Pages: [1] 2 3 ... 9   Go Down
Author Topic: Problemas com relé  (Read 14136 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Jr. Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa tarde colegas,
Estava utilizando o tópico de outra pessoa então resolvi abrir este para não atrapalhar.
Estou com problemas no meu relé shield para controlar uma luminária de led que é acionada por um driver parecido com os trabsformadores para as lampadas frias.
Entrada 220v e saída se não me engano até 54v 600ma.
Acontece que quando o relé é acionado com esta luminária o arduino fica maluco, imprime coisas estranhas no lcd e via com3, o RTC deixa de funcionar etc. Tudo volta a funcionar corretamente quando o relé desliga, e o pior quando eu colocou outra coisa neste mesmo relé, nesta mesma saída, como aquecedor, bomba etc funciona corretamente.
A unica certeza que da para chegar é que o problema está com o driver do led, a luminária funciona normalmente, com ou sem o arduino. Alguma corrente está retornando ou algo do tipo? um diodo resolveria? o que fazer?
Agradeço a ajuda de todos

Portugal
Edison Member
*
Tomorrow I will know a BIT more than yesterday
View Profile

Esse relé shield é isolada com foto-acopladores?

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Tens o esquema do relé shield?

Como estás a alimentar o Arduino? Poderá ser que o Relé puxa demasiada corrente do Arduino?
Como tens as ligacões feitas?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Uma foto dele ajuda? Ja alimentei ele com fonte externa e com o arduino, a luminaria é de aprox 60w, ligo aparelhos de 300w como o aquecedor e nenhum problema.

Jr. Member
**
View Profile

O que seria foto acopladores? Acredito q sim ele é próprio para o arduino. A luminaria quando retiro da tomada ainda fica um tempo ligada o q me leva a crer que possui capacitores certo? Isso poderia dar problema? Como falei ja alimentei ele com fonte externa mas alguma coisa esta retornando pelo cabo do sinal do arduino

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

sim, uma foto ajuda...

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Este aqui http://www.google.com.br/search?q=4+rele+shield&hl=pt-BR&tbo=d&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=lCSYUMK7DozW8gS8woHIDg&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=320&bih=356#i=6

Acho que é bom informar, mas este relé shield aciona o relé quando o arduino não manda sinal para ele, esqueci o nome técnico para isto, o vendedor que me informou.
« Last Edit: November 05, 2012, 05:21:56 pm by lmeireles43 » Logged

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Bom isso chama-se logica invertida, ele liga quando o pino está a ground e desliga quando esta Alto.Eu tenho um modulo desses e sim eles sao protegidos por optoacopladores o que é bom para te dar isolamento optico entre a potencia e o arduino prevenindo assim algum dano.
Agora so falta saber como  alimentas-te o modulo dos reles?
O meu é alimentado a 5V mas claro esta que nao o podes pendurar no arduino!!!
O meu modulo tem 8 reles e quando todos eles estao activados consomem bem mais do que a placa do arduino pode oferecer o que tambem sera o teu caso com apenas 4 reles!

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Ja alimentei com 5v externo e interno, liguei apenas a luminaria de 54v 600ma, tirando ela e colocando um aquecedor de 300W nao tem problema algum. Creio que algum componente eletrônico do driver do led esteja em conflito como arduino. O driver nada mais é que um dispositivo para manter a corrente de saída constante, utilizado para ligar os leds em serie.

Portugal
Edison Member
*
View Profile

As massas sao comuns? Podes tentar interromper ambos os cabos nos reles?

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Boa tarde Hugo, não entendi muito bem sua pergunta, porém eu ja liguei o relé com fonte de carregador de celular de 5v e também ja liguei no arduino. As 4 saídas do meu rele shield são denominadas de k1,k2,k3,k4. Ja liguei varias coisas no k1, como um aquecedor potente como relatei de 300w, bombas de 60w e outros. Quando ligo a luminária de aproximadamente 60w acontece o problema. Por isto não creio que seja potência, ja que liguei coisas mais pesadas, e também não creio que seja o relé shield ja que liguei varios outros aparelhos sem problema. Todos os componentes que ligo sem problema são analógico, o aquecedor é apenas uma resistência, as bombas uma bobina e a luminária é eletronica, um reator eletrônico.
este driver funciona para 10 a 18 leds de 3w, ele corrige a saída de acordo com o consumo, liberando de 30 a 54volts e constantes 600ma automaticamente.

Portugal
Edison Member
*
View Profile

ligo a luminária de aproximadamente 60w acontece o problema
Essa luminaria que estas a ligar, onde estas a interromper o circuito dela? Mesmo na alimentaçao(230 presumo) ou na saida que dizes ser a alimentaçao dos leds controlados?
Faz um teste e tenta afastar o arduino do equipamento que faz o controlo dos leds, ou seja leva so o "fio de corte" ao relé e afasta o outro circuito

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Estou utilizando o 220v, antes do diver, após o driver nos 54v eu nao tentei. O driver esta próximo no máximo 10cm do arduino, será q isto esta causando interferência?

Jr. Member
**
View Profile

Pessoal, testei o equipamento sem a luminária e o resultado foi o mesmo. Depois de algum tempo muito desanimado estou tentando retornar.
Seguinte por algum motivo o lcd depois de um tempo começa a imprimir coisas estranhas e nem dando clear ou deixando caracteres em branco num determinado tempo limpa tudo....
Outra situação não sei se alguma poderia me ajudar é quanto a um controlador de temperatura por DS. Necessito de quando der algum problema na leitura ele trave todo o arduino, para nao acontecer se sair o fio do sensor e com isto ligar o rele de aquecimento e fritar a agua. Testando as entradas do arduino, com o prórpio arduino percebi que nenhuma entrada zera a voltagem, ou seja, não consigo trabalhar com a programação no esquema de 0 (fio desconectado) e >1 (fio recebe 12v e de acordo com a temperatura passa uma certa V para a porta ou seja maior que 1v)

Portugal
Edison Member
*
View Profile

Necessito de quando der algum problema na leitura ele trave todo o arduino, para nao acontecer se sair o fio do sensor e com isto ligar o rele de aquecimento e fritar a agua.
Mas que raio é isto, fritar a agua ? smiley-grin
Bom colega para começar nao podes travar o arduino,estas a ver a coisa de forma errada, ou seja podes sim prever isso na programaçao se o valor do sensor for anomalo,o que a funçao  te devolve se o retirares fora?
Depois verificas sempre se o valor do sensor  nao é igual a essa excepçao.Caso o seja activas uma flag que encrava as funçoes principais e sinalizas um Alarme.Sem que essa flag seja resetada pelo utilizador todas as funçoes sao ignoradas, garantindo assim o seu reconhecimento pelo utilizador.
Agora cuidado espero que o termo "fritar a agua" seja mesmo expressao, caso haja pessoas e bens envolvidos atençao á segurança!!!!

« Last Edit: January 29, 2013, 11:19:03 am by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Pages: [1] 2 3 ... 9   Go Up
Jump to: