Go Down

Topic: Projecto para controlo de temperatura de camaras frigorificas (Read 8 times) previous topic - next topic

mmoscz

Sep 20, 2012, 04:42 pm Last Edit: Sep 20, 2012, 04:44 pm by mmoscz Reason: 1
Com 100 metros a degradação do sinal vai ser imensa, acho que com um Arduíno apenas não é viável.
Acho que você tem que pensar em "agrupar" as câmaras próximas (até 10m entre elas) (eu estava digitando simultâneo ao bubulindo) com um Arduíno e depois juntar todos, usando RS485 que suporta até 1200m.
Cada Arduíno das câmaras seria um escravo e mais um seria o mestre, este solicitando as informações dos escravos faria a monitoria.
Infelizmente não há tem como fazer com um Arduino só.
No meu projeto eu não uso a placa Arduíno, eu fiz umas placas com ATMEGA8 sem cristal que é meu escravo e atráves de I2C eu comunico com mestre (atualmente é um Arduíno, pois é mais fácil de subir os scretchs de teste), mas são apenas 6 metros de distância entre o mestre e escravo.
No seu projeto você poderia fazer essas placas com o ATMEGA8 + o chip MAX485 para transformar o Tx/Rx em RS485, seria uma placa bem compacta, e não teria que se preocupar com a distância.
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

climahotel

Uma outra questão com o arduino não consigo fazer essa mudança ou seja colocar uma ou várias saídas a comunicar em serie e fazer depois a passagem de serie para RS485 e ler a leitura dos sensores?

mmoscz

Uma outra questão com o arduino não consigo fazer essa mudança ou seja colocar uma ou várias saídas a comunicar em serie e fazer depois a passagem de serie para RS485 e ler a leitura dos sensores?

Acredito que exista conversores de OneWire para Serial, mas todos que vi usam um microcotrolador para fazer essa conversão, que seria justamente o ATMEGA8 ou ATtiny que você montaria...
http://www.embeddeddatasystems.com/HA2--RS232-1-Wire-Host-Adapter_p_16.html
Esse converte de OneWire para RS232, mas ai seu "host", teria que ter tantas portas seriais quanto o número de sensores e RS232 sem repetidor o máximo que sei que é confiável é 25m
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

climahotel

E se usar um arduino para cada conjunto de câmaras até um limite de distâncias de 15m e depois colocar esse arduino a comunicar com outro que controlaria todos os outros arduinos, isto é, usar um arduino principal para controlar e enviar as leituras para um PC e os outros comunicariam com este usando RS485 ou outra que permitisse grandes distâncias.

É possivel fazer isso, sei que irei ter de gastar mais na aquisição de arduinos mas qual seria o melhor e mais barato arduino para fazer apenas a leitura de 1 ou mais sensores ds1820 e comunicar essa leitura por RS485 ou outra com o arduino principal (Master)?

bubulindo

attiny2313, parece-me suficiente para o que pretendes...
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

climahotel

Mas é possivel usar o arduino em vez do attiny2313, ou seja os arduinos colocados iriam funcionar como slaves e usaria o arduino Mega2560 para funcionar como master e controlar todo o sistema...

bubulindo

Sim, claro que se consegue usar um Arduino. Mas em termos de custo e como quase de certeza que vais precisar de placas próprias para ligar os sensores e criares alimentação de forma profissional, nada como meter lá um chip mais barato e baixar o preço total do projecto.

Eu disse um ATtiny, mas podes colocar um chip como os que são usados nos Arduinos, como o ATmega8, 168 ou 328. Apenas referi isto em termos de custo, nada mais.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Henriquinho

Caro amigo mmoscz qualquer kit flangeador serve para montar Luvas,  usando um tubo de cobre de 1/4 de polegada. Tenho um flangeador como este no link.

Go Up