Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Medir consumo da bateria  (Read 2251 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá a todos, gostaria de saber oque tenho que medir para saber o consumo do meu carrinho, isso para dimensionar uma bateria de LIPO que eu tô afim de compar. O consumo do arduino e da placa L298N eu já sei, mas nos motores eu não sei como pegar estas informações. Já tentei usar o multímetro, mas com certeza devo estar fazendo algo errado pois não tenho experiência.

Segue as espeficicações do meu multímetro (Digital LCD XL-830):

DC Voltage: 200mV/2V/20V/200V ±0.5%, 600V ±0.8%
AC Voltage: 200V/600V ±1.2%
DC Current: 200μA/2mA/20mA ±1%, 200mA ±1.5%, 10A ±3%
Resistance: 200Ω/2KΩ/20KΩ/200KΩ/2MΩ ±0.8%
Display: LCD, 1999 counts
Fuse protection: F-200mA/250V

Se alguém puder me ajudar eu agradeço

Jo

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O datasheet do L298 diz isto acerca de dois pinos: "Between this pin and ground is connected the sense resistor to control the current of the load."

Logo podes ver sobre diferentes condições qual o consumo dos motores.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Fala bubulindo, obrigado pela resposna, mas no manual da plaquinha que veio no meu kit (http://www.geekonfire.com/wiki/index.php?title=Dual_H-Bridge_Motor_Driver) não achei estes pinos. Se puder me ajudar a achá-los, eu agradeço.

Agradeço!!
Jo

Newbie
*
View Profile

Olá a todos, gostaria de saber oque tenho que medir para saber o consumo do meu carrinho, isso para dimensionar uma bateria de LIPO que eu tô afim de compar. O consumo do arduino e da placa L298N eu já sei, mas nos motores eu não sei como pegar estas informações. Já tentei usar o multímetro, mas com certeza devo estar fazendo algo errado pois não tenho experiência.

Segue as espeficicações do meu multímetro (Digital LCD XL-830):

Se alguém puder me ajudar eu agradeço

Jo

Consumo se mede em amperes. Quanto maior a corrente que a bateria possui, mais tempo ela aguenta, porém mais cara ela será.

No seu caso, você deverá utilizar o cabo do meio e da esquerda do multímetro, que é onde ele consegue medir até 10 amperes. Muito provavelmente seu carrinho não consome mais que isso.

Para utilizar o multímetro, coloque os cabos na ponta do meio e da esquerda, mude a posição do botão de girar apontando para 10A.

Para medir, você deverá utilizar o multímetro como se fosse um fio. Uma das pontas deverá estar na fonte e a outra devera estar no equipamento, com o se fosse um fio. Eu sugiro que procure um tutorial na internet. Deve ter algum vídeo do Youtube que explique isso. NUNCA coloque as duas pontas na bateria, pois pode queimar o fusível do multímetro, e ele não vai medir corrente até ser trocado.

Quando você aprender a medir corrente, anote o maior valor que você encontrar. Faça o carrinho andar e fazer várias coisas, e anote o maior valor.

O número depois da vírgula é en centenas de miliamperes. Vamos supor que o maior número que você anotou foi 1,6. Isso quer dizer que o carrinho consumiu 1600 miliamperes, e você deverá comprar uma bateria que forneça pelo menos isso.

Abraços

Newbie
*
View Profile

Fala Filantropic, agradeço a explicação.... vc já notou que eu não manjo nada né... tô me metendo a besta mesmo. Quanto as colocações que fez da bateria eu já li isso na internet e sei que não pode fazer, mas obrigado pela dica. O que não entendi é quando vc escreveu: "Uma das pontas deverá estar na fonte e a outra devera estar no equipamento, com o se fosse um fio". Quando eu tentei medir eu coloquei cada ponta do multímetro em um terminal do motorzinho (isso pq me falaram que sabendo de um motor é só multiplicar por 4, pq tenho 4 motores) e assim não deu certo.... então minha dúvida é aonde coloco o positivo do multímetro e aonde coloco o negativo do multímetro e qual escala destas devo selecionar:

Quanto ao youtube, agradeço a dica, não tinha pensado em ver lá, vou procurar com certeza.
De qualquer forma te agradeço mais uma vez pela ajuda

Jo

Jo

Newbie
*
View Profile

Olá,
Cara, é o seguinte. Ao invés de medir a corrente do motor, meça a corrente do carrinho todo. Quando você mandar o carrinho fazer curvas, dar ré, acelerar, ou qualquer coisa diferente, você notará que a corrente dará um pico. É melhor medir a corrente do carrinho todo (motores + arduino + luzes + CI's etc), dando curvas, atrito no chão, forçando na parede, acelerando, e tudo mais. Se medir apenas 1 motor, você não verá o comportamento do consumo de energia do seu carrinho.

Vamos lá. Vou te explicar o que eu queria dizer quando eu disse "Uma das pontas deverá estar na fonte e a outra devera estar no equipamento, com o se fosse um fio"
Corrente é um fluxo de elétrons que passam pelo fio. Para medi-la, você deverá fazer com que este fluxo de elétrons passe por dentro do seu multímetro, como se ele fosse um fio, entendeu?
Para fazer isso, primeiro localiza a origem da energia. Qual a fonte de energia que você está utilizando para alimentar seu carrinho? Você está utilizando uma fonte (ligando na tomada) com o arduino, ou está utilizando uma bateria? Acredito que você não esteja utilizando a USB, pois acho que a USB não aguentaria alimentar 4 motores.
Independentemente de ser na fonte ou na bateria, ambos tem um positivo e um negativo. O que você tem que fazer é o seguinte. Com o equipamento desligado, e com as ponteiras no meio e na esquerda do multímetro, com a chave no 10A, você deverá de alguma forma prender a ponteira vermelha no positivo da origem da fonte. Ou seja, você terá que tirar o positivo da fonte do circuito, e liga-lo em uma ponteira. A outra ponteira você prenderá no equipamento, bem no local onde você estava colocando o positivo da fonte. Depois disso, ligue o multimetro e depois o equipamento. Você verá que o multimetro vai ler a corrente, e o equipamento vai funcionar normalmente, como se o multímetro fosse um fio.

Para testar, faça isso apenas com um motor. Com tudo desligado, ligue uma ponteira do multimetro no positivo da fonte/bateria e a outra ponteira do multímetro no positivo do motor (se tiver polaridade). O outro lado do motor você liga no negativo. O motor vai funionar e você verá a corrente que ele consome. Depois que você conseguir, tente fazer isso com o carrinho todo.

Lembrando que você não precisa se preocupar com qual lado da ponteira você colocará. Se você trocar os lados, o multímetro vai indicar a corrente com um valor negativo, mas vai funcionar normalmente.

Mas recomendo também que você veja uns tutoriais na internet para ter uma visão melhor.

Dei uma olhada rápida no Youtube e não vi nenhum tutorial simples e decente. Mas dê uma garimpada que você vai achar.
Caso você ache um tutorial que não troque as ponteiras na hora de medir a corrente, isto significa que a corrente que foi medida no tutorial é uma corrente pequena. Mas como você quer medir a corrente de motores, que é mais alta, você deverá trocar as ponteiras e colocar no 10A.

Abraços

Newbie
*
View Profile

Fala Filantropic, desculpe por não ter descrito melhor as circusntâncias, vamos lá.

Qual a fonte de energia que você está utilizando para alimentar seu carrinho? Você está utilizando uma fonte (ligando na tomada) com o arduino, ou está utilizando uma bateria? Acredito que você não esteja utilizando a USB, pois acho que a USB não aguentaria alimentar 4 motores.

Sim, uso um "holder" com duas pilhas 18650 de 3,7v, num total de 7,4 volts só pra placa do motor, para o Arduino uso um outro "holder" com quatro pilhas AAA. Mas acredito que isso não será um problema, o consumo do arduino acredito que seja meio que padrão e até fácil de encontrar, acho que posso usar este valor como referência certo?

Com o equipamento desligado, e com as ponteiras no meio e na esquerda do multímetro, com a chave no 10A

Esta parte fiquei meio confuso, o meu multímetro tem três saídas, a da direita (10 ADC), do meio (COM) e da esquerda (VΩmA). Sempre usei ele no COM e VΩmA, vc tá falando pra eu usar no 10 ADC e no COM, é isso ?

Ou seja, você terá que tirar o positivo da fonte do circuito, e liga-lo em uma ponteira. A outra ponteira você prenderá no equipamento, bem no local onde você estava colocando o positivo da fonte. Depois disso, ligue o multimetro e depois o equipamento. Você verá que o multimetro vai ler a corrente, e o equipamento vai funcionar normalmente, como se o multímetro fosse um fio.

Eu liguei os polos positivos e negativos desta forma:

Para ter a corrente, devo ligar a ponteira preta do meu multímetro no 10 ADC (direita) e a vermelha no COM (centro). Para medir a corrente faço assim, ligo a ponterira vermelha (COM) no lugar do fio vermelho que vem das pilhas 18650 e a outra preta do multímetro (10 ADC) ligo fio vermelho que vem das vem das pilhas 18650, ligo o multímetro coloco no 10 A e ligo o carrinho e mando ele fazer algumas coisas, o maior valor que o multímetro ler a minha corrente, é assim que devo fazer?

Abradeço MUITO a sua ajuda, sei que isso deve ser básico pra vc, mas meu conhecimento de eletrônica é próximo de zero.

Valeu
Jo

Newbie
*
View Profile

Fala Filantropic, desculpe por não ter descrito melhor as circusntâncias, vamos lá.

Qual a fonte de energia que você está utilizando para alimentar seu carrinho? Você está utilizando uma fonte (ligando na tomada) com o arduino, ou está utilizando uma bateria? Acredito que você não esteja utilizando a USB, pois acho que a USB não aguentaria alimentar 4 motores.

Sim, uso um "holder" com duas pilhas 18650 de 3,7v, num total de 7,4 volts só pra placa do motor, para o Arduino uso um outro "holder" com quatro pilhas AAA. Mas acredito que isso não será um problema, o consumo do arduino acredito que seja meio que padrão e até fácil de encontrar, acho que posso usar este valor como referência certo?

Com o equipamento desligado, e com as ponteiras no meio e na esquerda do multímetro, com a chave no 10A

Esta parte fiquei meio confuso, o meu multímetro tem três saídas, a da direita (10 ADC), do meio (COM) e da esquerda (VΩmA). Sempre usei ele no COM e VΩmA, vc tá falando pra eu usar no 10 ADC e no COM, é isso ?

Ou seja, você terá que tirar o positivo da fonte do circuito, e liga-lo em uma ponteira. A outra ponteira você prenderá no equipamento, bem no local onde você estava colocando o positivo da fonte. Depois disso, ligue o multimetro e depois o equipamento. Você verá que o multimetro vai ler a corrente, e o equipamento vai funcionar normalmente, como se o multímetro fosse um fio.

Eu liguei os polos positivos e negativos desta forma:

Para ter a corrente, devo ligar a ponteira preta do meu multímetro no 10 ADC (direita) e a vermelha no COM (centro). Para medir a corrente faço assim, ligo a ponterira vermelha (COM) no lugar do fio vermelho que vem das pilhas 18650 e a outra preta do multímetro (10 ADC) ligo fio vermelho que vem das vem das pilhas 18650, ligo o multímetro coloco no 10 A e ligo o carrinho e mando ele fazer algumas coisas, o maior valor que o multímetro ler a minha corrente, é assim que devo fazer?

Abradeço MUITO a sua ajuda, sei que isso deve ser básico pra vc, mas meu conhecimento de eletrônica é próximo de zero.

Valeu
Jo

"Sim, uso um "holder" com duas pilhas 18650 de 3,7v, num total de 7,4 volts só pra placa do motor, para o Arduino uso um outro "holder" com quatro pilhas AAA. Mas acredito que isso não será um problema, o consumo do arduino acredito que seja meio que padrão e até fácil de encontrar, acho que posso usar este valor como referência certo?"

Então o ideal é você medir a corrente da bateria dos motores.

"Com o equipamento desligado, e com as ponteiras no meio e na esquerda do multímetro, com a chave no 10A

Esta parte fiquei meio confuso, o meu multímetro tem três saídas, a da direita (10 ADC), do meio (COM) e da esquerda (VΩmA). Sempre usei ele no COM e VΩmA, vc tá falando pra eu usar no 10 ADC e no COM, é isso ?"

Isso mesmo. É a saída do meio e da esquerda que se utiliza para medir correntes de até 10 ampéres. Para pequenas correntes, você utiliza o multimetro com as ponteiras no meio e direita. No seu caso, você deverá colocar meio-esquerda e mover a chave até o 10A.

"Para ter a corrente, devo ligar a ponteira preta do meu multímetro no 10 ADC (direita) e a vermelha no COM (centro). Para medir a corrente faço assim, ligo a ponterira vermelha (COM) no lugar do fio vermelho que vem das pilhas 18650 e a outra preta do multímetro (10 ADC) ligo fio vermelho que vem das vem das pilhas 18650, ligo o multímetro coloco no 10 A e ligo o carrinho e mando ele fazer algumas coisas, o maior valor que o multímetro ler a minha corrente, é assim que devo fazer?"

Olha, tá meio confuso o que você disse, mas acho que você entendeu o que é preciso fazer.
Pelo que entendi, tem um fio vermelho que sai da bateria e que você liga no carrinho. Então o que você precisa fazer é tirar este fio do carrinho e ligar em uma das pontas do multímetro. A outra ponta do multímetro você liga no carrinho, bem no local onde você estava ligando o fio vermelho. É como se o multímetro fosse um fio.
Depois de tudo isso, ligue o multímetro, coloque-o na posição 10A e ligue o carrinho.
Caso o carrinho não funcione, é porque tem alguma coisa errada.

Caso consiga, dê seu feedback e nos conte o que aconteceu.

Abraços

Newbie
*
View Profile

Fala Filantropic , obrigado por toda atenção e ajuda que tem me dado.... o que entendi é exatamente o que vc descreveu.
Ontem não deu pra mexer nisso, mas vou ver se consigo fazer e com certeza deixo o retorno aqui para futura consulta dos amigos.
Quanto ao vídeo do youtube, achei este acredito que dos que eu ví é o que mais se assemelha ao que vc descreveu.

Valeu!
Jo

Newbie
*
View Profile

Fala Filantropic , obrigado por toda atenção e ajuda que tem me dado.... o que entendi é exatamente o que vc descreveu.
Ontem não deu pra mexer nisso, mas vou ver se consigo fazer e com certeza deixo o retorno aqui para futura consulta dos amigos.
Quanto ao vídeo do youtube, achei este acredito que dos que eu ví é o que mais se assemelha ao que vc descreveu.

Valeu!
Jo

Sim, é o mais parecido. Só que você utilizará o 10A, e para isso será necessário trocar as ponteiras. Aguardarei resposta se conseguiu ou não.

Newbie
*
View Profile

Pessoal, desculpe a demora, fiz o processo como o colega Filantropic explicou e deu certo, mediu alguns picos de 0,68, mas estável em 0,62.

Agradeço a ajuda!!
Jo

Pages: [1]   Go Up
Jump to: