Pages: 1 2 3 [4] 5   Go Down
Author Topic: Montando um carrinho (L298N)  (Read 16815 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
God Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Qual interface vc utiliza?

João, eu tenho um arduino mega compatível (chinguino, de ching ling kkkk).

Se você tem o Arduino, o que você esta fazendo em relação ao EZ-B? Você não esta usando a IDE do arduino (disponível em http://arduino.cc/en/Main/Software)?

Como você é novato, tenta achar esse livro http://shop.oreilly.com/product/9780596802486.do Eu encontrei um e-book na net e existe disponível em alguns sites. Lembrando que baixar e-book de lugar não autorizado é pirataria!!! rs

Sobre achar coisas de arduino, cara no google nós encontramos MUUUUITA coisa.

Sobre instalação, o primeiro link simples que encontrei foi: http://brasilrobotics.blogspot.com.br/2011/03/como-instalar-drivers-da-usb-do-arduino.html

Se você usa o linux, tem esse: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Arduino (com algumas dicas e informações gerais)

Investe um tempinho livre procurando no google que vc aprende muito com os tutorias do povo na net ^^

e aqui, no arduino.cc também tem uma infinidade de coisas

Só de pensar em tudo isso, minha cabeça deu um 360 rs

Edit: olha aqui: http://arduino.cc/en/Guide/HomePage
« Last Edit: September 20, 2012, 10:26:18 am by Mortis » Logged

Newbie
*
View Profile

Qual interface vc utiliza?

João, eu tenho um arduino mega compatível (chinguino, de ching ling kkkk).

Se você tem o Arduino, o que você esta fazendo em relação ao EZ-B? Você não esta usando a IDE do arduino (disponível em http://arduino.cc/en/Main/Software)?

Como você é novato, tenta achar esse livro http://shop.oreilly.com/product/9780596802486.do Eu encontrei um e-book na net e existe disponível em alguns sites. Lembrando que baixar e-book de lugar não autorizado é pirataria!!! rs

Sobre achar coisas de arduino, cara no google nós encontramos MUUUUITA coisa.

Sobre instalação, o primeiro link simples que encontrei foi: http://brasilrobotics.blogspot.com.br/2011/03/como-instalar-drivers-da-usb-do-arduino.html

Se você usa o linux, tem esse: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Arduino (com algumas dicas e informações gerais)

Investe um tempinho livre procurando no google que vc aprende muito com os tutorias do povo na net ^^

e aqui, no arduino.cc também tem uma infinidade de coisas

Só de pensar em tudo isso, minha cabeça deu um 360 rs

Edit: olha aqui: http://arduino.cc/en/Guide/HomePage

Mortis, desculpa a total ignorância, pode deixar que vai ser por pouco tempo pois já estou estudando um pouco mais, Rsssssssss

Quando você se refere a "IDE do Arduino", se refere ao mesmo software que enviamos os códigos (esse que vc postou o link)? Não consegui (ou não entendi) como faço para comandar através dele (os códigos consegui enviar tranquilo). Por exemplo, quero testar se os códigos enviados estão funcionando, onde fica o "botão" para clicar ???

Mais uma vez peço desculpas pela total ignorância no assunto... Mas vou melhor, prometo....rsssssss

Abraço.

God Member
View Profile

Quando você se refere a "IDE do Arduino", se refere ao mesmo software que enviamos os códigos (esse que vc postou o link)? Não consegui (ou não entendi) como faço para comandar através dele (os códigos consegui enviar tranquilo). Por exemplo, quero testar se os códigos enviados estão funcionando, onde fica o "botão" para clicar ???

Fala ai João!

Isso mesmo, esse programa é usado para escrevermos o código e "copiá-lo" para dentro do arduino.

A minha primeira pergunta seria, quais códigos enviados (o que eles fazer), a segunda qual função teria esse "botão". Desculpe se sou um pouco literal rs

Quando eu peguei o arduino, a primeira coisa que fiz foi ascender um led kkkk Pode parecer besta, mas é mais fácil aprender fazendo coisas básicas no início e ir incrementando. Então vamos com calma! rs

Primeiro precisamos saber se você esta conseguindo escrever o código e mandar para o arduíno. Tenta escrever um código só para o motor girar, depois escreve o código para ele andar uns segundos para a frente
, para trás, para a direita e para a esquerda. Pronto, só nisso já dá para validar os códigos para o movimento do carrinho.

Segundo passo, testar só a parte de comunicação serial usando o bluetooth, tipo mandar um oi para o arduino e ele responser com boa tarde. Bem básico ^^

Depois disso você já será capaz de controlar os motores e receber os comandos. Será só juntar as duas partes para enviar os comandos. Você pode ver com o Jo o programa que ele usou no celular ou escrever um no VB.Net, no C# ou outra linguagem.

Fazendo essa parte de controle pelo pc (ou celular) vc já consegue brincar como controle remoto, ai é só trocar a parte do controle remoto para ser ativado com os sensores.

Entendeu? Vamos por partes como o Jack faria rs

Diz ai onde esta o problema e eu tento te ajudar, pois não entendi o que vc realmente precisa, por isso tagarelei o acima, que vc provavelmente já sabia rs

Até

Newbie
*
View Profile

ahahahahh, o rduino está me deixando doido, tá fod....... Nem formular uma pergunta estou conseguindo...KKKKKKK

Minha dúvida era, depois de enviar os códigos para placa, onde deveria apertar para o carro funcionar????? Achei que funcionava assim: na IDE teria um botão onde eu clico "Frente" o carro anda para frente, eu clico "atras" ele anda para trás....

Mas agora você falou que é pelo controle remoto... putzzzz

Estou usando esse código, sugerido no link: http://www.geekonfire.com/wiki/index.php?title=Dual_H-Bridge_Motor_Driver

int ENA=5;//connected to Arduino's port 5(output pwm)
int IN1=2;//connected to Arduino's port 2
int IN2=3;//connected to Arduino's port 3
int ENB=6;//connected to Arduino's port 6(output pwm)
int IN3=4;//connected to Arduino's port 4
int IN4=7;//connected to Arduino's port 7
void setup()
{
 pinMode(ENA,OUTPUT);//output
 pinMode(ENB,OUTPUT);
 pinMode(IN1,OUTPUT);
 pinMode(IN2,OUTPUT);
 pinMode(IN3,OUTPUT);
 pinMode(IN4,OUTPUT);
 digitalWrite(ENA,LOW);
 digitalWrite(ENB,LOW);//stop driving
 digitalWrite(IN1,LOW);
 digitalWrite(IN2,HIGH);//setting motorA's directon
 digitalWrite(IN3,HIGH);
 digitalWrite(IN4,LOW);//setting motorB's directon
}
void loop()
{
  analogWrite(ENA,255);//start driving motorA
  analogWrite(ENB,255);//start driving motorB

}

vlw

God Member
View Profile

ahahahahh, o rduino está me deixando doido, tá fod....... Nem formular uma pergunta estou conseguindo...KKKKKKK

Minha dúvida era, depois de enviar os códigos para placa, onde deveria apertar para o carro funcionar????? Achei que funcionava assim: na IDE teria um botão onde eu clico "Frente" o carro anda para frente, eu clico "atras" ele anda para trás....

Mas agora você falou que é pelo controle remoto... putzzzz

Estou usando esse código, sugerido no link: http://www.geekonfire.com/wiki/index.php?title=Dual_H-Bridge_Motor_Driver

int ENA=5;//connected to Arduino's port 5(output pwm)
int IN1=2;//connected to Arduino's port 2
int IN2=3;//connected to Arduino's port 3
int ENB=6;//connected to Arduino's port 6(output pwm)
int IN3=4;//connected to Arduino's port 4
int IN4=7;//connected to Arduino's port 7
void setup()
{
 pinMode(ENA,OUTPUT);//output
 pinMode(ENB,OUTPUT);
 pinMode(IN1,OUTPUT);
 pinMode(IN2,OUTPUT);
 pinMode(IN3,OUTPUT);
 pinMode(IN4,OUTPUT);
 digitalWrite(ENA,LOW);
 digitalWrite(ENB,LOW);//stop driving
 digitalWrite(IN1,LOW);
 digitalWrite(IN2,HIGH);//setting motorA's directon
 digitalWrite(IN3,HIGH);
 digitalWrite(IN4,LOW);//setting motorB's directon
}
void loop()
{
  analogWrite(ENA,255);//start driving motorA
  analogWrite(ENB,255);//start driving motorB

}

vlw

Agora sim! rs

Se você ligou tudo corretamente, os motores deveriam funcionar logo quando você liga o arduino (quando você liga na bateria ou na USB o arduino já começa a executar o código, ele não espera vc apertar nada rs). Tanto que, para evitar que ele execute algo, você tem de segurar o reset enquanto liga e manter segurado por uns 10 segundos após ligar, assim ele não executa o setup e o loop.

Sim, você precisa de "alguém" que se comunique com o arduino (via bluetooth) para dizer frente, trás, etc Esse alguém pode ser o PC, o celular, um controle ir, etc.

Uma dica, tenta somente com o arduino, a placa com o l298n e um motor, ai você pode usar a USB para alimetar o arduino e usar o 5V out para alimentar a placa e o motor, entendeu?

Faz os testes com o mínimo possível conectado, ai vc vai ligando o resto depois, fica muito mais fácil.

Muita calma, é muita coisa para aprenter e precisamos mastigar antes de engolir (eletônica analógica, eletônica digital, programação, lógica e mecânica)

Boa sorte por ai... Se tudo der certo amanhã a noite estou por aqui e vc me conta os resultados!

Até!

Newbie
*
View Profile

Fala pessoal, legal o tópico, todos aprendendo juntos.... quanto aos últimos comentários do Mortis, concordo plenamente tb.... acho mais fácil vc ir ligando aos poucos, os primeiros testes que fiz foi exatamente assim liguei dois motores com o carrinho "no ar", ou seja, sem as rodas tocarem o chão/mesa, pq com este código que vc tá executando precisa tomar cuidado pq se não ele vai sair igual um foguete e vai cair ca mesa (quase aconteceu comigo), ao invés de 255 coloca 120 ou 150 no máximo, só pra sentir o gostinho de ver ele andando, ainda com um fio pendurado, mas andando.
Quanto aos comandos, vc escreve o programa para ler a serial e fazer as ações de ir para a frente, para trás, esquerda e direita. Estes comando vc dá pela própria IDE o arduino usando o Monitor Serial, quando funcionar vc pensa em um controle remoto, por IR, Bluethooth, ou até mesmo esta interface EZ que vc citou. Se quiser a noite posso te mandar o código que estou usando, ele está em constante evolução, mas te mando sem problemas.

Aproveitando o tópico.... não estou conseguindo de jeito nenhum sair com mais de 5 v na saída para os motores. Já ativei para a plaquina pegar energia do Arduino e deixar a alimentação dos 7,4 só para os motores, mas sempre fica em 5 v, tem como mandar mais que isso? Se alguém tiver alguma opinião ou ajuda eu agradeço!!!

Jo

God Member
View Profile

Aproveitando o tópico.... não estou conseguindo de jeito nenhum sair com mais de 5 v na saída para os motores. Já ativei para a plaquina pegar energia do Arduino e deixar a alimentação dos 7,4 só para os motores, mas sempre fica em 5 v, tem como mandar mais que isso? Se alguém tiver alguma opinião ou ajuda eu agradeço!!!

Jo

E ai Jo,

A noite posso testar a saída para ver se nesse circuito tem algo diferente, afinal os chineses são imprevisíveis rs

Mas a especificação diz: Driver power supply: +6V~+35V

Então, teoricamente, o que você colocar no vms irá para para o motor com a perda apenas relacionada à resistência do L298n. Se eu estiver errado, alguém me corrija, pois estou deduzindo ^^.

Quando você liga a pilhas de Li-on no vms e ativa os motores (ENA ou ENB) com PWM de 255 na saída você lê apenas 5v?

A noite eu posto o resultado do teste, agora preciso trabalhar rs.

Até

Newbie
*
View Profile

Fala Mortis, já li e re-li duzentas vezes a página e não achei nada que pudesse me dizer o porque leio somente os 5 v na saída (tá certo vai... é 5, qq coisa, mas não passa de 5 v)..... o que recentemente tentei fazer foi alimentar a parte lógica com a energia do arduino pq achei.... bom como ele tá alimentando o chip dele que é 5v ele limita toda a entrada.... mas após fazer a mudança... ficou tudo na mesma. Acredito que eu tenha ligado certo, pois como já falei tenho dois conjuntos de pilhas, pra testar fiz assim, tirei as pilhas ligadas direto na controladora de motores e liguei as que alimentam o arduino, quando fiz isso as luzes do arduino e da controladora acenderam...

Não tenho idéia de o que fazer..... se tiver alguma vamos compartilhar.....
Se puder fazer estes testes na sua eu agradeço!!!!

Abraço a todos,
Jo

God Member
View Profile

Fala Mortis, já li e re-li duzentas vezes a página e não achei nada que pudesse me dizer o porque leio somente os 5 v na saída (tá certo vai... é 5, qq coisa, mas não passa de 5 v)..... o que recentemente tentei fazer foi alimentar a parte lógica com a energia do arduino pq achei.... bom como ele tá alimentando o chip dele que é 5v ele limita toda a entrada.... mas após fazer a mudança... ficou tudo na mesma. Acredito que eu tenha ligado certo, pois como já falei tenho dois conjuntos de pilhas, pra testar fiz assim, tirei as pilhas ligadas direto na controladora de motores e liguei as que alimentam o arduino, quando fiz isso as luzes do arduino e da controladora acenderam...

Não tenho idéia de o que fazer..... se tiver alguma vamos compartilhar.....
Se puder fazer estes testes na sua eu agradeço!!!!

Abraço a todos,
Jo

Jo, como exatamente você fez as ligações? Você ligou o arduino na bateria e os 5v out do arduino nos 5V da placa (ao lado do pino do motor B)?

Preciso confirmar, mas esse conector 5V (ao lado do pino do motor B) no geekonfire é indicado como 5V_OUT, mas creio que isso só ocorre se o jumper 5v_EN estiver ON (com jumper), ou seja o VMS passa pelo regulador que passa 5V para o pino 5V_OUT.

Se tirar o jumper, ele passa a ser 5v_IN, ou seja, é necessário colocar 5V ai para alimentar o CI (L298N).

Depois confirmo isso:
se o 5v_EN estiver ON o pino 5V (ao lado do pino do motor B) fornecerá 5V com origem no regulador, ou seja fornecerá 5V (OUT).
se o 5v_EN estiver OFF o pino 5V precisará ser alimentado com 5V para a parte lógica, ou seja será entrada (IN) para o L298N.

Outra parte é a saída, eu não creio que o regulador de tensão esteja no caminho para a saída do mortor.

O que vou testar é:
- ligar uma bateria no VMS e GND, manter o jumper 5V_EN
- Ligar o multímetro na saída do motor A
- Ligar o ENA no pino 5V out para ativar a ponte H
- ver o multímetro nos informa ^^

Newbie
*
View Profile

Fala Mortis, isso, liguei exatamente como vc falou, vi um cara fazendo assim em um site e experimentei (segue o site https://sites.google.com/site/raspberrypiarduinorobot/project-definition) . Quanto ao site geekonfire que vc falou, realmente lá está assim, mas se reparar estão as duas saídas assim, deve ser algum engano na legenda da foto. Ahhh eu tirei o jumper tb.

Aqui tirei a energia da placa sensor shield

Aqui entrando com a energia na controladora, usei as mesmas cores de fio.

Bom, estes testes que vc descreveu eu fiz tb.... sem querer.... heheheh mas fiz.... mas se vc puder fazer tb legal, pois existe uma grande chance de eu ter feito errado.
Aguardo seu retorno!!

Abraço!
Jo

God Member
View Profile

Beleza, Jo.

No final no geekonfire não esta errado, só esta incompleto. Eles colocaram as anotações considerando o jumper 5V_EN. Se removermos esse jumper é que a porta muda de OUT para IN.

Confirmarei os teus testes a noite e digo o quanto eu consegui na saída dos motores com a minha bateria de 7,4v, testo também com uma fonte externa de 9v ou 12v.

Até

God Member
View Profile

Ai Jo,

Fiz um teste rápido sem o Arduíno:

Liguei a bateria (VMS e GND) e as pontas do multímetro nos conectores do motor A.
https://skydrive.live.com/redir?resid=AE3CFC36530BB99A!204

Liguei o ENA ao 5V e o IN1 ao GND.
https://skydrive.live.com/redir?resid=AE3CFC36530BB99A!203

E cá esta a voltagem, 7,07v (minha bateria não esta totalmente carregada):
https://skydrive.live.com/redir?resid=AE3CFC36530BB99A!202

Estou com preguiça de fazer o teste com o Arduíno agora ^^, mas acredito que o resultado será o mesmo!
« Last Edit: September 21, 2012, 07:48:59 pm by Mortis » Logged

Newbie
*
View Profile

Fala galera.

Finalmente consegui ligar a criança seguindo a orientação do jojorge01. O que estava acontecendo é que no código de exemplo ( http://www.geekonfire.com/wiki/index.php?title=Dual_H-Bridge_Motor_Driver ) ele utiliza a porta 5 e no meu a porta é a 10. Foi só alterar isso e o carro ligou.  smiley smiley smiley

Quanto aos comandos, vc escreve o programa para ler a serial e fazer as ações de ir para a frente, para trás, esquerda e direita. Estes comando vc dá pela própria IDE o arduino usando o Monitor Serial, quando funcionar vc pensa em um controle remoto, por IR, Bluethooth, ou até mesmo esta interface EZ que vc citou. Se quiser a noite posso te mandar o código que estou usando, ele está em constante evolução, mas te mando sem problemas.

Jo

Jorge gostaria sim que me passasse seu código. Vlw.

O  que ainda não ficou claro é a questão de comandar através da IDE (Monitor Serial). Como funciona? Preciso digitar o comando que quero? No caso do carro estar em movimento, para ele parar basta digitar "STOP"?

Vlw mais uma vez pela ajuda, em especial ao Jorge e o Mortis. Um abraço.

God Member
View Profile

O  que ainda não ficou claro é a questão de comandar através da IDE (Monitor Serial). Como funciona? Preciso digitar o comando que quero? No caso do carro estar em movimento, para ele parar basta digitar "STOP"?

Primeiro, a idéia aqui é ajudar, então denada! =)

Primeiro precisamos "ensinar ao arduino", ou seja, criar o código que vai ler a serial e executar o comando, É exatamente o que tem no link abaixo, a única diferença é que no lugar do digitalWrite(2, HIGH); você vai colocar o código para executar a ação que vc quiser, por exemplo a = direita, b = esquerda, etc

http://arduino.cc/en/Tutorial/SwitchCase2

Boa programação ao! smiley-wink

Newbie
*
View Profile

Primeiro, a idéia aqui é ajudar, então denada! =)

Primeiro precisamos "ensinar ao arduino", ou seja, criar o código que vai ler a serial e executar o comando, É exatamente o que tem no link abaixo, a única diferença é que no lugar do digitalWrite(2, HIGH); você vai colocar o código para executar a ação que vc quiser, por exemplo a = direita, b = esquerda, etc

http://arduino.cc/en/Tutorial/SwitchCase2

Boa programação ao! smiley-wink

Pra ilustrar um pouco melhor o que vc var ter que fazer, dê uma olhada no vídeo, este é o primeiro de 3, assista todos que vc vai tirar de letra mais esta heheheh.

Este professor ensina duas coias que vc vai precisar, a primeira é como ligar o Bluethooth, depois pra testar o Bluethooth ele usa o esquema do monitor... é bem simples, qualquer coisa vc nos avisa!!!!

O código eu te passo a noite ok?
Abraço!!
Jo

Pages: 1 2 3 [4] 5   Go Up
Jump to: