Pages: 1 2 [3] 4   Go Down
Author Topic: Projecto para controlo de temperatura de camaras frigorificas  (Read 7446 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Brasil
Sr. Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Logo que chegar na empresa eu posto aqui a rotina para leitura de conversão de temperaturas negativas para o DS1820 e as fotos dos sensores.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Brasil
Sr. Member
View Profile

Segue o link para as imagens dos sensores DS1820 montados
https://plus.google.com/photos/107140932737764384824/albums/5784434858120562193

E um das imagens

Ferramenta de flangeador para montar LUVAS, usando um tubo de cobre de 1/4 de polegada

Fiz uma caixinha com as fêmeas de P1 para colocar 5 sensores conectados e posso cascatear com outras caixinhas para aumentar o número de sensores

« Last Edit: September 06, 2012, 05:27:04 pm by mmoscz » Logged

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Nelas - Viseu
Newbie
*
View Profile

O album não é encontrado.
Se possivel posta cada uma das fotos no Forum.

Obrigado

Já agora esse sensor apenas necessita de uma entrada digital certo?

Brasil
Sr. Member
View Profile

Sim, precisa apenas de uma porta Digital
Estou anexando aqui o scretch que uso.

* MoniTemp.ino (9.01 KB - downloaded 20 times.)

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Interessante
Podes colocar imagens do display para ver como é apresentado?
Obrigado pela partilha

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Brasil
Sr. Member
View Profile

Estou usando hoje diretamente conectado no computador.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Muito bom.Usas-te VB.net ou delphi ?
« Last Edit: September 11, 2012, 12:52:24 pm by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Brasil
Sr. Member
View Profile

Não, usei Delphi 7, que é o que mais estou confortável para programar, VB .net eu não usei muito.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Nelas - Viseu
Newbie
*
View Profile

alguém já usou o sensor DS 18B20 à prova de água?
https://www.sparkfun.com/products/11050

Visto que já vem encapsulado torna o seu uso mais simples agora resta saber se o mesmo é fidedigno na medição da temperatura.

Portugal
Edison Member
*
View Profile

isto que já vem encapsulado torna o seu uso mais simples agora resta saber se o mesmo é fidedigno na medição da temperatura.
Sim podes confiar nele que é muito preciso.
Se quiseres atingir a loucura na precisao podes sempre configura-lo para o ADC interno dele ter uma resoluçao de 13 bits smiley-grin
Eu apenas uso a 10 bits com excelentes resultados.
Em relaçao a esse sensor encapsulado pelo preço eu arranjava uma forma de o proteger.
Relembro que aqui a uns tempos comprei uns 10 sensores desses no ebay por uns 3 euros !!!
Assim  cada um vai te encarecer a soluçao mas... é um facto que tem ar mais profissional

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

alguém já usou o sensor DS 18B20 à prova de água?
https://www.sparkfun.com/products/11050

Visto que já vem encapsulado torna o seu uso mais simples agora resta saber se o mesmo é fidedigno na medição da temperatura.

Eu usei uns num projecto de construção duma câmara adiabática low cost para amostras de cimento. O coitado do chip aguentou até uma temperatura bem alta metido no cimento. Acabou por rachar com a pressão. LOL
Isso ainda deu num artigo científico porque conseguimos aproximadamente os mesmos resultados que uma câmara adiabática cientifica (coisa para 5000 euros), com um custo de 50 entre um predecessor do Arduino, 9 sensores DS18B20 que foram todos afogados e rachados em cimento, cabos, fonte de alimentação e almoço na cantina que eu não trabalho de borla. O interessante foi que a amostra da minha câmara podia ser muito maior (umas 20 vezes talvez) que a da tal câmara científica, permitindo assim o estudo da interacção de pedra em conjunto com o cimento durante a secagem... e pronto, vou parar de me vangloriar. LOL 

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Nelas - Viseu
Newbie
*
View Profile

A que distância usaste os sensores ds1820?
Para uma distância máxima de 200m como poderei solucionar o problema usando na mesma o sensor ds1820?

Há alguma maneira de manter a precisão com estas distâncias e usando este sensor?

Na impossibilidade de usar estes sensores a esta distância qual o máximo que poderei coloca-los?

Brasil
Sr. Member
View Profile

A exatidão deles, não é influenciada pelo comprimento do fio, pois diferente do LM35 que é analógico (0-5V) o DS1820 a comunicação é digital, mas 200 metros nem topologia Ethernet suporta essa distância sem repetidores, 
Estou usando eles a 15 metros do arduino, com resistor de 1.2k como PULL UP.
As câmaras frias estão distantes entre elas por 200 metros ou o local onde vai fazer a monitoria está a 200 metros das câmaras frias?
Pois seria melhor, adquirir as informações dos sensores e transmitir através de algum meio para o local de monitoria, tipo:

[Malha de DS1820] ---~ [1 par 5m] ~-- [Arduino] ----~ [(alguma forma transmitir) 200m] ~--- [receptor / monitoria]

Assim, você para poderia colocar um Ethernet shield  ligado a repedidores Ethernet e monitorar remotamente as câmaras.

« Last Edit: September 20, 2012, 08:59:33 am by mmoscz » Logged

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Nelas - Viseu
Newbie
*
View Profile

A ideia era monitorizar as 15 camaras apenas com um arduino só que as camaras estão espalhadas e certamente vou ter casos em que a distância do arduino ao sensor andará perto de pelo menos 100m eu estou a por 200 pois será mesmo o máximo a que puderão estar, mas por exemplo se a mais distante estiver a uns 100m do arduino é possivel usar o ds1820?

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Uma ideia que vejo para isto é colocar um micro pequenito (ATtiny de 8 pinos ou mais para flexibilidade, por exemplo), o sensor e um coisito de rádio tipo este:

http://www.ebay.co.uk/itm/2-PCS-NRF24L01-2-4GHz-RF-Wireless-Transceiver-Module-for-Arduino-/190665311186?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2c6489c3d2

O problema é que acho que estes transmissores não criam uma rede como uma XBee (que custa 10 a 20 vezes mais), precisando por isso de mais algum trabalho relativamente ao protocolo. Não é nada de mais, mas leva tempo a projectar e acertar bem isso. Nesta situação, o mais simples é criar um sistema de polling.

Assim poderias agrupar várias câmaras num único micro e comunicar tudo via wireless.
Possivelmente, poderias talvez usar um Uno em vez dum mega uma vez que não precisarias de tantos pinos.

Na minha aplicação com cimento, o cabo tinha menos de 2 metros. Logo não conta para nada aqui.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Pages: 1 2 [3] 4   Go Up
Jump to: