Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Dúvida - Como recuperar Atmega328-PU e Atmega328P-PU?  (Read 1317 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Brasil
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá, Boa noite.

Sou novo aqui no forum e esse é meu primeiro tópico, li todos os tópicos com alguma informação sobre minha dúvida, mas nenhum deu certo para o meu problema, então resolvi criar esse, mas não sei se estou no lugar certo.

Vamso lá:

Tenho um "clone" do Arduino Duemilanove com uma Atmega328-PU que funcionava perfeitamente até ontem (02/01/2012), porém fui fazer o bootloader em uma Atmega328P-PU na protoboard pela própria IDE do arduino e usando o meu clone do Arduino Duemilanove como arduino as isp, mas ao realizar o bootlader deu o seguinte erro:

avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

Até ai tudo bem, só a atimega328P-PU na protoboard não estava funcionando, a autra estava funcionando perfeitamente, testei alguns uploads e ainda estava funcionando, até que tento novamente seguindo esse tutorial: http://www.gammon.com.au/forum/?id=11637

Fiz exatamente igual mostra o tutorial, porém na protoboard usei um crystal de 16mhz no lugar de um de 8mhz como é indicado no tutorial.

Depois que realizei o ultimo passo, deu novamente o erro: avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

E agora todas as duas estão dando esse erro, no meu clone quando vou fazer upload de qualquer coisa da esse erro também.

Tem como recuperar o meu "clone" do Arduino Duemilanove, enviar o firmware novamente ou realizar o bootloader na atimega328-PU de novo?

Tenho alguns componentes aqui em casa, tenho o usb pl2303hx (3.3v,5v,RX,DX,GND) só não tenho um programador isp (mosi,miso,sdk,reset), mas acho que da para usar a placa sem o atmega ne?

Alguem poderia me dar alguma dica para tentar recuperar meu clone e até mesmo meu atmega328p-pu?

Obs: Não tenho outro arduino, meu clone é esse modelo: http://goo.gl/O9yXn

o PL2303HX é esse modelo: http://goo.gl/besd4

Muito obrigado galera.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Ok.

O chip que colocaste na protoboard, é um chip novo? Vinha um Arduino?

Quando tentas enviar sketchs para o teu Arduino (vamos esquecer que é um clone), tipo o blink, recebes a tal falha. Tens mais alguma ligada a esse arduino? Ou o Arduino está desligado de tudo?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brasil
Newbie
*
View Profile

Sim o Arduino Duemilanove veio com o Atmega328-PU e funcionava perfeitamente, tem mais de 6 meses que tenho ele e já tinha feito vários projetos com ele.

Mês passado eu comprei um Atmega328P-PU separado e em branco, sem bootloader, então ontem fui usar meu arduino duemilanove para fazer o bootloader no atmega328P-PU, eu montei todo o esquema na protoboard como mostra no tutorial e segui todos os passos que deiva tem funcionado ou só danificado o 328P-PU.

Depois de seguir todos os passos deu o erro novamente e quando fui tentar  usar o duemilanove para enviar um sketch simples ele também apresentou o mesmo erro que o 328P-PU e desde então nunca mais consegui fazer upload de nada sem aparecer o erro: avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

Eu tinha testado o duemilanove antes no mesmo dia antes de seguir os passos do tutorial, fiz um sketch para um sensor de gas e funcionou perfeitamente.

Queria saber se tem como refazer o bootloader no duemilanove ou atualizar o firmware e como fazer?

Muito obrigado.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Quando tentas enviar sketchs para o teu Arduino (vamos esquecer que é um clone), tipo o blink, recebes a tal falha. Tens mais alguma ligada a esse arduino? Ou o Arduino está desligado de tudo?

Não vi a resposta para esta questão...

Que placa tens seleccionada na IDE? É a correcta?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Podes usar esse duemilanove sem o AVR e carregares o bootloader nele usando o metodo bitbang mode.
http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html

Para este modo apenas necessitas do FTDI232RL e ligares uns fios ao AVR.
Ja uma vez me safou para carregar bootloaders em AVR todos de origem sem ter um programador externo.

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Pages: [1]   Go Up
Jump to: