Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Cálculo da corrente/hora e potência/hora  (Read 1446 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Jr. Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Pessoal precisava que me dissessem como se programa o arduino para me dar corrente/hora e tensão/hora, sendo que dois dos meus sensores tem uma tensão  12Volts e o outro uma tensão de 230V.

Cumprimentos

Jr. Member
**
View Profile

Pessoal precisava que me dissessem como se programa o arduino para me dar corrente/hora e tensão/hora, sendo que dois dos meus sensores tem uma tensão  12Volts e o outro uma tensão de 230V.
E tenho os três sensores a medir corrente e tensão  positiva e negativa mas quero por dois deles a que por exemplo quando a corrente/potência chegasse a -1 escrevesse erro porque nestes dois não quero medir corrente negativa.
Vou pôr o código de um dos sensores para que me possam ajudar.
Code:
//-----------------------Sensor de corrente 100A(RC)----------------------------------------------------------------
  lcd.setCursor(14,1);                                            // Local no Lcd onde vai der apresentada a tensão do regulador
  lcd.print(12);                                                  // Valor da Tensão no regulador de carga

valor100 = analogRead(A4);                                      // Valor do pino Analógico 4
  //Sinal entre 1V e 3V
  //5V=1024 1V = (0.97*1023)/5 = 198.656 ~ 199                    // 1.95-(0.1*9.4)=0.97   
  //5V=1024 3V = (2.85*1023)/5 = 583.68 ~ 584                     // 1.95+(0.1*9.4)=2.85
  minimo100=((1.9765-(0.1*9.7515))*1024/5);                       // Calculo do valor minimo
  maximo100=((1.9765+(0.1*9.7515))*1024/5);                       // Calculo do valor máximo
  corrente100 = map(valor100, minimo100, maximo100, -1, 10000);// Calculo da corrente
  corrente100 = corrente100/1000;
/*  if 1.9765 <= 0*/   
  Serial.print("RC:");                                            // Apresentação da sigla do regulador de carga no Serial Monitor
  Serial.print(corrente100);                                      // Apresentação dos resultados da corrente no serial monitor
  Serial.println("A");                                            // Grandeza fisica(A) declarada no serial monitor
  lcd.setCursor(14,2);                                            // Local no LCD onde se vi iniciar o resultado da corrente do regulador de carga
  lcd.print("    ");                                              // Limpeza do LCD dos resultados anteriores
  lcd.setCursor(14, 2);                                           // Local onde se vi iniciar no LCD o resultado da corrente no regulador de carga
  lcd.print(corrente100);                                         // Apresentação da corrente do regulador de carga no LCD

PRC=TRC*corrente100;                                            // Calculo da potência de RC
  lcd.setCursor(14,3);                                            // Local no LCD onde se vai iniciar a (limpeza) da Potência do regulador de carga
  lcd.print("    ");                                              // Limpeza do resultado anterior da potência do regulador de carga
  lcd.setCursor(14,3);                                            // Local no LCD onde se vi iniciar o resultado da Potência do regulador de carga                         
  lcd.print(PRC);                                                 // Aprsentação do resultado da potência do regulador de carga no LCD
  delay(500);                                                   

Cumprimentos

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Dá uma vista aqui.

http://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks/ac-power-arduino-maths

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Mas como é que aplico a formula dada no site para o meu projeto de forma a conseguir calcular a potencia/hora e a corrente/hora??
Não estou a conseguir aplicá-la de forma nenhuma e não sei o que posso estar a fazer mal.
Vou retirar valores instantâneos todos os segundos e depois fazer a média desses valores por hora certo não estou a conseguir fazer o código.
Cumprimentos e peço desculpa se ás vezes faço perguntas que às quais as respostas parecem óbvias.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O que tu queres saber é o numero de W e A que usaste por hora.

Se fizeres um gráfico que tem a potência (W) no eixo do Y e o tempo no eixo do X, se calculares a área que esse gráfico te dá, ficas com o valor da energia.
Mas o Arduino não está aqui para fazer gráficos e calcular áreas graficamente, então a aproximação (nota que é sempre uma aproximação) que podes fazer é calcular uma área entre medições de potência.

Imagina que tiras uma medição da potência de segundo a segundo (apenas um exemplo) conforme esta tabela:

P[0] = 10 kW
P[1] = 10 kW
P[2] = 15 kW
P[3] = 15 kW
P[4] = 10 kW

A energia (ou seja, kWh) seria algo como:

kWh = 10 * (1/3600) + 10 * (1/3600) + 15 * (1/3600) + 15 * (1/3600) + 10 * (1/3600)

Ou seja, estavas a calcular a área do "gráfico" de segundo a segundo.

Estás a entender agora o conceito?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Sim eu já entendi a lógica o meu problema é como passo isso para o arduino eu tenho os sensores a debitarem-me corrente instantanea segundo a segundo como é que faço a programação para me fazer o calculo por hora esse é o meu problema.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Qual é a parte do que eu coloquei no post anterior que não entendes?

Jr. Member
**
View Profile

O que eu não entendo é como é que passo o que foi escrito em cima para programação ou seja como se põe no arduino!!!!

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Ou seja, queres que alguém faça o programa por ti.

Não tem muito que saber, tens um ciclo e vais adicionando a potência a dividir por 3600 a uma variável. Ou... somas a potência de segundo a segundo e no final duma hora tens o teu valor de kWh.

Jr. Member
**
View Profile

Não é querer que alguém faça o código por mim sendo novo nisto existe muita coisa mesmo que não sei e quero aprender tenho noção que o projeto que me deram para fazer é super ambicioso para as minhas capacidades neste momento mas não vou desistir tenho de o conseguir acabar minimamente daí estar a chatea-lo muita vez
E a minha principal dificuldade é mesmo a programação e a forma de converter aquilo que tenho no papel para a programação.

Cumpts

Pages: [1]   Go Up
Jump to: