Go Down

Topic: Detectar corrente com Arduino (Read 5 times) previous topic - next topic

bubulindo

Adicionalmente o que precisa fazer é ligar uma fonte de 5V dessas de celular a uma tomada 110/220 V.

E ele vai ligar isto ao mesmo sítio onde o transformador vai estar ligado?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

FernandoGarcia

Nov 25, 2012, 06:24 pm Last Edit: Nov 25, 2012, 06:31 pm by FernandoGarcia Reason: 1

Adicionalmente o que precisa fazer é ligar uma fonte de 5V dessas de celular a uma tomada 110/220 V.

E ele vai ligar isto ao mesmo sítio onde o transformador vai estar ligado?

Olá!
Não se entendi bem a sua pergunta mas, aqui no Brasil transformador e fonte é a mesma coisa.

Os componentes da montagem que sugeri são:

Arduino;
Servo;
Resistor;
Fonte (ou transformador) 110/220 V AC para 5 V DC.
Bateria(ou pilha) 9 V.

O servo e o arduino serão alimentados pela bateria (ou pilha) em caso de falta de energia na rede pública.

A fonte (ou transformador) ficará sem energia em caso de falha na rede pública logo, o valor lido na porta analógica será menor que 400.

Abraço.

Conheça uma nova opção Open Source para controlar seu aquário: www.ferduino.com

Ricardo_Arduino

É isso mesmo FernandoGarcia.
Vc entendeu o meu projeto (peço desculpa por não conseguir explicar bem).
Vc sugeriu uma coisa que eu já tinha pensado: alimentar o arduino enquanto houver energia, e quando a energia faltar, ele muda automaticamente para a bateria de 9V.
Mas como posso fazer isso?

Ricardo_Arduino

Não sei se a pilha alimentaria o servo durante muito tempo.

Queres explicar um pouco mais a aplicação?

A aplicação será, em caso de quebra de corrente, o servo (ou Solenoid ainda estou a pensar) irá ligar um interruptor (neste caso um gerador).

bubulindo

Ok... O gerador não tem já essa função? Existem geradores com um contacto que falhando a electricidade, iniciam automaticamente.

Em todo o caso... isso é algo que fazes com um relé de forma mais segura, barata e sem teres grandes problemas. :\

Olá!
Não se entendi bem a sua pergunta mas, aqui no Brasil transformador e fonte é a mesma coisa.

Eu entendi que transformador e fonte são a mesma coisa... mas se o transformador que ele falou inicialmente estiver ligado no mesmo ponto onde vais colocar a fonte de alimentação de telemóveis, o sistema não funcionaria, né?

Para ultrapassar isso, o Arduino faz um sistema com um comparador de tensão que comuta entre ambas as fontes. No entanto, duvido que isso funcione como uma UPS e o Arduino mantenha o processamento sem problemas. Creio que o que poderá acontecer é o Arduino fazer reset quando a fonte comuta.

Um chip que fazia isso são os que são usados para carregar baterias. Eles normalmente fazem essa gestão automaticamente e efectivamente para o chip que está a ser alimentado, a alimentação nunca é interrompida.

Em todo o caso, um relé, provavelmente faz o que pretendes de forma mais barata e simples. :\
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Go Up