Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Corrente LED 7 segments  (Read 1018 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Pessoal,

Alguém pode me dizer o que quer dizer power supply voltage e DP Voltage?

No site desse led de 7 segmentos informa: segment current: 20mA.
Ou seja, ele consome 20mA em cada segmento.

Se eu considerar o azul.

O arduino aguentaria o consumo desse LED de 7 segmentos?
A voltagem precisa ser 6.5v para o azul? fiquei na dúvida e não entendi o que é o DP Voltage.

Ah, eu vou ligar esse led com um multiplexador (74hc595).

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O Arduino é uma placa... em princípio, para um display de 7 segmentos de um caracter, o arduino aguenta bem.

Se te estás a referir ao microcontrolador, não. O multiplexer que vais usar, é provavel que aguente isso. Senão podes sempre usar um driver de corrente como o ULN2004, etc...

mas acho que o multiplexer aguenta com isso. Tens o sheet?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

O datasheet dele é o http://www.nxp.com/documents/data_sheet/74HC_HCT595.pdf

Só um detalhe, não será apenas um led de 7 segmentos, mas 6. Todos ligados ao multiplexador, e um multiplexador ligado ao outro.

Porém, pelo que eu estava lendo o multiplexador funciona alternando a corrente entre as suas saídas de forma muita rápida... Mas aí ficou minha dúvida também... e se usando 6 multiplexadores o led pode começar a falhar...

Ah... Você sabe o que é DP Voltage?

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

DP voltage, presumo que seja a queda no diodo...

Terás de alimentar o arduino com uma fonte externa. Duvido que o USB consiga lidar com essa corrente.

Existe um pino chamado OE que faz com que isso que falas não aconteca. Basicamente existem dois registos. Um que está ligado aos pinos e um registo de memoria. QUando passares este OE para 0V, o chip passa o registo de memoria para os pinos.

Este chip parece suportar os tais 20mA por segmento que falas... mas fica muito próximo do limite máximo.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Não entendi

Esse multiplexador é ligado ao arduino por 3 portas:
uma de clock, outra de latch e a outra de data

Ai, esse multiplexador tem 8 saídas.
Se ele informa que o maximo de entrada que ele puxa das portas do arduino eh 20mA, e informa que o "supply current" dele é 70mA.

E que o "output current" de cada saída dele o maximo é 35 mA. Eu fiz minhas contas e...
Aonde está a mágica? Hehehe...

Ou seja, ele funciona somente alternando a corrente entre as saídas, não é? Segundo o "Timing diagram", mostrando Q0 a Q7, concluo isso.

Tipo o led azul informa que o "supply voltage" é 6.5v, ai que entra minha dúvida inicial. Ele precisa de pelo menos 6.5v? É isso? Como faço nesse caso? Vou precisar de um driver de corrente? Ou melhor... Nesse caso seria voltagem, esse driver também amplifica a voltagem?

Ou será que esse led azul funcionaria apenas com os 5v?

Ah. Obrigado por suas respostas. =)

« Last Edit: August 30, 2012, 08:03:45 am by icarop » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

máximo de corrente dissipada no chip = 750mW

20mA * 5V * 7 segmentos = 700, correcto?

Os leds funcionam com menos voltagem... desde que seja superior à voltagem de queda eles funcionam. Para obter o melhor desempenho deles, é preferível que a alimentacão seja 6,5V. 5V serve na mesma.

a porta de latch é igual ao output enable que falei.

Pelas tuas perguntas reparo que não percebes muito bem o que é tensão e corrente... talvez seja melhor clarificares ambos os conceitos para esclareceres as dúvidas que tens completamente. smiley

Pages: [1]   Go Up
Jump to: