Go Down

Topic: Motor de passo com 8 transistores npn comun ao invés de 4 transistores tips 122? (Read 2214 times) previous topic - next topic

banqueiro

Pessoal, rapidinho, é possível no lugar de 4 transistores tips 122, controlar um motor de passo com 8 transistores? Eu achei um esquema na net que mostra a ligação para 4 tips 122, eu queria saber se eu "duplicar" os materiais, se funciona, afinal, pelo que eu andei lendo, o tip 122 é um transistor com 2 transistores dentro dele. Confere?
Veja a imagem do esquema:

(O esquema não é meu, eu achei na net)

(Foto e placa, também não são minhas. Mas a dúvida é, e se eu duplicasse os materiais usados?)

É que eu possuo alguns motores de passo aqui e eu queria testar algumas coisas neles.
PS: Pelo que eu andei lendo por ai, fica mais barato controlar um motor de passo com tip122 porém, compensa? É boa a precisão dele?

Abraços.

e como vais ligar os 8 transistores?

o tip122 será, julgo eu, um par darlington. Sendo assim não cona com 8 mas sim 4 transistores da forma que tens no teu boneco.

o tip é um transistor, mas aqui vais usá-lo como comutador... a precisão aqui não se aplica. Sabes o que é um motor de passo?
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

fabio_h

a foto da placa que postou tem 8 transistores porque estão duplicados os circuitos, ela controla dois motores, observe nos bornes 10 fios, 5 para cada lado da placa.

Filantropic

Teoricamente dá sim, se você conseguir replicar o que está no datasheet do TIP 120:

http://www.fairchildsemi.com/ds/TI/TIP120.pdf

Não são simplesmente dois transistores. Há resistores e um diodo. Além disso, tem que se atentar às especificações de corrente, voltagem, etc.

Acredito que é melhor comprar o TIP 120 do que tentar reproduzir um.

Abraços

banqueiro

Pessoal, tentei fazer isso mas não deu certo, esquentou demais e quase queimou tudo, lol. Porém eu comprei os tips122 e o uln2003 e resolveram meu problema. Valeu por responderem e desculpem a demora para dar o parecer.

Go Up