Go Down

Topic: Projecto para controlo de temperatura de camaras frigorificas (Read 10976 times) previous topic - next topic

Boa tarde a toda a comunidade.

Neste momento tenho um projecto para desenvolver com o objectivo de controlar a temperatura de 12 Câmaras Frigoríficas. Para além de o Arduino ter de ler constantemente o valor da temperatura dos 12 sensores terá de enviar uma mensagem de alerta para 3 números diferentes de telemóvel caso a temperatura se mantenha acima ou abaixo de um certo valor (definido individual por câmara) durante mais de 30 minutos.

Para além do controle da temperatura ainda terá de guardar 4 registos diários de cada câmara frigorífica num PC ou num disco de armazenamento para puder ser consultado por um operador.

Podem ajudar-me sobre qual o melhor Arduino para fazer este projecto e qual o melhor sensor de temperatura?

Fiz alguma pesquisa e penso que o melhor Arduino seria o Mega 2560 REV. 3 e o sensor uma KM35DZ e este seria ligado às entradas analógicas do Arduino.

Já agora alguém me pode ajudar sobre o assunto do envio das SMS de alerta?

Atentamente,
Climahotel

http://climahotel.comunidades.net

climahotel@gmail.com

bubulindo

Tens seguro? Lembra-te que o Arduino não é feito para ser utilizado em ambientes industriais.

Dito isto:

Podes encontrar um shield que use cartões SD e guardar os dados lá. Podes também tentar ligar o sistema a uma rede ethernet e guardar os dados em pachube ou algo assim.

O mega será o melhor principalmente por causa da quantidade de memória e de programa.

Não encontrei nenhum manual para esse sensor.

Procura por um shield GSM... isso envia SMS.
This... is a hobby.

Outra questão o Arduino não foi feito para ambientes industriais, mas pode ser usado desde que acondicionado num local seguro (exemplo: dentro de uma caixa estanque com devida ventilação para aquecimentos).

Pois o objectivo é e utilizar as suas potencialidades em ambientes reais com o menor custo.

Outra questão a nível do armazenamento dos dados é possível colocar esses dados na web por exemplo no Google drive com recurso a cabo de rede para ligar o Arduino ao PC?
Atentamente,
Climahotel

climahotel@gmail.com

bubulindo

Pode... o problema aqui é que o Arduino foi feito para hobbyistas. Contra isso nada, eu também uso arduinos para coisas que poderiam ser usadas em ambientes industriais. Mas a diferenca é que eu estou ciente dos problemas que posso ter com o Arduino e posso mitigá-los com a maneira de escrever o código, etc... tu tens nocão disso?
Tens um sítio onde possas testar o sistema?

Não sei de ninguém que tenha feito isto no google drive... mas não deve ser impossível. O problema com o Google Drive é não ser muito amigável para o Arduino. Como referi, existe um site chamado Pachu.be que pode receber dados do Arduino (usando um shield Ethernet e ligacão permanente à internet). O cabo de rede seria ligado directamente a um router... usando o tal shield Ethernet.

Existe também a possiblidade de teres um PC ligado ao tal Arduino a receber os dados via USB e a guardá-los num ficheiro... mas isso tem outra camada de complicacão. Além de que a tal Pachu.be tem software de visualizacão gráfica directamente na web. Isso é possível fazer, mas já requer um conhecimento um pouco mais aprofundado de web development.

O cartão SD não seria de todo mau... mas ter os dados na net ajudariam.

Uma questão, como pretendes actuar o sistema de frio?
This... is a hobby.

HugoPT

Aug 31, 2012, 09:42 am Last Edit: Aug 31, 2012, 09:45 am by HugoPT Reason: 1
Vais ter de criar modulos para os locais e por a comunicar por RS485 de preferencia.Se nao quiseres ter esse trabalho todo sendo para uma zona industrial existe ja uma soluçao comercializada que eu ja instalei  e é muito boa e faz isso tudo que mencionaste chamada captemp.
www.captemp.com

No entanto eles utilizam hardware da HW-Group que em termos de preço estou desactualizado
Espreita no site ;)
Claro que o interessante é desenvolver se axares que queres seguir esse caminho só teras a ganhar conhecimento e dores de cabeça algumas noites mas tudo é conhecimento :smiley-sweat:
Bons estudos caro colega do Dao
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

bubulindo

Pois... li agora doze câmaras frigoríficas e realmente, se forem as doze controladas pelo mesmo controlador (não entendi isso), a complexidade do projecto aumenta porque terá de haver hardware para ler as temperaturas e talvez actuar o sistema de frio enquanto comunica com o master daquilo tudo. :S

Uma rede de XBees seria uma possibilidade... mas o custo ia ser tão alto que mais valia comprar algo já feito.

This... is a hobby.

O Arduino não permite ler todos os sensores  (12 sensores de temperatura) por exemplo ler um de cada vez de x em x tempo?

Atentamente,
Climahotel

climahotel@gmail.com

HugoPT

Permite ate mais se optares por sensores one-wire.No entanto nao podes ultrapassar uns 5 metros de cabo o que nao é soluçao para ligares 12 camaras de frio, pois devem estar afastadas.
A soluçao e teres um master com varios salves onde cada slave tem o seu sensor que é interrogado pelo master e este responde enquanto os restantes permanecem "calados".
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

bubulindo

sensores one-wire pode ser problemático para a instalacão em câmaras de frio... :\

qual é a gama de temperaturas que as câmaras vão ter por dentro?
This... is a hobby.

São câmaras que podem ir até -30º C daí o sensor ter que suportar -40º C.

Outra questão a restrição dos 5m de cabo é valido para todo o tipo de sensores ou apenas para os one-wire?
Atentamente,
Climahotel

climahotel@gmail.com

bubulindo

One wire, ou sensores com algum tipo de comunicacão digital como I2C ou SPI.

Até por motivos de facilidade de instalacão, será preferível um sensor robusto. A sugestão do Hugo em usar um protocolo de comunicacão é boa, mas mediante as distâncias em questão pode-se usar um sensor analógico.

Outra dúvida que tenho, será um sensor por câmara? Qual o tamanho de cada uma?
This... is a hobby.

Será usado um sensor por cada câmara frigorifca, penso que o LM35DZ pode ser usado neste projecto pois as suas temperaturas de funcionamento são de -40ºC até 125ºC.

O tamanho das câmaras não lhe sei dar um valor em concreto mas posso dizer lhe que são câmaras para armazenar peixe neste caso.
Atentamente,
Climahotel

climahotel@gmail.com

Visto existirem alguma dúvidas referentes ao projecto vou tentar explica-lo melhor:

primeiro objectivo é controlar a temperatura dentro das câmaras frigorificas (12 câmaras), segundo algumas pesquisas que fiz penso que o sensor LM35DZ poderá ser usado.

A temperatura terá de ser analisada constantemente em todas as câmaras (12 no total), e por exemplo caso a temperatura na câmara número 3 esteja acima de 2ºC mais do que 30min. enviar uma SMS de alerta para 3 números diferentes de telemóvel a informar que a camâra número 3 (neste caso) está com problemas.

Outro objectivo é guardar 4 valores de temperatura diários num ficheiro para posteriormente ser possivel consultar e usar esses dados (de cada câmara frigorífica).

Basicamente o projecto é isto a minha ideia (não sei se é possivel) é controlar todos os sensores LM35DZ que são analógicos com apenas um Arduino Mega 2560 que tem disponiveis 16 entradas analógicas o que possiblita controlar mais 4 câmaras frigoricas no futuro.

Eu nunca trabalhei com o Arduino, sou engenheiro electrotecnico portanto de electrónica não tenho muitos problemas o unico e talvez o grande problema é programar o Arduino.

Fico a aguardar as vossas sugestões e opiniões desde já estou disponivel para qualquer esclarecimento.
Obrigado
Atentamente,
Climahotel

climahotel@gmail.com

bubulindo

Aug 31, 2012, 01:46 pm Last Edit: Aug 31, 2012, 01:49 pm by bubulindo Reason: 1
E já pensaste nos cabos para ligar esse sensor ou como instalar o sensor na câmara?

E como actuar o sistema de frio?

Parece-me que a ideia melhor é teres uma unidade de controlo para cada câmara. Para isso podes usar um Arduino Uno/etc... mas vai sair extremamente caro, e fica muito sobre aproveitado. Podes dedicar-te a ver chips mais pequenos, mas esses normalmente não são tão simples de usar como o Arduino e pode dar problemas.

Algo como um ATtiny, poderia funcionar perfeitamente para ler a temperatura da câmara, controlar a temperatura lá dentro e enviar os dados para a unidade central. Até porque assim garantias que se a unidade central desse o berro, a câmara continuaria a funcionar. Algo como um jeenode seria uma opcão. Ou então, tendo em conta que vais ter 12 câmaras, investir algum tempo no desenho duma placa de controlo para este efeito e depois apenas usar um arduino mega para a unidade central.

Se deres uma ideia da dimensão das cämaras e da localizacão podemos dar uma ideia das opcões de comunicacão. Se bem que RS-485 será a maneira mais fácil e robusta.

Tendo em conta que és engenheiro electrotecnico, acredito que te seja fácil de projectar uma placa para este efeito. Lembra-te que estes microcontroladores não se dão bem com temperaturas muito baixas, logo o controlador ficaria de fora da arca e o sensor lá dentro ligado com um cabo. Acredito que seria pacífico relativamente a ruído.

Isto é outra opcão para comunicacão:

http://www.ebay.co.uk/itm/Perfect-High-Quality-New-NRF24L01-2-4GHz-Wireless-Transceiver-Module-Arduino-/110760157856?pt=UK_Computing_Other_Computing_Networking&hash=item19c9d1e2a0#ht_4379wt_1163
This... is a hobby.

Relativamente à disposição do equipamento a ideia era colocar o arduino numa zona central e apenas os sensores de temperatura iriam estar dentro da câmaras.

O que basicamente preciso é que o arduino controle os sensores e envie o alerta por SMS caso a temperatura se mantenha acima ou abaixo de um certo valor mais do 30min e que durante um dia registe os valores de temperatura 4 vezes ao dia o que neste caso poderia ser de 6 em 6h.

O arduino iria ser colocado por exemplo dentro de um Quadro Electrico destinado apenas para ele por exemplo, e a esse quadro viriam ligar todos os 12 snsores de temperatura, agora haverá restrições da distância do Arduino aos sensores de temperatura?

Atentamente,
Climahotel

climahotel@gmail.com

Go Up