Pages: [1]   Go Down
Author Topic: lcd arduino  (Read 1210 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Jr. Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa tarde pessoal,

Estou rodando um sketch para monitorar e controlar a temperatura de um aquário, porém o lcd aleatoriamente (as vezes logo quando reseta e as vezes demora algumas horas) começa a aparecer umas coisas loucas, de um tempo para cá ele começou a passar as informações do lado direito para o esquerdo porém sem atualizar os dados.
ja tentei colocar o comando clear mas nada... estou apenas com um sensor de temperatura e um módulo relé mais o lcd ligados no arduino.
quando acionava o relé algumas vezes notei que resetava tudo, então coloquei o mesmo em uma fonte externa e parece que resolveu.
segue parte do sketch:
void loop(void)
{
     if(getTemperature()==1)
   {
                if (temp <= 26.5)digitalWrite(aquecedor, LOW);
        if (temp >= 27)digitalWrite(aquecedor, HIGH);
        statusHeater = digitalRead(aquecedor);
        lcd.setCursor(14,1);
      lcd.print("A");
        lcd.print(statusHeater);   // print out state of heater

if (temp >= 27.5)digitalWrite(resfriador, LOW);
        if (temp <= 27)digitalWrite(resfriador, HIGH);
        statusFan = digitalRead(resfriador);
      lcd.setCursor(14,0);
      lcd.print("R");
        lcd.print(statusFan);                       // print out state of fan
                delay(950);
                lcd.setCursor(14,1);
      lcd.print("  ");
      lcd.setCursor(14,0);
      lcd.print("  ");
      delay(50);      

lcd.clear();
                lcd.setCursor(2,0);
                lcd.print("TEMPERATURA");
                lcd.setCursor(5,1);
      lcd.print(temp,2);
                lcd.write(1);

Jr. Member
**
View Profile

Por favor amigos, alguém poderia me ajudar?
Nao creio em mau contato porque esta dentro de uma caixa e as x fica horas normal e as vezes ja da problema de imediato. Estou utilizando cabo soldado com pinos jumpersnpronto

Ribeirão Preto - SP
Jr. Member
**
View Profile

amigo, vc esta usando diodo em paralelo com a bobina do relé?

Jr. Member
**
View Profile

Estou utilizando um rele shield, ele possui diodos. Mas quando eu utilizei o vcc do arduino chegava a resetar tudo algumas vezes

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Tens o esquema do shield?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Ribeirão Preto - SP
Jr. Member
**
View Profile

Tive esse problema de resets quando montei um circuito de controle de acesso para uma fachadura eletromagnética de porta..

o arduino ficava maluco e o lcd com caracteres estranhos,

além do diodo em paralelo com o relé o que fiz e resolveu foi o seguinte:

Ao invés de utilizar a alimentação positiva no comum do relé, experimente controlar o negativo...

teste e poste se resolveu,,

abraço

Jr. Member
**
View Profile

como assim controlar o negativo?

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Tens um esquema ou um link para o shield?

Como estás a alimentar o sistema? Apenas com a porta USB?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Pages: [1]   Go Up
Jump to: