Go Down

Topic: Problemas com relé (Read 19946 times) previous topic - next topic

lmeireles43

funcionou mas tive que colocar o desligamento dos reles no while, como vc postou, mesmo com o ds conectado ele fica ligando e desligando o rele sem parar.....
agora esta ok, vou deixar esse sistema funcionar por um tempinho e ver como se comporta muito obrigado pessoal
ficando perfeito vou incrementar o RTC.....

lmeireles43

Pessoal esta rodando até agora e teve o primeiro problema.... ontém quando fui desligar a luz do aquario deu problema no lcd do arduino.

Mas o aquario ainda não tem nada a ver com o arduino, a luz não está ligada no arduino, é um sistema a parte. o arduino só está do lado do aquario e o sensor ds está dentro da agua... apenas isto. Ele continuou funcionando porém o lcd imprimiu um monte de coisas estranha e não voltou ao normal.

O arduino está a uns 45cm dos drivers de leds

bubulindo

Hmmm...

E só tens esta instrução

Code: [Select]

lcd.print(celsius);

Para escrever no LCD?
Porque não limpares o lcd antes de voltares a escrever?

O que é que realmente apareceu no LCD?

A minha opinião é que isso é certamente algum problema no sensor e comunicação com o mesmo.
Experimenta, por exemplo, imprimir para o lcd o valor de raw e o valor de celsius. Um está ligado ao outro e certamente que dará uma ideia do problema.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

lmeireles43

Hugo, no inicio deste tópico acho que respondi para vc isto.. por uma foto... é foi respondido por alguém que é... eu não sei....

Tudo rodou tranquilamente LONGE do aquario sem problema algum, foi só eu colocar do lado do aquario medindo a temperatura dele e quando desliguei a luz do mesmo imprimiu sujeira.....
Imprimiu coisa do tipo #%¨$#%$@¨%&¨@ e travou.... Não acredito que seja nada do sistema do arduino porque o mesmo funcionou sem problema algum longe do driver elétrico do led do aquario... acho que o problema é algum campo magnético, indução ou sei la o que..... A luz desligada ele está la funcionando perfeitamente, bem como ela ligada... o problema foi apenas quando desliguei... Depois liguei e desliguei para ver e não teve problema.... Os leds depois de desligados permanecem acesos por milésimos de segundos e ainda brilham por uns segundo, seria isto capacitor? não seria isto? porque quando liguei e desliguei rápido o led não brilha e desliga na hora e não atrapalhou o funcionamento do lcd.... seria um "capacitor" carregado que da problema no lcd?

lmeireles43

bubulindo, o comando clear ou impressão de qualquer outra coisa quando da problema no lcd apaga e são impressos $#¨%#&%$&# em tudo quanto é lugar.... não é envio de informação errado....

bubulindo

Ok...

Segundo passo na resolução do problema. Consegues provocar o erro repetidamente? Ou seja, consegues identificar exactamente o que causa isso?

Acho que podes fazer videos com o Skype... pdoes tentar fazer um video do que se passa e meter no youtube por exemplo para vermos o que se passa mesmo. E, como está tudo ligado com um esquema por exemplo.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

lmeireles43

foi exatamente na hora que desliguei a luz no timer. então liguei e desliguei novamente e o erro não se repetiu.
o esquema de ligação foi este

http://www.google.com.br/imgres?q=lcd+arduino&hl=pt-BR&sa=X&tbo=d&biw=1170&bih=752&tbm=isch&tbnid=Iryl9CqyqvwGBM:&imgrefurl=http://engenheirando.com/arduino/displaylcd/&docid=eZwqAfbmUQz1dM&imgurl=http://engenheirando.com/wp-content/uploads/2012/04/ArduinoLCD2.png&w=1012&h=513&ei=icULUZfTK4zc8ASZ8IDIBw&zoom=1&iact=hc&vpx=596&vpy=139&dur=7733&hovh=160&hovw=316&tx=210&ty=127&sig=117775725329749755557&page=1&tbnh=135&tbnw=267&start=0&ndsp=23&ved=1t:429,r:3,s:0,i:91

apenas coloquei um resistor no Vo para diminuir a luminosidade e conseguir ver direito

bubulindo

Eu não acho que o problema esteja nas ligações do LCD...
Quando disse uma foto do sistema todo era para perceber o que podia, dentro do sistema todo, causar o problema.
Afinal de contas, se apenas ligares o Arduino ao LCD daquela forma, não tens problema algum, certo?

Nós estamos a tentar ajudar, mas após repetidos pedidos de mostrares todo o sistema e como tens tudo ligado, tu continuas a não dar muita informação ao que já sabemos. Então estamos literalmente a esgotar as possibilidades de ajuda que podemos dar sem mais informação.

Revê os meus posts (tipo os 5 anteriores ou isso) e tentar responder a todas as questões colocadas e logo vemos que mais podemos fazer.

P.S.:
Podes fazer o video e colocá-lo no youtube... não disse que eu ia estar no skype para ver o problema.

HugoPT

Sim sem saber mos essas respostas é tentar adivinhar e a minha bola de cristal está avariada  :smiley-mr-green:
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

lmeireles43

colegas segue o vídeo

este vídeo desligando a luz simulando o mesmo problema que aconteceu ontém, hoje não houve problema
http://youtu.be/vrV9rCLE6so

este vídeo mostra o sistem, os leds pequenos simulando aquecedor e refrigerador, o lcd shield e o relé shield ligado com os 5v do arduino, fiz uma ponte no vcc para alimentar as saídas do relé, e o sensor de temperatura.
http://youtu.be/GEKF3gP1Upg

HugoPT

Após ver o teu segundo video das ligaçoes tenho um palpite.Há uns tempos atras vi um video no youtube que agora nao consigo encontrar para te mostrar, que consistia em exemplificar o que pode acontecer se num dos fios do bus de dados que vai para o LCD for colocado um fio no ar ou simplesmente se o prolongares ,tipo um fio de um metro apesar de conectado.O que acontecia é parecido ao que tu contas.
No filme era visivel que quando ele conectava o fio começavam a aparecer artefactos no LCD que iam desaparecendo e aparecendo.
No fundo o que o criador do filme queria transmitir é que as interferencias podem causar esses danos.
Como tu dizes que isso acontece quando ligas a iluminaria dos Leds que recorrem a muito provavelmente a sinais PWM possam estar a emitir interferencias que depois sao captadas pelos teus fios que tens no ar.
É so um palpite mas para o despistares podes tentar reduzir a distancia dos cabos ou entao tentar colocar todo esse circuito dentro de um tumper-ware e depois forra-lo com prata, tipo uma gaiola imune a ruido eletromagnetico.
Muitos equipamentos  recorrem à  de blindagem eletromagnetica por estes motivos.
Faz o teste é rapido
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

bubulindo

É so um palpite mas para o despistares podes tentar reduzir a distancia dos cabos ou entao tentar colocar todo esse circuito dentro de um tumper-ware e depois forra-lo com prata, tipo uma gaiola imune a ruido eletromagnetico.

Lembra-te, o papel de prata é condutor... não faças como eu que queimou uma placa de aquisição da National à custa de fazer uma gaiola de papel de prata.
Mas a ideia é boa e resulta. Experimenta, mas com cuidado. ;)

lmeireles43

pessoa muito obrigado pela ajuda,

Não fiz nada e não aconteceu mais o problema. Tirei tudo da protoboard e fiz uma fiação e ficou mais limpo. Dei também uma arrumada e estruturada no código.

Estou com duas dúvida uma já tentei de tudo e não consegui. Quando a saída do aquecedor por exemplo estiver ligada ou desligada eu gostaria de imprimir isto no lcd, mas o que eu consigo é apenas imprimir o status em 1 e 0. Gostaria de substitui o 1 por LIGADO e 0 por DESLIGADO
aqui está o comando:
statusHeater = digitalRead(aquecedor);
então mando imprimir statusHeater e imprime o numero 1 ou 0 de acordo.

A outra pergunta é... gostaria de imprimir informações de relógio e temperatura no lcd por alguns segundo e logo imprimir outras informações por mais tantos segundos, ficar alternando entre um e outro.....
não gostaria de utilizar delay, apenas um contator separado ou uma condição, por exemplo 10 segundos numa tela e 10 segundo em outra tela

bubulindo

lcd.print(statusheater== HIGH ? "LIGADO": "DESLIGADO");

#define TIMEOUT 10000

unsigned long now = 0, before = 0;
unsigned char data = 0;

if((now = millis())-before > TIMEOUT) {
   if (data == 0) {
      lcd.print("COISAS");
      data = 1;
      } else {
      lcd.print("OUTRAS COISAS");
      data = 0;
      }
   before = now;
   }

bubulindo

Quanto ao numero 1, podes fazer algo mais artístico. LOL

const char estados[2][10] = {"LIGADO", "DESLIGADO"};

lcd.print(estados[statusheater]);

Go Up