Pages: [1]   Go Down
Author Topic: LED + Resistencia  (Read 1147 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Brazil
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa tarde pessoal! Vi que em alguns tutoriais é usado o led no pólo + e em outros no pólo - do led. Qual seria a diferença? Se eu tenho um led de 4,5V e uma fonte de 5v, uma resistência de 100Ohms serve?
« Last Edit: November 16, 2012, 03:30:40 pm by leandrogs » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

A diferenca é aquilo que se chama de sinking ou sorcing. Quando o LED connecta no mais e no microcontrolador, o uC está a fazer sinking, ou seja, a corrente vai para dentro do micro controlador. Neste caso, ligas o LED escrevendo 0 para o pino. Consegues explicar porquê?

Quando o LED liga entre o microcontrolador e o GND, estás a fazer sourcing, ou seja, o uC está a fornecer a corrente. Neste caso ligas o LED escrevendo 1 para o pino.

Quando olhas para o pino do uC, ele não é mais do que um interruptor, logo podes ligar das duas maneiras, né?
Uma diferenca é que por vezes a corrente que o micro pode fornecer pode ser mais baixa do que a que pode receber.

Para o cálculo da resistência, eu uso o cálculo 20mA a passar pelo LED. (5 - queda do LED)/20mA

Se a queda for, imagina 1,5V... resistência = 175Ohm. Eu costumo, por defeito, meter uma de 220.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brazil
Newbie
*
View Profile

Como eu verifico a queda do led? Da para fazer isso com um multímetro?

Pages: [1]   Go Up
Jump to: