Pages: [1]   Go Down
Author Topic: DPWS (Device Profile for Web Services)  (Read 893 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Brasil
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá a todos!

Eu sou novo no forum e gostaria de tirar uma dúvida sobre o Arduino Uno.

Estou querendo implementar um projeto usando o DPWS (http://www.ws4d.org/ ou http://www.soa4d.org/) e gostaria de saber se o arduino suporta tal tecnologia?

Os DPWS é implementado em JAVA, bem como em C. Eu posso compilar diretamente para o arduino ou devo usar a linguagem padrão de arduino?

Obrigado!

Yuri Lobão Tourinho
Mestrando em Mecatrônica (PPGM-UFBA)
Bacharel em Ciência da Computação (PUC-GO)
Certificação: SCJA 1.0
Blog: http://yuri

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Sinceramente, não consegui perceber o que é que isso faz ou se é para usar num microcontrolador ou no computador... tu sabes?

O Arduino, corre programas compilados em C e C++, no entanto, para tal, tem de obedecer aos limites do chip e ao hardware disponível. Apesar de ser C, o printf(), por exemplo não funciona como num computador.

Se calhar talvez seja melhor procurares os requerimentos dessa tecnologia antes de tentares meter isso num Arduino.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brasil
Newbie
*
View Profile

Bem a idéia do DPWS é fornecer características de Serviços Web para dispositivos com restrição de recursos.

Por exemplo, podemos utilizar essa tecnoloogia em impressoras, celulares, microcontroladores, redes de sensores sem fio e etc. Assim tais dispositivos serão acessados como se fossem serviços web.

No site das implementações, WS4d e SOA4, eles não especificam qual são os requisitos de hardware.

A única informação que encontrei é que a implementação em C é para dispositivos com muita restrição de recursos e em Java para dispositivo com pouca restrição ou nenhuma, como um PC.

Além disso a implementação em C disponibiliza os arquivo *.c e *.h necessitando apenas serem compilados para o microcontrolador. Mas pelo que ví do Arduino ele possui uma interface de programação e upload do programa.

Assim eu não tenho como testar teria que comprar e testar na prática. Por isso pergunto, pois caso não funcione terei que procurar um outro dispositivo!

Yuri Lobão Tourinho

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Procura por AVR-GCC... tu podes usar os ficheiros .c e .h no arduino. Mas para isso precisas de saber um pouco de C. Se quiseres, podes fazer como referi e usar o AVR-GCC. Mas para isso, ainda precisas de saber mais de C.

Logo a questão é, que sabes de C?

Nota que para o Arduino estar na internet, vais precisar do Arduino e dum shield Ethernet ou Wi-fi. O interface com essas placas, normalmente também ocupa um bom bocado de código pelo que convém ter isso em atencão.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Bom dia, yurilobao

Achei muito interessante a ideia do DPWS. Procurei informações na net em relação aos DPWS + Arduino e praticamente não encontrei muita coisa, portanto, se vc continuar desenvolvendo suas pesquisas nesse foco, não deixe de compartilhar conosco.

Ailton
« Last Edit: November 18, 2012, 08:39:29 pm by ailtonfacanha » Logged

Brasil
Newbie
*
View Profile

Bom dia, yurilobao

Achei muito interessante a ideia do DPWS. Procurei informações na net em relação aos DPWS + Arduino e praticamente não encontrei muita coisa, portanto, se vc continuar desenvolvendo suas pesquisas nesse foco, não deixe de compartilhar conosco.

Ailton

Ailton, você já trabalhou com o DPWS?

Eu tenho algumas dúvidas quanto as implementações SOA4D e WS4D. Já tentei procurar nas documentações de ambas e nada encontrei relacionado aos requisitos mínimos de hardware. Ou seja, não sei se o Arduino vai suportar tal tecnologia.

Você saberia me dizer algo quanto a isso?

Obrigado!

Yuri Lobão Tourinho

Pages: [1]   Go Up
Jump to: