Go Down

Topic: Arduino Uno + Resistência Elétrica (Read 370 times) previous topic - next topic

sergiogorniski

Boa noite pessoal,

Estou querendo montar um termostato onde as configurações vão ser feitas através de bluetooth, já adquiri o arduino uno + a placa bluetooth HC-06, porém estou em dúvida na compra do restante dos componentes.

O Arduíno vai ter que acionar uma resistência elétrica de 4000w, ou seja, necessitaria de um relê de 20a por aqui ser 220v. Porém eu consigo ligar diretamente um relê SSR de 20a no arduino uno? Já vi em lugares que falaram pra ligar um módulo menor entre os dois.

Alguém teria um projeto parecido com essas especificações? Obrigado!

luisilva

Tudo depende da corrente que é necessária para comandar o SSR. Ajudava bastante saber qual o componente que está a pensar usar.

arssant

Feb 06, 2016, 10:55 pm Last Edit: Feb 08, 2016, 03:11 pm by arssant
Viva.

Eu pessoalmente nao gosto nada dos SSR.

google" SSR vs mecanical relay"

Aconselho a ler este artigo antes de adquirir o SSR.

http://electronicdesign.com/components/electromechanical-relays-versus-solid-state-each-has-its-place

Presta atenção ao ultimo paragrafo: "In applications where a circuit must be completely on or off..."

Alem disso, quando um SSR tem uma falha total, ficas com o circuito fechado, isto é a tua resistência fica ligada e a dar calor.

Alem disso, se tens 20A na resistência, é sempre bom no relay ter 25-30.

sergiogorniski

Acabei por comprar o Relé de Estado Sólido SSR-25 DA Fotek antes de ler as respostas (http://img.filipeflop.com/files/download/Datasheet_fotek_ssr.pdf)
Para controlar simplesmente via código, o esquema em anexo está correto? Pode ser ligado diretamente assim?

arssant

Feb 08, 2016, 03:17 pm Last Edit: Feb 08, 2016, 03:20 pm by arssant
Viva

Parece o esquema clássico de um SSR ligado ao arduino.
Basicamente, um SSR é composto como referido : " opto-isolator, while its output is a triac, SCR, or FET."

Agora, testa isso, e se tiveres a percepção de que o relay começa a aquecer, coloca um dissipador na base como este:

sergiogorniski

Tudo certo, porém surgiu uma dúvida, por questões de inércia, li que era melhor controlar a potencia da resistência, diminuindo quando chegasse próximo do desejado. Qual componente consigo fazer este controle via código? Nesse caso o relé também seria desnecessário, já que eu poderia diminuir toda a potência da resistência, correto?

arssant

Feb 10, 2016, 09:03 pm Last Edit: Feb 10, 2016, 09:04 pm by arssant
li que era melhor controlar a potencia da resistência, diminuindo quando chegasse próximo do desejado.
Viva

Próximo do desejado ?? valor térmico ( calor ) dissipado pela resistência ?
Pegas num sensor térmico, para escolher o tipo-modelo certo, tens de saber qual a temperatura máxima que produz a resistência, ou a que se acumula junto a resistência.

Controlar a potencia: nos leds, faz se com um dimmer, agora 220v-20 amp , não tenho ideia como se faz isso com arduino.

Mas se é assim que pretendes controlar a resistência, o relay SSR, ja nao faz qualquer sentido nesse projecto.
Isso é: pões um motor passo a passo ( stepper ) a controlar um potenciómetro mecânico, como tem as "patuscas", torradeiras, grelhadores, fritadeiras, etc....

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy