Go Down

Topic: Problemas com relé (Read 25986 times) previous topic - next topic

HugoPT

Quando ligas por USB é no portátil ? Se sim tenta só com  usa lo com a bateria para te isolares completamente da rede eléctrica, o problema é muito. estranho ...
O modulo de  reles têm foto acopladores ?
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

HugoPT

Feb 06, 2013, 06:25 pm Last Edit: Feb 06, 2013, 06:36 pm by HugoPT Reason: 1
Tive uns dias sem ler o andamento da coisa e hoje ao ler o post reparei no seguinte:

Cria o ficheiro símbolos.h.
Lá dentro cria a tua variável:
Code:
extern char smiley[8] = {
 0B00000,
 0B10001,
 0B00000,
 0B00000,
 0B10001,
 0B01110,
 0B00000,
};

Porque razao usas a keyword extern aqui no ficheiro símbolos.h ?
Nao devias apenas usar o extern quando a queres chamar no projecto principal de modo a indicares ao compilador que queres usar uma variavel global que consta em outro header file?
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

bubulindo

Bem visto...

Escapou-me. :P
This... is a hobby.

lmeireles43

respondendo vcs com o que fiz....

liguei todo o sistema no relé, como deveria ser, basta ligar tudo e o problema ja aparece na hora, basta eu desligar e apenas desconectar um dos fios da luminaria que vai para o relé e ligar tudo denovo e nenhum problema aparece, logo com certeza a luminaria deixa passar lixo pra rede ou algo assim, preciso urgente de algum tipo de filtro

HugoPT

Responde me me a esta questao.O modulo de reles tem isolamento com foto-acopladores?
Tens um osciloscopio à mao?
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

lmeireles43

Hugo no inicio dos posts eu coloquei uma foto dele, e vc respondeu que ele possui foto-acopladores.... e nao possuo um osciloscopio

HugoPT

Podes mesmo assim tirar uma foto apenas ao modulo dos reles.Só mesmo para ter certeza que tem.
Se o teu modulo for controlado por transistores podem estar a ser influenciados pela proximidade do sinal que estao a controlar.Visto a iluminaria ser controlada recorrendo a PWM e este estar a ser cortado no rele podem as frequencias nesse cabo induzir harmonicos na etapa de potencia.
Enfim pode nao ser nada mas como o teu problema é tao estranho e estas sem mais hipoteses ha que duvidar de tudo.
Um osciloscopio podia te dar a resposta olhando a linha de controlo que activa o rele talvez...
Um outro teste que eu faria se tivesse essa pedra no sapato seria desligar o pino que controla o rele e comanda-lo manualmente, ou seja com ligar um botao com uma resistencia de cerca de 1K ligado a 5 V e injectava na entrada de comando do modulo de reles, a ver se tambem o defeito aparece.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

lmeireles43

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460033614-modulo-rele-4-canais-5v-arduino-pic-automaco-com-proteco-_JM

não creio que o problema é com relé, o aquecedor está funcionando normalmente neste relé, logico quando a luminaria esta desligada....

HugoPT

Feb 06, 2013, 10:55 pm Last Edit: Feb 06, 2013, 11:19 pm by HugoPT Reason: 1
Precisamente o teu modulo usa transistores !
O facto de funcionar com o aquecedor sem problemas e porque a carga e resistiva apesar de la ligares o aquecedor a 230V a frequencia que la passa é a da rede.Aqui em Portugal é 50 Hz ai talvez seja igual:)
Ja no caso da iluminaria a frequencia é bem maior pois depende da frequencia usada no PWM para gerar o duty-cycle.
Pelos testes eu apontava os canhoes ao problema estar ai
Tens onde comprar foto-acopladores e uns componentes ai?
Consegues montar este pequeno circuito numa breadboard e testar?
http://www.robodino.de/wp-content/gallery/arduino-shield/arduino-relais-schaltung.jpg
Em tempos montei uma pequena maqueta de uma casa inteligente para uma exposiçao e usei um circuito destes
Tem referencias e valores das resistencias se quiseres testar
O circuito é o primeiro que ves no pdf.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

lmeireles43

Feb 06, 2013, 11:26 pm Last Edit: Feb 06, 2013, 11:35 pm by lmeireles43 Reason: 1
consigo comprar aqui:
www.proesi.com.br
mas n sei se consigo montar um destes.... a primeira vista me parece um belo desafio
não ha nada pronto para se comprar? um shield?

HugoPT

Feb 06, 2013, 11:54 pm Last Edit: Feb 07, 2013, 12:00 am by HugoPT Reason: 1
Podes comprar no ebay super barato, so que deve demorar talvez a chegar
http://www.ebay.com/itm/5V-2-Channel-Relay-Module-Board-Shield-With-optocoup-For-Arduino-PIC-MCU-Cheap-/390517866900?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5aecadc194
Mas podes tentar montar tu no final so vais ganhar no aumento da tua experiencia em eletronica.

mas n sei se consigo montar um destes.... a primeira vista me parece um belo desafio

A parte mais dificil ja o fizeste que é o programa.
O circuito e só encostar fios com atençao numa breadboard :smiley-mr-green:
No final vais ver que compensa.
O facil toda a gente faz, o desafio muitos desistem , o TECNICO agarra e monta com o que tem à mao tipo MacGyver XD
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

lmeireles43

Feb 07, 2013, 12:10 am Last Edit: Feb 07, 2013, 12:15 am by lmeireles43 Reason: 1
o que este relé tem de diferente do meu?
isto não serve para nada?
comprei isto aqui para controlar meus leds por pwm, quem sabe isto ja resolva o problema também

HugoPT

Este usa foto acopladores
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

bubulindo

Feb 07, 2013, 09:13 am Last Edit: Feb 07, 2013, 09:20 am by bubulindo Reason: 1
não vejo o problema... os 230V entram num lado do relé e o transistor esta no outro...

a haver interferência, também acontecerá com um opto acoplador, não? que alimenrtação é que ele vai usar na saída do optoacoplador?

This... is a hobby.

lmeireles43

Feb 07, 2013, 11:55 am Last Edit: Feb 07, 2013, 12:30 pm by lmeireles43 Reason: 1
estou determinado a resolver este problema, poderia ser defeito de um dos drivers, porém testei 3 e os 3 com o mesmo problema, apenas um modelo diferente que é dimmerizavel não deu problema.
comprei dois shields com fet para controlar o pwm
comprei drivers novos que colei o link em cima, tambem controlaveis por pwm, porém necessitam de uma fonte DC.
também comprei os reles com fotoacopladores de 4 canais.
não sei mais o que posso fazer
o sistema esta la funcionando perfeitamente sem a luminária.
vamos esperar uns 30 dias até chegar os brinquedos novos e ver como fica, mas se alguém souber como resolver da um toque...
como estive envolvido apenas em tentar resolver isto não continuei o resto do projetinho... em relação ao extern, devo apenas salvar o arquivo simbolo.h com char exemplor[8]{ }; e no principal devo apenas incluir a biblioteca ou além de incluir devo chamar as variaveis com o extern? e como deve ser feito?
bubulindo, em relação as variaveis criadas, ligado e desligado dependendo da leitura do aquecedor e refrigerador... como substituir isto por simbolo? por exemplo em vez de ligado vou desenhar uma circulo cheio, e no desligado um circulo vazio
criar uma lcd.createChar(1,exemplo); e substituir na const char estados[2][10] = {"ON ", "OFF"}; (substituir o ON por 1 ou exemplo não funciona).
verifiquei o pachube a achei excelente, porém me parece meio complicado fazer funcionar via informação serial. Só possui para ethernet shield

Go Up