desconecte o módulo bluethooth (se der pra desconectar só o positivo pode ser).... pq se não dá pau de conexão mesmo.... se não me engano o módulo usa as mesas portas que o pc usa pra se comunicar com o arduino.

Qualquer coisa estamos ai!!!!

Fala Jorge blz?

Me expressei mal, meu kit é o mesmo que o seu. Minha dúvida é sobre a Inteface que o pessoal utiliza para enviar os comando para o carro (controlar os servos e motor). Para mandar os códigos uso o Arduino mesmo.

Esse EZ-Builder a que me referi é uma inteface de comandos bem interessante. No vídeo do Dealextreme percebi que eles a utilizam:

http://www.youtube.com/watch?v=tMZsLu31tpI

Vlw.

jpricaro

Fala ai joão, beleza?

Cara, você deu uma olhada no site do Ez-b? http://www.ez-robot.com/Tutorials/Default.aspx?id=1

Eu sou novato nessa área de microcontroladores, nem conhecia esse ez robot, mas dei uma olhada por cima e tem algumas coisas.

Os caras possuem um fórum (http://www.ez-robot.com/community/forum/posts.aspx?threadId=1317), pode ser interessante postar lá.

Vamos ver se por aqui aparece alguém que pode te ajudar nessa parte.

Blz cara?.

Ainda estou apanhando bastante. Não achei nada referente ao Arduino no fórum deles.

Qual interface vc utiliza?

jpricaro

quando vc for fazer o upload do programa do seu pc para o arduino, desconecte o módulo bluethooth (se der pra desconectar só o positivo pode ser).... pq se não dá pau de conexão mesmo.... se não me engano o módulo usa as mesas portas que o pc usa pra se comunicar com o arduino.

Jo, você esta certissimo. O Uno só possui uma interface serial TX0 e RX0, que são usadas pelo arduino nativamente e pela porta, se o módulo BT estiver conectado vai dar pau (porque a porta estara em uso quando o arduino tentar parar a execução para a reprogramação).

Nem me lembrei disso, pois uso o mega que tem seriais adicionais ^^

Outra coisa que pode ser feita é manter o botão reset pressionado, ligar o cabou usb, e manter pressionado por uns 10 segundos (não lembro o tempo exato =S), pois o arduino iniciará sem rodar os códigos do programa permitindo a reprogramação sem ele ter de interromper o loop por ele mesmo.

Vlw Mortis, vou tentar isso

Go Up