Pages: [1]   Go Down
Author Topic: [NOVATO] Ajuda com Sensor de Movimento  (Read 1101 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa noite pessoal, fiquei meio em dúvida com o título, mas ai vai a minha dúvida:
Eu nunca mexi com o arduino e pretendo comprar meu primeiro kit para iniciar no hobby, e meu chefe no trabalho pode pagar meu primeiro kit caso eu faça um trabalho para ele, eu não acredito que seja difícil mas preciso saber se é possível:
Preciso fazer um contador de sementes (milho, soja, sorgo, etc...), então basicamente preciso ter certeza de duas coisas:
- Existe algum sensor que possa fazer isso? a semente passará uma-a-uma por um cano retangular de 5x5cm +/- (aonde o sensor deve ficar alocado).
- Em alguns casos passarão cerca de 30 sementes por segundo, ou seja, preciso de tempos de resposta inferiores a 30ms, o microprocessador do arduino é capaz de entregar isso?

Para aproveitar o tópico, podem me dizer se o kit abaixo é uma boa opção para começar:
http://dx.com/p/arduino-compatible-component-basic-element-pack-starter-kit-142572?item=5

Agradeço a atenção e torço por uma resposta positiva sobre o projeto, Obrigado!

Thiago

Newbie
*
View Profile

Esqueci de comentar que apesar de eu não possuir experiencia com eletrônica eu tenho experiencia com programação.
A minha situação no momento é apenas para tentar ganhar 50 dolar para me ajudar, e ano que vem irei começar o projeto citado depois de executar projetos mais simples para aprender a lidar com a placa (por isso quero um kit).
Só para você não pensarem que sou um sem noção qualquer.

Abraço.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

um sensor de infra-vermelhos parece-me ser a tua melhor hipótese.

http://www.pages.drexel.edu/~pyc23/ir_sensor.html

Se a semente passar, perde-se o "contacto" óptico e podes contar isso. Terás de prestar atenção à electrónica e capacitâncias do circuito antes de ligares ao arduino com essas velocidades. Mas deve funcionar. smiley

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Achei um sensor que parece bom para o que eu preciso:
http://dx.com/p/4-channel-infrared-detector-tracked-photoelectric-sensor-obstacle-avoidance-module-yellow-black-151643?item=21
Pois como terão sementes muito pequenas posso colocar um sensor em cada parede para garantir que o sensor capte a passagem da semente.

E quanto ao kit que eu apresentei:
http://dx.com/p/arduino-compatible-component-basic-element-pack-starter-kit-142572?item=5
É uma boa opção para começar? O fato de não ser um arduino UNO Rev3 pode me prejudicar de alguma forma?

Obrigado pela atenção.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O facto de não ser a placa oficial, tem como problema a qualidade, ou garantia de qualidade.

Segundo sei, as placas oficiais são testadas, os clones como esta podem ou não ser testadas e algumas não usam os componentes correctos. No entanto diria que a diferença de preço costuma valer o risco.

Muito do que está nesse kit não vais usar, e se calhar vais precisar de coisas que não estão aí. Não será mais simples e barato comprar a placa e componentes?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Até pensei em montar o próprio, mas acho que vou comprar o pronto pela praticidade e pela interface USB já montada.
Quanto ao kit, realmente não parece uma boa ideia.

Vou montar um kit por 34 dolares:
-Arduino UNO R3 (15,20)
-Breadboard (3,10)
-Kit de LEDs (4,50)
-Sensor de Temperatura (2,80)
-Buzzer (1,90)
-Real Time Clock (3,60)
-Sensor de Umidade (3,10)

Os cabos, capacitores e etc. só são vendidos em grande quantidade na DX, então vou comprar em eletrônicas por aqui.
Com isso eu já consigo executar alguns projetos simples que tenho em mente para depois fazer o contador de sementes.
Fiquei interessado em um livro chamado "Arduino Básico", você recomenda?

Obrigado pela ajuda,
Thiago

Pages: [1]   Go Up
Jump to: