Go Down

Topic: Meu arduino queimou? (Read 4189 times) previous topic - next topic

Pessoal, sou totalmente leigo e retardado.. kkk ¬¬. Conectei o arduino no conector USB, e depois, conectei o USB num carregador de celular que tenho aqui, e liguei na tomada. Não saiu fumaça, nem cheirou mal.. Mas quando eu liguei ele no USB no PC, a LED do pino 13 não estava mais ligando, mesmo depois de um Reset. A única LED que liga, é a PWR. Queria saber se estragou, e se tiver estragado, queria saber como reparar. Se tem como recuperar alguma peça, como o microcontrolador.

Mortis

fala ai gripe suina,

Somente de ligar, se não colocou mais que 5 volts no conector usb não teria porque ter queimado.

Você tentou ligar no pc, fazer o upload de um sketch para testar?

O let da porta 13 só vai piscar se você enviar HIGH para essa porta. Faz o upload do http://arduino.cc/en/Tutorial/Blink e nos conta o que acontece.

fala ai gripe suina,

Somente de ligar, se não colocou mais que 5 volts no conector usb não teria porque ter queimado.

Você tentou ligar no pc, fazer o upload de um sketch para testar?

O let da porta 13 só vai piscar se você enviar HIGH para essa porta. Faz o upload do http://arduino.cc/en/Tutorial/Blink e nos conta o que acontece.

Opa, obrigado por me ajudar. Mas tipo.. Eu tentei sim, colocar no PC e fazer up de um programa. Já configurei a serial port, e talz.. Antes eu programava no Linux. Agora estou no Windows. Mas acho que isso não é problema, né?  Quando cliquei em Upload, nenhuma luzinha acendeu. Ficou na mesma, só com o PWR ligado. E eu recebi essa mensagem no output do Sketch:

Binary sketch size: 1.084 bytes (of a 30.720 byte maximum)
avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

Mortis

Desculpa e demora em responder!

Qual é a versão do arduino? Será que pode ser o bootloader? Vejamos se alguém mais experitente pode te ajudar, eu sou novato também ;)

Mortis

Fala ai Gripe Suina,

Uma coisa que me ocorreu a pouco, no início eu tentava fazer o upload com o módulo bluetooth ligado no RX e TX, o que retornava mensagem de erro (não me lembro se era essa). Tem alguma coisa ligada no arduino ou esta a testar só com a placa?

Dei uma olhada na internet ("google") e encontrei uma série de informações e páginas sobre o erro ("o arduino não esta respondendo") e diversas possibilidades. Nos textos que li, brevemente, pessoas que selecionaram a porta ou modelo errados ou que possuem arduínos onde o reset não é automático na gravação do sketch ou ainda problemas com o driver do windows são os erros mais comuns, mas você disse que não é teu caso.

Tudo que posso dizer é que percorra os sites e vá verificando as possível soluções, creio que aqui cairíamos nas mesmas situações discutidas nesses posts e páginas.

Poxa Mortis... Muito obrigado por tudo mano. Consegui resolver o erro. Mas não achei o por quê desse erro. É que eu estava usando no Windows. Instalei o linux Ubuntu aqui de novo e instalei o Sketch pelo apt-get. Deu tudo certinho. Eu já estava dando o arduino como inválido e já estava pensando em abrir ele pra estudar e tentar consertar (abrir = tirar o microcontrolador, trocar de microcontrolador, etc..). Mano. Muito obrigado mesmo por ter me ajudado. Qualquer coisa estamos aí. Quero me tornar experiente pra ajudar os menos experientes.   :D Estou agora é tentando fazer um sistema de reconhecimento de voz em software pra PC. Assim posso escrever na saída com o programa controlado por voz, e controlar o Arduino. Além de eu poder estender o programa adicionando novas funcionalidades. Enfim.. Mais uma vez, muito obrigado.

Mortis

Que bom que funcionou!!! Será que o problema no Windows era driver?

Se precisar estamos ai, apesar de eu usar o arduino por hobby e não manjar nada ;)

Bacana o projeto de reconhecimento de voz! Você pretende usar algum SDK? Eu escrevi us códigos usando o speech da Microsoft anos atrás, mas o speech era apenas em inglês, e minha pronuncia é bem ruim rs

Depois posta detalhes e fotos do teu projeto =)

Estou para fazer isso faz muito tempo, mas não consigo tempo =/

Bom desenvolvimento por ai!

HugoPT

Instalei o linux Ubuntu aqui de novo

A decisao mais acertada que fizeste  :D
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Que bom que funcionou!!! Será que o problema no Windows era driver?

Se precisar estamos ai, apesar de eu usar o arduino por hobby e não manjar nada ;)

Bacana o projeto de reconhecimento de voz! Você pretende usar algum SDK? Eu escrevi us códigos usando o speech da Microsoft anos atrás, mas o speech era apenas em inglês, e minha pronuncia é bem ruim rs

Depois posta detalhes e fotos do teu projeto =)

Estou para fazer isso faz muito tempo, mas não consigo tempo =/

Bom desenvolvimento por ai!

Hey, ainda estou estudando as estratégias de desenvolvimento, cálculo integral, etc... Esse projeto é de longo prazo. Vou ver se me especializo em análise de dados digitais. E acho que vou usar uma API como o do festival, julius, etc...

Instalei o linux Ubuntu aqui de novo

A decisao mais acertada que fizeste  :D

kkkkkkk Sim. Amo o Linux. Mas estou testando as outras distros. Estou no Debian agora.. kkkk

Mortis

Hey, ainda estou estudando as estratégias de desenvolvimento, cálculo integral, etc... Esse projeto é de longo prazo. Vou ver se me especializo em análise de dados digitais. E acho que vou usar uma API como o do festival, julius, etc...

Eu tinha lido uns artigos sobre esse Julius, parece interessante, ainda mais por ser open, só é uma pena eu estar correndo tranto com o trabalho que não dá tempo de me divertir com o arduino e ou outras tecnologias =/

Como não sou da área não posso opinar, mas é issos mesmo, escolha um caminho e força no trajeto até o destino ;)

Divirta-se! rs

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy