Pages: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 9   Go Down
Author Topic: Problemas com relé  (Read 16120 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Jr. Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

bubulindo, segundo o script que vc me passou em relação aos estados (ligado, desligado) como posso substituir eles por caracteres especiais? ja montei eles, e montei tambem para temperatura e relogio que ja estão funcionando... ficou bem legal.
para imprimir eles no lcd se usa o comando lcd.write(1); o 1 eu relacionei a um caracter, porém quando eu tento substituir diretamente pelo ligado por exemplo e envio o sketch para o arduino ele trava...

outra situação é, criei vários caracteres.... tem como eu criar um arquivo a parte e gravar na biblioteca? porque encheu o arquivo de caracteres especiais.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Gostei do vídeo. Acho que podias escrever Aquecedor e Refrigerador para ficar mais "bonito".

Define caracteres especiais? Será algo assim:

http://arduino.cc/en/Reference/LiquidCrystalCreateChar

Tens um pedaço de código para eu entender o que está a acontecer e travar o sistema?

Como assim, um arquivo à parte? O que é para ti um arquivo? Referes-te a criar isso num ficheiro para poderes usar quando quiseres sem teres de ter isso no ficheiro de código do Arduino?

Quanto às tuas sugestões... Meter os dados na internet é bacano. Eu estou a pensar algo assim para a minha casa nova. smiley Não será muito difícil creio. smiley

Já regular a dosagem dos químicos é que não acho tão simples de fazer ou aconselhável, apenas porque podes matar os peixitos.

Como assim controlar a temperatura do dissipador da luminária? :\

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

isto mesmo, ja criei o character, vamos utilizar o exemplo da página porque não tenho o meu aqui em mãos:
byte smiley[8] = {
  B00000,
  B10001,
  B00000,
  B00000,
  B10001,
  B01110,
  B00000,
};

void setup() {
  lcd.createChar(0, smiley);
  }

agora basta eu colocar lcd.write(0);  que imprime...
mas quro que substitua o off:
const char estados[2][10] = {"ON ", "OFF"};
assim const char estados[2][10] = {"ON ", smiley};

Jr. Member
**
View Profile

quanto ao ficheiro, correto, bem isto que quero....
tipo não sei se funciona assim mas criar um ficheiro simbolos.h
e no principal escrever
#include <simbolos.h> para carregar ele....
quanto a colocar dados na internet o site exosite.com acho que faz isto não? teria outra indicação?
quanto a controlar os químicos ja existem pessoas fazendo isto e tambem o sistema pronto... basicamente eu tenho que controlar o tempo de funcionamento da bomba com o arduino para que ela dose certo.... a bomba se chama bomba peristáltica
controlar a temperatura da luminária porque o ventilador que refrigera o dissipador faz um pouco de barulho e a maior parte do tempo pode funcionar a 20% de sua capacidade.. então quero criar algo que, se tiver a determinada temperatura, ele funciona a 20% se aumentar a temperatura do dissipador, aumenta a velocidade do ventilador para 40% e por ai vai... se chegar numa temperatura critica desarma a luminária para que nada se queime... por exemplo, rompeu o fio do ventilador ou o mesmo não funciona, temperatura da luminaria aumenta sem parar e queimam os leds...., entao o arduino desligara a luminaria antes que isto aconteça.... estou pensando em colocar um lm35 colado no aluminio do dissipador juntamente com um isolante térmico para a temperatura externa não atrapalhar a leitura....

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Cria o ficheiro símbolos.h.

Lá dentro cria a tua variável:
Code:

extern char smiley[8] = {
  0B00000,
  0B10001,
  0B00000,
  0B00000,
  0B10001,
  0B01110,
  0B00000,
};

extern char smileyToo[8] = {
  0B00000,
  0B10001,
  0B00000,
  0B00000,
  0B10001,
  0B01110,
  0B00000,
};

Coloca o ficheiro simbolos.h no directorio Arduino\libraries\simbolos. Vais ter de criar o directorio simbolos e provavelmente o directorio libraries.

Sai da IDE.

Volta a entrar.

Vai a Sketch-> Import Libray -> simbolos.

Há-de aparecer o tal include...

Depois usa as variáveis normalmente no teu código.

Eu usei a pachu.be. Eles já têm uma biblioteca para usar com o Arduino. É simples.

Esse controlo que pretendes chama-se PID... daí eu ter perguntado se a ventoínha era de 12V ou de 230... se for de 12V, podes arranjar uma ponte H (não é preciso tanto) ou um driver de motores tipo um transistor Darlington por exemplo, e controlar a velocidade da ventoínha por PWM. smiley

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Infelizmente venho comunicar a voces que estou com os problemas iniciais
Liguei o arduino nos perifericos do aquario, por enquanto a luz e o aquecedor.
Apenas o arduino ligado funciona perfeito mas quando entro com a rede 220v da erro na leitura do sensor de temperatura, como foi criado a trava de erro de leitura, ele fica travando e dando erro de leitura alem de leituras de mais de 100 graus.... também acontece de zerar o relogio e retornar, interferencias no lcd....
me parece que os fios do 220v esta criando um campo que interfere o arduino, fechei tudo dentro de uma caixa elétrica e ficou dando esse problema... tiro a rede 220v e tudo funciona normalmente...

abri toda a caixa, passeio o fio do sensor sozinho e os erros me parecem que diminuiram.... vou acompanhar por um tempo e ver

Jr. Member
**
View Profile

o problema é mesmo o inicial, os drivers da luminaria led.... apenas o arduino controlando a temperatura funciona perfeitamente....
testei até tirar a luminária do arduinno e ligar ela novamente no timer digital que tenho mas a hora que conecto da problema no arduino. a unica coisa é que o arduino ta ligado numa fonte e a fonte ligada numa regua onde esta o timer da luz....
se eu ligar a luz da problema e se eu desligar funciona tudo normalmente, que droga..... n sei o que fazer....

estou editando o topico para atualizar.... o problema é o seguinte, com um driver para 3 leds (driver de 220v de entrada e saida de 9v 600mah) na rede, separado do arduino, e o arduino funcionando como controlador de temperatura funciona sem problema algum. Quando eu ligo esta crianca aqui http://www.ebay.com/itm/IP65-Waterproof-Driver-for-10-18pcs-3W-High-Power-LED-AC85-265Vto-DC36-75V-680mA-/320936909163?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4ab954996b
comeca a dar problema em tudo. Ligo isto na rede tambem não no arduino... Mais tarde vou testar o driver que funciona ligado no rele que esta ligado no arduino.... E agora?
« Last Edit: February 05, 2013, 03:47:26 pm by lmeireles43 » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Esquema.... faz um esquema!

Jr. Member
**
View Profile

bubulindo nada alem do que esta no video.... apenas retirei o fio da lampada do rele e liguei diretamente no 220v, o resto é tudo igual....
a luminaria possui 3 linhas de 7 leds de 3w cada... as da ponta e alguns leds do meio sao ligados neste driver da foto e 3 leds do centro sao ligados em outro driver... a entrada 220v destes dois driver eu tirei do rele do arduino e liguei diretamente na tomada da casa, e o problema continuou, apos eu tirei os fios do driver maior e dexei apenas o de 3 leds e funciona... resumindo esta tudo igual ao video porém tirei a luminaria do rele e liguei diretamente no 220v da cada
não tem nem o que fazer no esquema.. é o arduino ligado como mostrado no video e dois fios saindo da luminaria indo para a rede da casa diretamente..... e a ligacao da luminaria esta no desenho do driver que passei o link

Jr. Member
**
View Profile

segue foto do esquema "rabisco"

https://www.dropbox.com/s/nlb3237244fiy8y/IMG_0634%5B1%5D

troquei o driver de 18 leds e o de 3 por dois drivers de 10 cada um, e um led ficou desligado.... (aproveitei para separar leds de coloração azul e branco) assim controlo cada um separadamente, minha idéia é ligar o azul primeiro demanha, depois de uma hora ou mais ligar o branco, denoite desligar o branco primeiro e depois desligar o azul.
Quando liguei apenas um driver 10 aconteceram os problemas, porém com menos intensidade do que o driver de 18. Quando liguei o segundo driver de 10 não aconteceu mais problemas, hoje demanha ficou uma hora ligado e eu observando e nada.... mesmo assim o sistema não está confiável... Hoje vou deixar ligado por mais tempo e observar, caso não aconteça o problema vou ligar os drivers no relé...
A temperatura marca 100 graus as vezes e arma e desarma o relé, o sensor não é reconhecido e da mensagem de erro e tambem o relógio marca se nao me engano 45:450, armando e desarmando o relé da luz.
Alguém tem idéia do que pode ser? ja que o sistema de luz está totalmente independente do arduino, compartilhando apenas o fonte AC.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Quando as luminárias estão ligadas vês por exemplo algum problema nas tvs? ou rádio que estejam ligados ao AC?

Como estás a alimentar o teu arduino? Com um daqueles carregadores de telemóvel ligados ao AC? Tens as características do mesmo?
Tens outra forma de alimentar o Arduino? Por exemplo um daqueles cabos com duas fichas USB para ligar ao computador e outra para ligar no Arduino (assim aumentas o fornecimento de corrente)? Podes testar alimentar o arduino pelo computador e ver se o comportamento se repete. (SE O FIZERES, DESLIGA O BACKLIGHT DO LCD).
Se o comportamento não se repetir, o problema pode mesmo estar na fonte de alimentação que usas para o Arduino.

Consegues medir a tensão AC do sistema quando ligas as luminárias? Notas algo?

Cá para mim, a luminária pode estar a mandar lixo para a rede e isso ocasionalmente confunde o Arduino todo porque as fontes de parede não têm propriamente uma filtragem óptima. Podes também estar a exigir mais corrente do que a fonte consegue fornecer e isso apenas piora o problema.

Jr. Member
**
View Profile

Sem problemas na TV e o radio ja utilizei o do home theater sem problemas..
Arduino estou alimentando por uma fonte 12v, só não lembro a amperagem... mas tambem ja o alimentei com o USB e o problema é igual.
Eu também estou achando que o problema é lixo na rede como falas, porque enquanto o relé não foi ligado na rede AC não aconteceu problema algum.... como filtrar esta entrada no relé?

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

E se ligares a iluminaria directa sem passar no relê e a colocares perto do arduino também acontece?
Se sim e se depois a afastares uns 10 metros também da ?

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Hugo, enquanto eu estava programando, o sistema ficou rodando por uns 3 dias lembra? o relé foi alimentado por 5v do arduino, e ele acionava ledzinhos que representavam aquecedor, luz e refrigerador... e o mesmo no vídeo pode ver que está a menos de 40 cm da luminária....
Basta eu tirar a alimentação do rele com os 5v do arduino e colocar no AC, e também retirar os leds e colocar o aquecedor, luminária e refrigerador que deu problema, o local é o mesmo. Então tirei a luminária do relé e liguei diretamente na tomada da casa e o problema persistiu, porém o relé continua a ser alimentado com a AC.
Estava pensando aqui, como o aquário possui bombas e outros eu coloquei numa regua com filtro, na régua liguei o arduino e a luminária, porém a fonte de alimentação do relé do arduino está ligado direto no AC sem passar pela régua com filtro.
OBS: ja liguei a luminária na régua, num timer e também direto na tomada da casa.
Chegando em casa vou ligar o relé na régua com filtro....

hugo, acho que interferência magnética ou campo, ou onda ou sei la o que está descartado, haja vista que, como comentei, o sistema funcionou do lado da lumínaria por dias sem problema.
acho que alinha de pensamento está com a luminária jogando lixo na rede como o bubulindo falou

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Uma coisa que certamente não terá influência, mas que não custa nada ver é o rating do relé que estás a usar...

Pode por algum motivo, o relé não ser ideal para 230V? Isto é mesmo uma daquelas sugestões de desespero... porque normalmente os relés são feitos para actuar 230V.

Como podes ver no link do eBay que mandaste, aquilo pelos vistos tem um controlador PWM... e por aquele preço é provável que não tenha grande protecção e filtragem. No entanto, o facto de teres visto problemas com o Arduino alimentado pelo computador deixa-me de pé atrás acerca da causa do problema.

Eventualmente quererias controlar a luminária LED com diferentes luminosidades? smiley

Pages: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 9   Go Up
Jump to: