Go Down

Topic: Problemas com relé (Read 20436 times) previous topic - next topic

HugoPT

Quando ligas por USB é no portátil ? Se sim tenta só com  usa lo com a bateria para te isolares completamente da rede eléctrica, o problema é muito. estranho ...
O modulo de  reles têm foto acopladores ?
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

HugoPT

Feb 06, 2013, 06:25 pm Last Edit: Feb 06, 2013, 06:36 pm by HugoPT Reason: 1
Tive uns dias sem ler o andamento da coisa e hoje ao ler o post reparei no seguinte:

Cria o ficheiro símbolos.h.
Lá dentro cria a tua variável:
Code:
extern char smiley[8] = {
 0B00000,
 0B10001,
 0B00000,
 0B00000,
 0B10001,
 0B01110,
 0B00000,
};

Porque razao usas a keyword extern aqui no ficheiro símbolos.h ?
Nao devias apenas usar o extern quando a queres chamar no projecto principal de modo a indicares ao compilador que queres usar uma variavel global que consta em outro header file?
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Bem visto...

Escapou-me. :P
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

lmeireles43

respondendo vcs com o que fiz....

liguei todo o sistema no relé, como deveria ser, basta ligar tudo e o problema ja aparece na hora, basta eu desligar e apenas desconectar um dos fios da luminaria que vai para o relé e ligar tudo denovo e nenhum problema aparece, logo com certeza a luminaria deixa passar lixo pra rede ou algo assim, preciso urgente de algum tipo de filtro

HugoPT

Responde me me a esta questao.O modulo de reles tem isolamento com foto-acopladores?
Tens um osciloscopio à mao?
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

lmeireles43

Hugo no inicio dos posts eu coloquei uma foto dele, e vc respondeu que ele possui foto-acopladores.... e nao possuo um osciloscopio

HugoPT

Podes mesmo assim tirar uma foto apenas ao modulo dos reles.Só mesmo para ter certeza que tem.
Se o teu modulo for controlado por transistores podem estar a ser influenciados pela proximidade do sinal que estao a controlar.Visto a iluminaria ser controlada recorrendo a PWM e este estar a ser cortado no rele podem as frequencias nesse cabo induzir harmonicos na etapa de potencia.
Enfim pode nao ser nada mas como o teu problema é tao estranho e estas sem mais hipoteses ha que duvidar de tudo.
Um osciloscopio podia te dar a resposta olhando a linha de controlo que activa o rele talvez...
Um outro teste que eu faria se tivesse essa pedra no sapato seria desligar o pino que controla o rele e comanda-lo manualmente, ou seja com ligar um botao com uma resistencia de cerca de 1K ligado a 5 V e injectava na entrada de comando do modulo de reles, a ver se tambem o defeito aparece.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

lmeireles43

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460033614-modulo-rele-4-canais-5v-arduino-pic-automaco-com-proteco-_JM

não creio que o problema é com relé, o aquecedor está funcionando normalmente neste relé, logico quando a luminaria esta desligada....

HugoPT

Feb 06, 2013, 10:55 pm Last Edit: Feb 06, 2013, 11:19 pm by HugoPT Reason: 1
Precisamente o teu modulo usa transistores !
O facto de funcionar com o aquecedor sem problemas e porque a carga e resistiva apesar de la ligares o aquecedor a 230V a frequencia que la passa é a da rede.Aqui em Portugal é 50 Hz ai talvez seja igual:)
Ja no caso da iluminaria a frequencia é bem maior pois depende da frequencia usada no PWM para gerar o duty-cycle.
Pelos testes eu apontava os canhoes ao problema estar ai
Tens onde comprar foto-acopladores e uns componentes ai?
Consegues montar este pequeno circuito numa breadboard e testar?
http://www.robodino.de/wp-content/gallery/arduino-shield/arduino-relais-schaltung.jpg
Em tempos montei uma pequena maqueta de uma casa inteligente para uma exposiçao e usei um circuito destes
Tem referencias e valores das resistencias se quiseres testar
O circuito é o primeiro que ves no pdf.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

lmeireles43

Feb 06, 2013, 11:26 pm Last Edit: Feb 06, 2013, 11:35 pm by lmeireles43 Reason: 1
consigo comprar aqui:
www.proesi.com.br
mas n sei se consigo montar um destes.... a primeira vista me parece um belo desafio
não ha nada pronto para se comprar? um shield?

HugoPT

Feb 06, 2013, 11:54 pm Last Edit: Feb 07, 2013, 12:00 am by HugoPT Reason: 1
Podes comprar no ebay super barato, so que deve demorar talvez a chegar
http://www.ebay.com/itm/5V-2-Channel-Relay-Module-Board-Shield-With-optocoup-For-Arduino-PIC-MCU-Cheap-/390517866900?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5aecadc194
Mas podes tentar montar tu no final so vais ganhar no aumento da tua experiencia em eletronica.

mas n sei se consigo montar um destes.... a primeira vista me parece um belo desafio

A parte mais dificil ja o fizeste que é o programa.
O circuito e só encostar fios com atençao numa breadboard :smiley-mr-green:
No final vais ver que compensa.
O facil toda a gente faz, o desafio muitos desistem , o TECNICO agarra e monta com o que tem à mao tipo MacGyver XD
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

lmeireles43

Feb 07, 2013, 12:10 am Last Edit: Feb 07, 2013, 12:15 am by lmeireles43 Reason: 1
o que este relé tem de diferente do meu?
isto não serve para nada?
comprei isto aqui para controlar meus leds por pwm, quem sabe isto ja resolva o problema também

HugoPT

Este usa foto acopladores
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Feb 07, 2013, 09:13 am Last Edit: Feb 07, 2013, 09:20 am by bubulindo Reason: 1
não vejo o problema... os 230V entram num lado do relé e o transistor esta no outro...

a haver interferência, também acontecerá com um opto acoplador, não? que alimenrtação é que ele vai usar na saída do optoacoplador?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

lmeireles43

Feb 07, 2013, 11:55 am Last Edit: Feb 07, 2013, 12:30 pm by lmeireles43 Reason: 1
estou determinado a resolver este problema, poderia ser defeito de um dos drivers, porém testei 3 e os 3 com o mesmo problema, apenas um modelo diferente que é dimmerizavel não deu problema.
comprei dois shields com fet para controlar o pwm
comprei drivers novos que colei o link em cima, tambem controlaveis por pwm, porém necessitam de uma fonte DC.
também comprei os reles com fotoacopladores de 4 canais.
não sei mais o que posso fazer
o sistema esta la funcionando perfeitamente sem a luminária.
vamos esperar uns 30 dias até chegar os brinquedos novos e ver como fica, mas se alguém souber como resolver da um toque...
como estive envolvido apenas em tentar resolver isto não continuei o resto do projetinho... em relação ao extern, devo apenas salvar o arquivo simbolo.h com char exemplor[8]{ }; e no principal devo apenas incluir a biblioteca ou além de incluir devo chamar as variaveis com o extern? e como deve ser feito?
bubulindo, em relação as variaveis criadas, ligado e desligado dependendo da leitura do aquecedor e refrigerador... como substituir isto por simbolo? por exemplo em vez de ligado vou desenhar uma circulo cheio, e no desligado um circulo vazio
criar uma lcd.createChar(1,exemplo); e substituir na const char estados[2][10] = {"ON ", "OFF"}; (substituir o ON por 1 ou exemplo não funciona).
verifiquei o pachube a achei excelente, porém me parece meio complicado fazer funcionar via informação serial. Só possui para ethernet shield

Go Up