Valeu também pela opinião andrefe. O problema de não explodir com comida o cachorro está resolvido acredito, é que eu mesmo vou acionar a comida, não será acionado automaticamente quando faltar comida..
Então o problema de saber se tem ou não comida é apenas pra saber se a despacho de comida será possível ou não quando eu desejar apenas, por isso ele não vai comendo e sempre que terminar liberando a comida. A ideia é pra quando alguém viajar por exemplo e poder saber se tem ou não comida na hora que for ativar pra encher o pote do animal.
A pessoa que acionar pode até pensar que deu comida pra ele, mas o programa não vai deixar liberar porque terá comida ainda suficiente. Dai pode até dar um aviso no celular se liberou realmente ou não a comida

Valeu mesmo pelas dicas, já criou uma discussão legal e apareceu varias dicas e problemas pra serem tratados, agradeço muito.
Por enquanto eu acho que estou na ideia do peso, vou comprar um sensor de distancia pra fazer uns testes também, quem sabe dê.
Abraços