Go Down

Topic: Demora ao compilar os Sketch´s (Read 5407 times) previous topic - next topic

heroshcs

Opa mulecada!

Sou totalmente iniciante em programação do Arduino, estou utilizando ele para o meu TCC da faculdade e estou tentando aprender a programa-lo.
Tenho um Arduino UNO e estou tendo problemas logo na primeira tentativa de compilar um sketch nele para ver como funciona(o Blink).
Em vários tutoriais para iniciantes que leio diz que a compilação desse código é rápida porém está demorando muito.
Não sei se instalei coisa errada ou o que.

A placa selecionada está ok( Arduino UNO) e a porta com também mas mesmo assim o programa demora a ser compilado e quando tento fazer o upload dele não resulta em nada.

Alguém pode ter alguma ideia?
Uso o Windows Vista.

Desde já agradeço a ajuda!

Abraços!

bubulindo

Define "muito". Que estás a usar como termo de comparação?
This... is a hobby.

heroshcs

Olá!

Muito que eu digo é cerca de 10 minutos para um simples sketch...

Não e normal correto?

Obrigado!

HugoPT

Dec 28, 2012, 11:09 pm Last Edit: Dec 28, 2012, 11:15 pm by HugoPT Reason: 1

Inda suportas esse PC, devo dizer que tens muita paciencia :D isso inda é pior que um 286
No portatil quando uso windows noto tambem uma demora em relaçao a tempos de compilaçao comparando com o Linux e no MAC.
Uma coisa que abranda a compilaçao e o antivirus, no meu caso tenho o Kaspersky e desactivando a compilaçao é muito mais rapida de longe.
Penso que o Kaspersky faça analise do comportamento dos programas que estao a correr e assim o processamento e mais abrandado.
Agora em tempos de compilaçao nada bate o linux e no MacOS até mesmo o inicio de começar a enviar o skeet e muito mais rapido.
Claro esta que tambem pode ser que tenhas um problema no windows que o leve a demorar esse tempo pois isso e demasiado exagerado!
Se quiseres comparar saca um Live CD de uma distro qualquer a teu gosto e compara.
Nao querendo abrir discuçao mas o Vista e o segundo pior da microsoft na minha opiniao.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

bubulindo

Olá!

Não e normal correto?

Obrigado!

Não...
Notas um tempo de espera muito longo ao compilar ou a comecar a compilar? Eu da primeira vez que usei a IDE do Arduino a compilacão demorava muito a comecar, mas não a compilar propriamente dito.

Tenta ver, como o Hugo disse, se não será um anti-vírus a estragar o processo. Quanto a não veres comportamento nenhum na placa, podes explicar melhor?
Vês alguma mensagem de erro?
This... is a hobby.

Filantropic

O que o pessoal ai de cima disse está certo.
O meu demora cerca de uns 10 segundos para compilar. E eu já compilei alguns programas diferentes e fica sempre nesta faixa.
Faço faculdade na área de informática e já vi colegas reclamando da compilação de programas que demoram bastante, mas quando desabilitam o antivirus, a compilação fica rápida. Dê uma olhada nisso.

Abraços

FernandoGarcia

Olá!

Uma coisa que também pode fazer a compilação demorar muito ou até mesmo dar erros é ter 3 pontos de exclamação consecutivos em uma string.

Aqui se mandar imprimir algo como "Alarme!!!" no LCD a compilação demora muito e na maioria das vezes dá erro.
Abraço.
Conheça uma nova opção Open Source para controlar seu aquário: www.ferduino.com

See a new option Open Source to control your aquarium: www.ferduino.com

vectrus

Ola galera tópico antigo, mas tenho uma solução para isso.

Meu compilador travava muito, não achei solução na web então pesquisei por mim mesmo.

- Vá em programas e recursos onde vc desinstala qualquer programa.

- Procure por Microsoft Visual C++ ....

- desinstale quase todas as versões deixando apenas a mais recente.

agora só compilar...
liked stuffs:

Arduino, coffeduino, bedduino, workduino, all duino stuffs.

luisilva

Ola galera tópico antigo, mas tenho uma solução para isso.

Meu compilador travava muito, não achei solução na web então pesquisei por mim mesmo.

- Vá em programas e recursos onde vc desinstala qualquer programa.

- Procure por Microsoft Visual C++ ....

- desinstale quase todas as versões deixando apenas a mais recente.

agora só compilar...
Eu utilizo Linux. Não tenho nenhuma pasta com o nome "Micro$oft", por isso imagino que esta dica não vai funcionar para mim. :)

vectrus

E vc resolveu responder por querer mostrar que usa linux???

ok

Primeiro...

- se você tiver algum dispositivo em uma porta com retire...
a IDE pode entender que é uma porta serial e trava na inicialização.

se for no compilador verifique a instalação do avr gcc

sudo apt-get install gcc-avr binutils-avr gdb-avr avr-libc avrdude

ou tenta dar um update...

explique melhor seu problema

ja sabemos que vc não usa windows. e odeia a micosoft. hehe  :)
liked stuffs:

luisilva

E vc resolveu responder por querer mostrar que usa linux???

ok

Primeiro...

- se você tiver algum dispositivo em uma porta com retire...
a IDE pode entender que é uma porta serial e trava na inicialização.

se for no compilador verifique a instalação do avr gcc

sudo apt-get install gcc-avr binutils-avr gdb-avr avr-libc avrdude

ou tenta dar um update...

explique melhor seu problema

ja sabemos que vc não usa windows. e odeia a micosoft. hehe  :)
Eu não tenho problema nenhum. Apenas acho que o a sua solução é muito pouco útil para quem possui outros OS diferentes desse específico para o qual esta solução funciona. Penso que a empresa que comercializa o OS que usa é muito pouco confiável, principalmente depois dos fiascos do M$ Windows 8 e seguintes e do final de suporte "forçado" do XP. Principalmente este último vai forçar quem tem um PC antigo, que até ainda funciona, a comprar um novo porque fica com medo de continuar a usar aquele OS (e claro que os novos OS são demasiado pesados para aquelas máquinas). Para mim, isto é uma tentativa de manipulação do mercado demasiado vil. O pior é que funciona na maioria dos casos.
Sendo assim, o meu conselho, é que quando forneça uma solução para um determinado problema forneça uma solução genérica, que não dependa do OS, ou então que forneça uma solução incluindo vários OS. Não promova a utilização de OS que beneficiem interesses corporativos e que enviam dados sem o consentimento (e na maior parte dos casos conhecimento) de quem, ainda por cima, pagou para poder utilizar esses softwares.

vectrus

Você tem algum problema com leitura...

É obvio que você não leu a pergunta do camarada la em cima que citou usar windows vista.

Você tem um problema com ms, nada posso fazer a respeito, procure um medico, cara a ms é uma empresa que produz um software, assim como a apple faz com o seu, isso não garante que o windows vá atender todas espectativas, ainda mais de pessoas que enxergam causas.

uso windows, linux, mac Os, e ja utlizei freBSD, cara eu pulei do xp para o sete e do sete para o 10 que me foi ofertado de "graça", o que deve ser uma mentira porque nenhuma empresa sai doando software.

mas como nosso amigo sugeriu, se vc tiver alguem perguntando como resolver seu problema não esqueça de mostrar a solução em todos os OS's de preferencia em 10 linguas diferentes, com codigos em 4 linguagens especificas.

amigão quer ser livre mesmo. esquece a ms...
liked stuffs:

luisilva

Você tem algum problema com leitura...

É obvio que você não leu a pergunta do camarada la em cima que citou usar windows vista.
(...)
Não, devo confessar que não li. É uma pergunta que tem mais de 3 anos.

(...) cara a ms é uma empresa que produz um software, assim como a apple faz com o seu (...)
Não vejo a coisa assim. Eu vejo a Apple como uma empresa que fabrica hardware e desenvolve software para que a máquina que fabrica funcione e seja produtiva.

(...)
Você tem um problema com ms, nada posso fazer a respeito, procure um medico, (...)
(...)
mas como nosso amigo sugeriu, se vc tiver alguem perguntando como resolver seu problema não esqueça de mostrar a solução em todos os OS's de preferencia em 10 linguas diferentes, com codigos em 4 linguagens especificas.
(...)
Não vou descer a este nível.

vmfarias

Valeeeu Vectrus!!!  Fiz o que vc falou e deu muito certo. Obrigado!

Waramster

Olá pessoal,
tive o mesmo problema ao compilar, de um dia para o outro o IDE começou a demorar muuuiito mais tempo a compilar, cheguei  mesmo a pensar ter queimado o ATMEGA. Mas após desinstalar e instalar, ler muitos forums sem ter resultado, tive de pensar o que tinha mudado de um dia para o outro.
Cheguei a conclusão que o que estava diferente era o estar a navegar na internet não por Wireless mas sim por cabo RJ45. Reparei que durante a pesquisa do problema ao compilar os videos no youtube não abriam. Então decidi desligar o cabo de rede e o tempo de compilação desceu para menos de metade do tempo.
Ou seja a porta COM, entrou de certa forma em conflito com a placa rede.
Espero ajudar o pessoal com o mesmo problema.
Ao que parece tudo o estiver conectado ao pc que seja COMUNICAÇÃO Periférica, como placa de rede, bluetooth etc dá problemas com o COM (com o IDE).

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy